Qual a melhor picape do Brasil

Esse tipo de veículo oferece muito espaço e maior comodidade para levar bagagens tanto no campo como na cidade; veja qual a melhor picape do Brasil

Data do texto Qual a melhor picape do Brasil

Elas se destacam pelo seu porte na cidade e são as preferidas por aqueles que moram e trabalham no campo. Sim, nós estamos falando das picapes. Dentre as médias e grandes, há no mercado diversas opções. Por isso, fizemos uma seleção para facilitar a sua escolha e descobrirmos qual a melhor picape do Brasil.

Dicas antes de comprar uma picape

Tamanho da caçamba

Esse é um dos fatores mais importantes quando o assunto é comprar uma picape. Você deve considerar o quanto normalmente levará na caçamba. Uma pequena (como a Fiat Strada e a VW Saveiro) carrega entre 600 e 700 kg, enquanto médias e grandes, das quais vamos falar aqui, suportam mais de 1.000 kg.

É importante ter claro a sua necessidade, pois uma pequena poderá ser o suficiente para o seu negócio. Mas tenha em mente também que no médio prazo você poderá precisar de uma maior. Avalie esses pontos antes de realizar a compra.

Qual a melhor picape do Brasil tamanho da caçamba

Diesel x Flex

O motor a diesel é mais caro em relação ao flex, mas é mais robusto e econômico. Certamente, ele aguentará melhor um dia inteiro de trabalho no campo. O flex, por sua vez, tem um preço menor e costuma vir menos completo. Certamente, não vai entregar o mesmo desempenho do diesel.

Mesmo com um custo menor, não significa necessariamente que o flex será a melhor opção. Considere que o motor a diesel é certamente mais visado pelos compradores. Portanto, na hora de revender, isso também será um peso importante.

“Se for fazer a conta racional, você precisa andar muito com diesel para valer a pena, financeiramente falando. Porém, os motores oferecidos atualmente nas picapes nacionais possuem autonomia mais baixa em viagem e consequentemente desvalorizam mais. Então se você procura uma picape forte, com torque, boa autonomia, e que não desvalorize tanto, vá de diesel, mas terá que desembolsar um bom dinheiro a mais”, diz o empresário Guilherme Gomes Maia, do BF///MS, um dos maiores clubes de picapes do Brasil.

Leia também: Conheça os 10 carros mais econômicos do Brasil em 2019

Estrada de terra ou asfalto

Antes de adquirir a sua picape, você deve ter em mente a finalidade da compra. A Fiat Toro, por exemplo, pode te servir muito bem na cidade, mas nem tanto em uma estrada de difícil acesso e se você deseja carregar muita bagagem. Para cada ocasião, há uma picape que vai te atender melhor.

“Cada vez mais as picapes estão virando carros e hoje em dia elas são muito mais que ferramentas de trabalho, é um estilo. Cada modelo tem o seu ponto forte”, afirma Maia.

“Por exemplo: a Hilux e a L200 aguentam mais o trabalho, a vida na fazenda. A Amarok tem um excelente motor e é perfeita para as rodovias. Não que não aguente o trabalho, mas o ponto forte é outro. Então cada um tem a sua característica e é essencial saber qual o seu uso para comprar a que melhor vai atender”, diz.

Qual a melhor picape do Brasil para estrada

Avalie bem as picapes usadas

Antes de fechar negócio em uma picape usada, avalie bem as suas condições, porque elas podem ter sido usadas em terrenos bem comprometidos e estar em um estado ruim. Faça um check-up em algumas partes do veículo, como a direção, pneus, suspensão, amortecedores, etc. Realize também um test-drive.

Atente-se ao valor do seguro

Antes de efetuar a compra, pesquise sobre o valor do seguro. O perfil do motorista e o modelo da picape são os principais fatores considerados, mas não só. Local da residência e o tipo de trabalho que você realizará também contam muito. Portanto, se faz necessário uma ampla pesquisa para conseguir o melhor valor possível.

