Saiba escolher o melhor pneu para o seu carro ou moto

Entender as siglas e especificações impressas nos pneus é muito importante na hora de fazer a compra. Explicamos cada uma delas para você comprar o melhor produto para seu carro ou moto.

Escolher o pneu correto para seu carro ou moto é um dos passos mais importantes para que o veículo desempenhe suas funções da melhor maneira possível. Porém, existem tantas siglas e nomenclaturas em cada pneu, que é normal não entender muito bem sobre o assunto. Para te ajudar a comprar o melhor modelo, explicamos todas as característica e especificações sobre pneus que você precisa saber.

Saiba escolher o melhor pneu para o seu carro ou moto

Entendendo as medidas do pneu

Alguma vez você já parou para observar os códigos impressos no pneu? São eles que indicam as medidas de cada modelo. Elas são definidas em aro, largura e tamanho da parede do produto, também conhecida como perfil. Confira o exemplo para saber como identificar cada sigla:

saiba escolher o melhor pneu_medidas

Pneu 255/75R15:

  • 255 mm de largura;
  • 75 de perfil (altura), o que significa que sua parede tem 75% da medida da largura, ou seja, 122,5 mm de altura;
  • 109/105 é o índice de carga, um código numérico que corresponde à carga máxima de peso que um pneu pode suportar sob sua máxima pressão de calibragem;
  • 15 polegadas de diâmetro, portanto, é um pneu aro 15;
  • A letra R significa que esse modelo de pneu é radial. Isso significa que as lonas de sua carcaça estão dispostas perpendicularmente em direção ao centro do pneu.

Alguns pneus possuem medidas identificadas com a letra X, que são expressas em polegadas. Caso a inscrição seja 31X10.5R15, então teremos 31 polegadas de diâmetro total do pneu, 10,5 de largura e R15 representa o diâmetro da roda.

O que significam as siglas P, LT, ST e T?

Nem todos os pneus possuem essa sigla, principalmente aqueles de marcas nacionais, pois essa informação corresponde ao código internacional de classificação.

  • P (passenger car) = carro de passeio;
  • LT (light truck) = caminhonetes;
  • ST (special trailer) = trailers especiais
  • T (temporary) = pneu de emergência, também conhecido estepe.

Leia também: medidas de pneus: saiba como escolher o ideal

Entenda as nomenclaturas impressas nos pneus

Além das siglas indicativas de medidas, existem outras palavras que podem aparecer em seu pneu. Aprenda o que significa cada uma delas.

Treadwear

É um índice que classifica o nível de resistência de um pneu através do desgaste natural que ocorre com o uso. Quanto maior for o número, maior será a durabilidade. Para chegar a essa conclusão, são feitos testes em laboratório, ou seja, não são levados em consideração fatores como calibragem e balanceamento.

O índice varia entre 60 a 680, sendo que o valor de referência para um pneu de boa qualidade é 100.

Traction

Determina a aderência do pneu em pista molhada. Todos os pneus passam por testes e recebem uma nota que varia entre AA, A, B e C, sendo AA o mais alto.

Temperature

Mede a resistência ao aquecimento causado pelo atrito da rodagem. O contato do pneu com calor excessivo prejudica seu desempenho e durabilidade, por isso, quanto maior for sua capacidade de dissipar o calor, melhor será sua avaliação, que pode variar entre A, B e C.

Tube type (TT) e tubeless (TL)

Tube type é o modelo de pneu que usa uma câmara de ar, porém, está caindo em desuso por conta de uma nova tecnologia chamada tubeless, que não usam a câmara de ar.

Certificação de qualidade

Todos os pneus vendidos no Brasil devem ser vendidos com selo de qualidade do Inmetro. Antes de realizar a sua compra, certifique-se de que o pneu possui aprovação do Instituto.

Como escolher a calota do seu pneu

O primeiro passo para escolher a calota do pneu é saber o tamanho do aro, pois a calota vai presa a ele. Consulte o manual do veículo e identifique se o pneu é de aro 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 polegadas ou até maior.

Depois disso, identifique o tipo de calota que deseja comprar: específica para o seu veículo ou universal. As calotas também se diferenciam pelo tipo de fixação na roda do carro. Elas podem ser aparafusadas, encaixando-se no veículo por parafusos, ou de pressão, que se encaixam na roda por travamento. Para saber qual o melhor tipo de fixação para você, saiba que as calotas de pressão podem escapar da roda após um tranco forte se tiverem mal encaixadas, ou seja, se você costuma dirigir por caminhos muito irregulares, essa pode não ser a melhor opção.

