Qual pneu dura mais

Qual pneu dura mais? Com as condições das estradas e os diferentes tipos de terrenos por onde os carros passam, é preciso equipá-los corretamente.

Todo mundo sabe que para dirigir com segurança é importante ficar atento à manutenção das peças do seu veículo. Fazer as revisões dentro do período correto é um dos passos para garantir que esteja sempre tudo em ordem. E escolher um pneu durável também. Mas, você sabe dizer qual pneu dura mais?

O pneu é essencial para a performance do carro e sua durabilidade está diretamente ligada ao terreno por onde o automóvel circula e aos cuidados de conservação, como a calibragem correta. Procure por modelos de marcas renomadas, como pneus da Bridgestone, Dunlop, Pirelli, Remold, Hankook, Continental, Michelin, Goodyear, entre outras que você encontra no Mercado Livre.

Qual pneu dura mais

O indicado é trocar os pneus entre cinco mil e dez mil Km rodados. Mas sempre vale seguir o manual de cada marca e observar se o item não apresenta nenhuma anormalidade antes de atingir a quilometragem recomendada para a substituição.

No entanto, existem vários modelos e cada um atende a um tipo de estrada diferente. Há, até mesmo, opções sustentáveis. Veja qual deles se encaixa em sua necessidade.

On road

Esse modelo foi projetado para favorecer o desempenho do carro no asfalto, mantendo o máximo de contato possível com o chão. Essa proximidade é fundamental para aderência do pneu ao chão e se torna eficaz no escoamento de água para quando dirigir em dias de chuva, por exemplo.

Para motoristas de vias urbanas, o desgaste nesse tipo de cenário é maior. Isso ocorre por conta das várias acelerações e frenagens que acontecem durante o trânsito nas ruas das cidades. Esses movimentos contribuem para a deterioração dos pneus.

A forma de conduzir o veículo também afeta a durabilidade dos pneus. Se você costuma dirigir em ruas que permitam mais velocidade, a degradação será maior e não chegará no tempo mínimo para o seu pneu on road.

qual pneu dura mais_On_roadEncontre um pneu on road

Off road

Se você gosta de pegar a estrada e percorrer trilhas, o pneu off road é a pedida para você. O modelo está apto a enfrentar terrenos com pedras ou areia. Esse tipo tem sulcos profundos que ajudam os condutores a superarem os obstáculos.

No barro ou na terra, o pneu off-road também vai bem. Porém, em asfalto, ele sofre desgaste bem acentuado. Ou seja, se você costuma dirigir apenas em ruas urbanas, essa talvez não seja a melhor opção para você.

A trama do pneu off road é mais agressiva do que o dos outros. A lama não gruda e não impede o carro de seguir. Sua anatomia também ajuda a absorver choques em terrenos irregulares. Eles duram bastante, mas não tanto quanto os mistos, que servem tanto para a rua quanto para a estrada.
qual pneu dura mais_Off_roadVeja pneus do tipo off road

Mistos

Com o aumento de vendas de carros SUV, viu-se o crescimento do uso de pneus mistos também. O modelo é mais robusto, característica que garante mais eficácia para quem enfrenta os buracos encontrados nas rua das grandes cidades. Além disso, o pneu também se adapta ao terreno das estradas.

Os consumidores pontuam que pneus mistos podem se desgastar mais rápido do que o tempo esperado (lembra do intervalo entre cinco e dez mil Km?), já que servem a dois tipos de pavimentos. Mas, ainda assim, eles tendem a durar mais do que o off road.

Esse modelo é indicado para automóveis que possuem tempos de resposta e espaço de frenagem diferenciados, como os que são usados em trilhas.

Na hora de fazer a manutenção, não basta ver se estão “carecas”. Observe outras anomalias como irregularidades em seu formato ou nas calotas . Os pneus mistos não são para todo tipo de carro. Justamente pela versatilidade, eles custam, em média, 50% a mais do que os modelos.
qual pneu dura mais_MistosConfira pneus mistos

Verdes

Os pneus verdes recebem esse nome por conta de sua composição. Eles são feitos com borracha de butadieno estireno (S-SBR) e se emprega a tecnologia sílica em sua fabricação.