Cuidados na direção

Se você vai dirigir uma picape pela primeira vez, especialmente, tem que ficar muito atento, pois esse tipo de veículo se comporta de uma forma bem diferente em relação a um hatch ou a um sedã. As picapes médias e grandes possuem um centro de gravidade alto, o que influencia no comportamento dinâmico e na estabilidade.

“As dimensões e peso de uma picape são muito maiores que um hatch e um sedã, então você precisa prestar mais atenção nos pontos cegos, principalmente no trânsito, ao estacionar, etc. A picape também não é tão ágil quanto um carro baixo, porém em estradas ela traz mais segurança”, afirma Maia.

É preciso ter também atenção nas curvas, principalmente com as picapes que não possuem o ESP (controle eletrônico de estabilidade), além de uma capacidade maior de previsão e manter uma velocidade segura de acordo com a via que você está trafegando

Qual a melhor picape do Brasil à Diesel

Qual a melhor picape do Brasil

Em termos de venda na categoria médias/grandes, a picape que mais fez sucesso em julho deste ano foi a Fiat Toro, com 6.212 unidades comercializadas, seguida pela Toyota Hilux (3.855), a Chevrolet S10 (3.093), a Ford Ranger (1.830) e a Volkswagen Amarok (1.668), de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Veja abaixo as principais opções disponíveis no mercado e tire as suas próprias conclusões sobre qual a melhor picape do Brasil.

Fiat Toro

Com capacidade para levar até 1.000 kg de carga em sua caçamba, a Fiat Toro está posicionada entre as picapes médias e grandes e foi lançada em 2016 como uma grande aposta da montadora italiana. De fato, ela vem agradando. Nessa categoria, ela foi a mais vendida em 2018: 58.577 unidades comercializadas.

Para continuar agradando em 2020, essa picape, que é mais indicada para a cidade, passou por reformulações. Hoje há quatro versões disponíveis: Endurance, Freedom, Volcano e Ranch. As três primeiras possuem opções entre flex e diesel. Já a Ranch, que é a topo de linha, está disponível apenas com motor a diesel.

Dentre elas, você pode escolher diferentes câmbios: manual de cinco marchas e automáticos de seis e nove marchas. É possível selecionar ainda as trações 4X2 ou 4X4. O visual continua basicamente o mesmo das edições anteriores: ousado e estiloso, com uma frente bem invocada.

Por que você vai gostar?

Muito estilo com o seu design ousado e bom rendimento principalmente para a cidade.

Qual a melhor picape do Brasil Fiat Toro

Ande pela cidade com o estilo único da Fiat Toro

Toyota Hilux

A Toyota Hilux já está em sua oitava geração e é uma das principais picapes do mercado. Recentemente, nos testes de colisão da Latin NCap, entidade que avalia a segurança dos veículos, recebeu nota máxima (cinco estrelas). Toda a gama de 2020 está equipada com sete airbags.

Atualmente, a Hilux conta com 12 versões. Estão disponíveis motores flex e a diesel, tanto com marcha manual como automática. Você pode optar pela cabine simples ou dupla. Na primeira opção, a capacidade é de 1.020 kg, podendo chegar a 1.195 kg, enquanto na segunda, vai de 830 kg a 1.025 kg, dependendo da versão.

Por que você vai gostar?

Qualidade pós-venda da Toyota, segurança e bom custo-benefício.

Qual a melhor picape do Brasil Toyota Hillux

Ande com a Toyota Hilux, uma das picapes preferidas por quem trabalha no campo

Chevrolet S10

A Chevrolet S10 foi a primeira picape média nacional. Ela inaugurou o segmento no país em 1995. Anteriormente, esse tipo de carro chegava por meio de importadores. O seu lançamento foi um sucesso. Quase 25 anos depois, ela está entre as mais vendidas. Foram 31.761 unidades comercializadas em 2018.

Hoje há dez versões disponíveis, sendo nove da cabine dupla e uma da simples. No caso dessa segunda opção, ela vem com o motor 2.8 turbo diesel. Na outra é possível escolher entre diesel e flex, manual ou automática. O motor flex 2.5 rende até 206 cv.

