Quais os tipos de insulfilm

Para garantir mais conforto, segurança e privacidade, a película nos vidros é uma boa solução. Saiba quais os tipos de insulfilm, e qual o melhor para você.

Data do texto tipos de insulfilm

O insulfilm é uma película que tem como uma das suas principais funções escurecer os vidros de carros e casas. Existem diferentes aplicações, tipos de película e níveis de transparência. Conheça os diferentes modelos e descubra quais os tipos de insulfilm você pode usar em cada parte do veículo ou ambiente da sua residência.

 

Tipos de insulfilm para carro

Entre os pontos positivos da aplicação do insulfilm em veículos estão os fatores segurança e privacidade, pois a película evita que quem está do lado de fora do carro consiga enxergar o interior do automóvel. Além disso, essa proteção consegue manter a temperatura mais amena dentro do veículo, especialmente nos dias de sol mais forte.

É importante saber que há vários tipos de insulfilm para carro. Porém, por mais que você queira deixar os vidros bem escuros, é preciso seguir as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) da Resolução 254/07, que estabelece um limite para a visibilidade do automóvel.

  • Os vidros incolores devem ter pelo menos 75% de transmissão luminosa, no caso do para-brisa.
  • Já os para-brisas com cores azul, verde ou fumê, devem ter no mínimo 70%.
  • Para os vidros laterais dianteiros é necessária a incidência mínima de também 70%.
  • Os vidros traseiros podem ser mais escuros, com incidência de pelo menos 28%.
  • A película espelhada é proibida, por isso não pode ser aplicada em veículos, já que não garante os requisitos mínimos de visibilidade.
  • O descumprimento dessa regra rende multa de R$ 195,23, além de 5 pontos na carteira e retenção do veículo para que a película seja regularizada.

Insulfilm básico

O modelo de insulfilm mais utilizado é conhecido como básico. Este é o tipo mais comum disponível atualmente no mercado e consiste em uma película pouco espeça, com níveis de transparência que variam entre 5% e 35%.

Insulfilm avançado

Com uma tecnologia um pouco mais avançada, além de oferecer uma película mais espeça, esse modelo tem como diferencial o controle de temperatura. Ele evita que o interior do carro absorva muito calor, deixando a parte interna menos quente. Tudo isso ocorre graças à proteção contra os raios ultravioleta, que causam doenças e ainda podem prejudicar partes do veículo. Sua transparência pode variar de 5% a 50%.

Insulfilm de segurança

Essa película é bem semelhante ao modelo básico, até mesmo no nível de transparência que varia de 5% a 35%, porém é um pouco mais espessa. Dessa forma, ela tem mais resistência contra rasgos e arranhões, além de deixar o interior mais protegido no caso de danos no vidro, evitando estilhaços atinjam quem está dentro do veículo.

Vale ressaltar que apesar de ser mais grosso e resistente, essa película não tem qualquer tipo de blindagem. Ou seja, caso você queira um vidro blindado, é importante procurar uma blindadora.

Insulfilm de para-brisas

O vidro mais importante quando o assunto é insulfilm, é o para-brisas. Já que ele precisa ter pelo menos 75% de transparência. Esse produto conta com uma tecnologia diferenciada, que protege contra os raios solares e mantém uma temperatura confortável no interior do carro.

Tipos de insulfilm para carros

Ponha insulfilm no seu carro

Tipos de insulfilm para residência

Assim como o uso nos veículos, o insulfilm residencial pode ser usado nas janelas e vidraças da sua casa. E da mesma forma, há vários modelos diferentes e que podem ser aplicados nos mais distintos ambientes.

Para escolher entre os tipos de insulfilm e achar o correto para a sua casa, é preciso avaliar várias questões, como a incidência de sol e luminosidade do cômodo onde deseja aplicar a película. Caso isso seja muito grande ou de alguma forma seja incômodo, vale a pena colocar um modelo com menor transparência e de material mais espesso.

Além do tradicional insulfilm escuro, ou fumê, há alguns modelos de película conhecidos como decorativos, que podem ser usados muitas vezes apenas para compor o ambiente sem ajudar na proteção solar.

Película decorativa

As películas decorativas são utilizadas para decorar os mais diferentes espaços, e também para o revestimento das janelas e vidraças, garantindo proteção, privacidade e um ambiente mais agradável.

Película spectro-seletiva

Essa é a película mais comum e muito utilizada nas janelas, já que sua principal função é diminuir a visibilidade de quem está de fora, além de manter a temperatura sempre amena no interior do ambiente. Isso é possível graças à tecnologia utilizada no desenvolvimento do produto que filtra os raios luminosos e dá o efeito de vidro muito escuro para quem está fora do ambiente, mas preserva a visibilidade para quem está dentro.

Película espelhada

A película espelhada é esteticamente atraente, já que, como o nome indica, reproduz visualmente o efeito de um espelho. Assim, ela facilita a composição de sua aplicação junto à decoração dos ambientes.

Esse insulfilm evita que as pessoas vejam o que ocorre dentro da sua casa, pois oferece um alto nível de proteção de 99% contra os raios ultravioleta.

Película de alta performance

Esse insulfilm possui uma tonalidade carvão e, além de deixar o visual bem interessante, protege bem o ambiente contra a entrada de raios ultravioleta, o que deixa o ambiente mais confortável.

Com esse produto, você consegue decorar e revestir muito bem as janelas da sua casa.

Como aplicar o insulfim na janela de casa

Confira algumas dicas:

  • O vidro deve estar bem limpo. Para fazer essa limpeza, utilize uma solução com água e detergente, e inicie a lavagem da sua janela.
  • Depois da primeira lavagem, borrife um pouco dessa solução na janela. Isso vai ajudar na fixação do insulfilm.
  • Agora chegou a parte da aplicação. Meça a sua janela e corte a película no tamanho certo.
  • Com muito cuidado, comece colando o insulfilm de baixo para cima. Fique atento para não deixar que bolhas se formem. Para isso, você pode utilizar uma régua ou espátula para auxiliar na aplicação.
  • Com um pano seco, enxugue o excesso de água e sabão que ficou na janela. E tudo estará pronto.

Tipos de insulfilm para casa

Tenha uma película nas janelas da sua casa

Dicas sobre os tipos de insulfilm

É muito importante ter em mente que um serviço bem feito, com um bom produto, são essenciais para um bom resultado com o seu insulfilm. Dessa forma, você também garante o máximo da durabilidade do seu produto.

  • Em qualquer insulfilm deve constar as seguintes informações: nome da loja, porcentagem de transmissão luminosa e a referência à Resolução 254/07 do Contran.
  • Uma película de qualidade e bem aplicada ao veículo tem a garantia que varia de 15 a 20 anos.
  • O ideal para a aplicação do seu insulfilm no veículo é buscar a ajuda de um profissional, em alguma oficina de carros. Dessa forma, você garante a qualidade do serviço e evita a fadiga também.

Agora é só escolher os tipos de insulfilm para o seu carro e para sua casa. Selecione a tonalidade e estilo ideias para você, e comece a curtir um ambiente mais agradável, seguro e privado.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!