Esse tipo tem uma resistência ao rolamento menor, o que representa redução de 5% no consumo de combustível, emitindo menos CO2.

Além de serem amigos do meio ambiente, eles performam bem em pistas molhadas e têm longa duração. A durabilidade não perde para os seus companheiros de lista.  Ele pode ser considerado compatível ao misto.

qual pneu dura mais_VerdesEncontre pneus verdes

Passeio

Esses são os mais comuns e normalmente não tem uma borda protetora, o que garante a eles duas características distintas: pode se tornar o menos resistente da lista e, ao mesmo tempo, é produzido de uma maneira que proporcione mais resistência. A vida útil desse pneu pode ser mais curta, pois estão menos protegidos.

Embora possam ter uma duração menor do que a dos outros, ele mostra eficiência em pisos molhados. O pneu de passeio garante bom desempenho do carro e boa aderência ao piso. Mas pela ausência das bordas protetoras sofre mais desgaste do que os outros.

Embora a durabilidade possa não estar entre as maiores, ele entrega a aderência necessária para uma frenagem segura.

Nesse caso, o protetor de roda é recomendado porque vai proteger sua roda e é um pneu mais resistente e duro que um pneu que não vem com o protetor de borda.

qual pneu dura mais_PasseioVeja pneus de passeio

Leia também: Saiba escolher o melhor pneu para o seu carro

Como conservar os pneus

Existem alguns meios que ajudam a conservar o pneu e evitam que ele se desgaste antes do tempo. Veja, abaixo, quais são elas:

Calibragem

É preciso saber a pressão adequada para o pneu do seu carro. Porém, fique atento ao seguinte: há indicações diferentes para quem roda na estrada e para o motorista da cidade. Consulte o manual do pneu e siga à risca o que deve ser feito. Espere os pneus esfriarem para fazer a calibragem.

Rodízio

Nem todo mundo costuma fazer um rodízio de pneus, a não ser na hora da revisão, não é mesmo? Mas esse procedimento possui uma funcionalidade importante: compensar a diferença de desgaste que os pneus sofrem, garantir mais durabilidade, eficiência e estabilidade em curvas e freadas.

Limite de segurança

Os sulcos, estruturas que ficam na banda de rodagem dos pneus, possuem um limite de segurança, com 1.6 milímetros. Se eles estiverem abaixo da medida, significa que o pneu já está muito desgastado ou, até mesmo, careca. Trafegar com o pneu abaixo desse limite é ilegal e o veículo pode ser apreendido.

Manutenção do undercar

As peças que atuam no sistema de suspensão estão em dia? É essencial ter pneus novos quando a hora da troca chegar, mas se o sistema de suspensão não estiver em bom estado, os pneus irão se deteriorar com mais rapidez.

Por isso, verifique os amortecedores, as molas, os freios, os rolamentos, os eixos e as rodas, estruturas que afetam os pneus diretamente.

Balanceamento de roda e alinhamento de direção

Se o seu carro estiver desbalanceado e sem alinhamento, o carro pode sofrer com a perda de tração, de estabilidade e desgaste acentuado dos pneus. Todos esses fatores tornam o veículo inseguro.

Vida útil do pneu

Entre cinco e seis anos é o tempo que o composto da borracha dos pneus dura em condições originais, mantendo elasticidade, densidade e aderência. Após esse período, o item vai ficando enrijecido e menos elástico. A cor da superfície também muda com o desgaste, o pneu fica mais brilhante: característica que prejudica estabilidade e frenagem. Mas até dez anos de vida, ele não corre o risco de estourar.

Escolha qual pneu dura mais, levando em consideração o tipo de terreno em que o carro irá circular. Lembrando que a vida útil desse acessório fundamental sofre com o desgaste natural do tempo e também do uso inadequado. Recorra sempre a marcas confiáveis, como Michelin, Bridgestone, Continental, entre outros nomes confiáveis.

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