A capacidade de carga da versão cabine simples é de 1.220 kg. Já da dupla depende da versão: vai de 1.049 kg a 1.134 kg.

Por que você vai gostar?

Boa potência e consumo para a categoria. Ótimo desempenho principalmente na cidade.

Qual a melhor picape do Brasil Chevrolet S10

Viaje com o conforto da Chevrolet S10

VW Amarok

A Amarok começou a ser vendida no Brasil em 2010 e impressiona pela sua potência. O motor V6 3.0 TDI turbo rende 225 cavalos e tem 56,1 kgfm de torque. Ela vai de zero a 100 km/h em apenas 7,8 segundos. É mais rápida, por exemplo, que um Golf 1.4 TSI de 150 cavalos (8,7 segundos, de acordo com a revista Quatro Rodas). Um desempenho para ninguém botar defeito nos terrenos mais difíceis.

Essa motorização está disponível nas versões V6 Highline e V6 Extreme. Há outras quatro versões: S, SE, Comfortline e Highline. Essas possuem motores diferentes. Não são tão fortes quanto o 3.0 TDI, mas ainda oferecem uma boa potência. Na caçamba é possível levar até 1.134 kg.

Por que você vai gostar?

Se é potência ao extremo que você quer, vá de Amarok. A melhor opção para pegar rodovias.

Qual a melhor picape do Brasil Volkswagem Amarok

Sinta toda a potência da VW Amarok

Ford Ranger

A Ranger chegou ao Brasil logo depois da S10, na década de 1990, ainda como importada, e possui hoje fãs muito fiéis ao seu estilo imponente. Atualmente, ela possui duas opções de motor diesel: o 2.2, que rende 160 cv, e o 3.2, com 200 cv.

Lançada em 2012, a atual geração dessa picape levou recentemente o seu segundo retoque. Por um lado, ganhou um acerto na suspensão. Por outro, o design mudou pouco, mas continua com aquela cara respeitável, destemível. A sua caçamba leva de 1.001 kg a 1.168 kg, dependendo da versão.

Por que você vai gostar?

Bom conforto e pacote de equipamentos – e design bruto que chama muita atenção.

Qual a melhor picape do Brasil Ford Ranger

No volante da Ford Ranger, você vai se sentir no topo do mundo

Mitsubishi L200

Casca-grossa. É assim que a Mitsubishi define a L200. Em sua quinta geração, o modelo foi desenvolvido sob o conceito Ultimate Sport Utility Truck. Ou seja, possui um visual sofisticado, uma dirigibilidade prazerosa e um conforto parecido com um carro de passeio, mas em linha com resistência e durabilidade para uso comercial.

A L200 tem hoje quatro versões, todas com motor a diesel que rende 190 cv. Uma delas vem com transmissão automática. A caçamba? Leva de 1.000 kg a 1.055 kg, dependendo da versão.

Por que você vai gostar?

Design bem diferente das demais e ótima opção para andar na terra, com consumo econômico.

Qual a melhor picape do Brasil Mitsubishi L200

A Mitsubishi L200 é a casca-grossa perfeita para você

Nissan Frontier

A Nissan Frontier está disponível atualmente em quatro versões, todas com motor turbo diesel. Na primeira, ela vem equipada com câmbio manual de 6 marchas (e 160 cv), enquanto as outras são oferecidas com câmbio automático de 7 marchas e função manual sequencial (190 cv).

A sua capacidade de carga vai de 1.000 kg a 1.040 kg, dependendo da versão. O bom preço da unidade topo de linha é um dos principais atrativos dessa picape, que leva um interessante pacote de equipamentos.

Por que você vai gostar?

Bom custo-benefício, com conforto e maior dirigibilidade.

Qual a melhor picape do Brasil Nissa frontier

Ultrapasse as fronteiras com a Nissan Frontier

Aqui você pôde ver mais sobre sete modelos de picape que estão à venda no Brasil. Veja, agora, qual se encaixa mais no seu perfil e aproveite ao máximo o que ela poderá te proporcionar no dia a dia, seja para o lazer ou para o trabalho, na cidade ou no campo.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!