Finalmente, verifique se a calota possui o selo do Inmetro, que certifica a qualidade dos produtos.

saiba escolher o melhor pneu_calota

Compre suas novas calotas de carro no Mercado Livre

As melhores marcas de pneu para carros

Pirelli

A Pirelli é uma das marcas de pneus para carros mais tradicionais do mercado. Em 2015, foi comprada por uma empresa chamada ChemChina, mas isso não significa que ela tenha perdido seu espaço no mercado, especialmente no que diz respeito a carros que tenham um alto desempenho.

 

Goodyear

O forte da Goodyear são os caminhões e carros que vão dos 0-100 km/h em questão de poucos segundos. Em 2018, completa 120 anos de existência, sempre produzindo produtos de excelente qualidade, sendo uma das marcas mais conhecidas atualmente.

saiba escolher o melhor pneu_Goodyear

Encontre um leque de opções de pneus Goodyear no Mercado Livre

Michelin

Você deve se lembrar claramente do boneco da Michelin, prova de que essa marca é muito famosa e adorada pelos consumidores. De acordo com a J.D.Power., empresa global de serviços de informações de marketing, a Michelin é a melhor marca de pneus do mercado atualmente.

saiba escolher o melhor pneu_Michelin

Compre agora pneus Michelin para o seu carro

Continental

A Continental é uma marca que produz pneus e diversas outras peças para automóveis. É reconhecida pela qualidade de maneabilidade e do controle em piso tanto seco como molhado. Apresenta ótimo custo-benefício em grande parte de seus produtos.

saiba escolher o melhor pneu_5_Continental

Confira as opções de pneus da marca Continental disponíveis no Mercado Livre

Bridgestone

Conta com uma linha completa de pneus, contando com carros, caminhões, ônibus e tratores. É uma das marcas mais novas do mercado, com apenas 87 anos de experiência, porém, em pouco tempo, conseguiu conquistar o mercado nacional, tornando-se referência de qualidade.

saiba escolher o melhor pneu_Bridgestone

Compre os seus pneus Bridgestone no Mercado Livre

Dunlop

Em 2018, a marca completa 130 anos desde sua fundação. Foi a criadora do pneu pneumático, modelo que possui câmera de ar. Os pneus Dunlop comercializados no Brasil são produzidos aqui mesmo, mas a sede mundial da empresa fica no Japão. Os pneus da marca são uma ótima opção para quem está precisando economizar na hora de fazer a troca ou aquisição de novos produtos.

saiba escolher o melhor pneu_Dunlop

Encontre diversos modelos de pneus Dunlop no Mercado Livre

As melhores marcas de pneu para motos

Pirelli

O nome da Pirelli não é reconhecido apenas no setor de carros. Os pneus para motocicletas são parte importante da marca, que conquistou também os consumidores de duas rodas.

saiba escolher o melhor pneu_Pirelli

Compre agora novos pneus para a sua moto

Michelin

Assim como no setor de carros, a empresa foi a grande vencedora na categoria “Pneu” do segmento “Best Brands”, do prêmio “Moto de Ouro”, resultado da constante busca da marca por desenvolvimento e novas tecnologias. Os pneus da Michelin são de alta durabilidade e qualidade.

saiba escolher o melhor pneu_Michelin

Encontre pneus Michelin para motos no Mercado Livre

Quando calibrar os pneus?

Calibrar o pneu é significado de segurança e redução do consumo de combustível. Ao calibrar de forma errada, você está comprometendo não só a segurança dos ocupantes do veículo como também prejudicando o desempenho do veículo.

Para manter a qualidade dos pneus, é indicado a calibragem a cada 15 dias, sempre com os pneus frios. Siga a pressão recomendada pelo fabricante do veículo em seu manual.

Por que o pneu murcho gasta mais gasolina?

O pneu murcho ou descalibrado faz com que o veículo tenha mais contato com o solo. Com mais borracha encostando no asfalto, o carro precisa de mais força, mais rotação de motor e mais força para movimentar o volante, que fica mais pesado.

Essa prática reduz em um terço a vida útil dos pneus, além de aumentar o consumo em 25%.

Escolha o pneu ideal e mantenha sua manutenção em dia para dirigir em segurança e com economia!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!