Os 7 melhores modelos de capacete

Quem curte a praticidade e a liberdade de pilotar uma moto, deve sempre estar bem protegido. Conheça os melhores modelos de capacete e fique sempre seguro.

Data do texto sobre modelos de capacete

O capacete é um item indispensável para quem vai andar de moto. Além de garantir a sua segurança, pilotar ou andar na motocicleta sem o equipamento de proteção é uma infração grave e você ainda vai desembolsar um belo valor para pagar a multa. Por isso é sempre importante ter os melhores modelos de capacete. Veja os principais tipos e escolha o seu.

Basicamente, existem dois modelos de capacete, os on road, para quem vai dirigir pela cidade, para um uso mais urbano, e também os off road, para quem costuma competir, fazer trilhas e praticar esportes radicais.

Modelos de capacete on road

Esse tipo de capacete é voltada para o uso cotidiano, do dia a dia, e deve ser usado tanto pelo piloto, quanto pelo passageiro.

Capacete integral

O capacete integral é um dos tipos mais visto pelas ruas. Um dos pontos que fazem ele ser um dos mais usado é o fato de que esse é o modelo de capacete mais seguro. Ele protege toda a cabeça de quem está usando.

Esse produto possui uma viseira que cobre somente a parte dos olhos. As outras regiões são protegidas pelo seu capacete. Esse modelo é todo fechado, para proteger de insetos, pedras e outros itens que podem se chocar contra você.

modelos de capacete integral

Fique protegido completamente

Capacete articulado

Também conhecido como modular, o capacete articulado é aquele em que a viseira e a queixeira são acopladas e podem ser levantadas, trazendo mais conforto em dias de calor. Esse modelo é um dos mais agradáveis, por dar essa facilidade.

É importante ressaltar que você só pode movimentar essa parte frontal enquanto a moto estiver parada. É proibido pilotar com a parte frontal levantada. Outro ponto é que esse modelo é menos eficaz, por causa dessa articulação, do que o integral.

modelos de capacete articulado

Alivie o calor com o capacete articulado

Capacete misto (queixo removível)

Diferente do modelo articulado, no capacete misto você pode remover a queixeira, para ter ainda mais conforto e ventilação, ficando apenas com a viseira.

Mesmo com toda essa comodidade, é importante destacar que a queixeira é um item essencial na sua proteção. Por isso, removê-la pode te deixar mais vulnerável durante quedas ou choque com pequenos objetos.

Capacete aberto

Entre todos os tipos, o capacete aberto é o modelo mais confortável e ventilado de todos. Ele possui uma viseira bem maior, que protege o rosto inteiro, porém não há queixeira.

Entre os capacetes permitidos pela legislação brasileira, esse é o que oferece menor resistência a alguns impactos, já que a proteção frontal é feita, principalmente, pela viseira.

modelos de capacete aberto

Use o capacete mais ventilado e confortável

Capacete infantil

Assim como os adultos, as crianças que forem andar de moto também precisam estar protegidas. E para os pequenos, o ideal é utilizar um capacete infantil, que vai oferecer a segurança necessária, além de ter modelos divertidos para eles.

Esses capacetes são menores e mais leves, mas possuem os mesmos itens de segurança que os produtos para adultos.

Lembrando que é proibido transportar criança menores de 7 anos ou que, dentro dessa faixa etária, não tenham condições de se firmar na moto. Ou seja, não tem como se segurar e garantir uma viagem segura, a criança não pode ser transportada.

modelos de capacete infantil

Compre um capacete infantil para o seu filho

Capacetes off road

Esses modelos de capacete são usados para quem curte uma esportes radicais. Se você faz trilhas, motocross, entre outras modalidades, é necessário que se utilize um equipamento de proteção mais resistente e apropriado.

Esses modelos costumam ser integrais, para garantir toda a segurança que esses esportes exigem. Outro destaque é que, para dar mais visibilidade ao piloto, o equipamento costuma vir sem viseira.

Eles contam ainda com uma aba, para proteger do sol, e uma queixeira alongada para maior proteção nas quedas. Mesmo sendo feitos para esportes radicais, você também pode usá-lo no dia a dia.

Capacete Cross

O capacete cross é o modelo off raod mais popular, tanto nas ruas, quanto nas competições. Afinal, ele é bem completo no quesito proteção a impactos. Mas este acessório ainda precisa de alguns itens complementares.

Como eles costumam não ter viseira, você precisa de óculos de proteção para motos. Já que ele vai evitar que pedras, poeira e lama entrem nos seus olhos durante a competição ou a sua viagem.

modelos de capacete cross

Veja ofertas de capacete para motocross

Capacete off road integral

A maior diferença do capacete off road integral, é que ele já vem com a viseira. Fora isso, ele possui as mesmas características de proteção que os modelos desse estilo possuem. Você vai ter ainda mais elementos protetores, ventilação e melhorar na visibilidade durante trilhas e provas radicais.

modelos de capacete off road

Ande moto muito bem protegido

Acessórios para moto

Há alguns acessórios que vão facilitar muito o seu dia a dia durante os seus passeios de moto. Seja para carregar vários itens, como também se proteger daquela chuva da tarde.

Caixa traseira

Algumas motos não possuem tanto espaço para que você transporte muitos objetos, já que esses veículos são mais compactos. Por isso, vale investir em uma caixa traseira. Com ela, dá para levar alguns itens dentro e facilitar a sua condução, para evitar pilotar com mochilas e sacolas penduradas.

Caixa traseira para usar com modelos de capacete

Veja ofertas de caixa traseira

Capa de chuva

Você está lá, pilotando a sua moto, indo para a aula ou trabalho e, de repente, começa aquela chuva. Aí, já era. Mas, houver uma bela capa de chuva por perto, a situação ficará mais simples. Afinal, isso vai evitar que você chegue todo molhado no fim da corrida.

Capa de chuva para usar com os modelos de capacete

Não se molhe na chuva

Como escolher o modelo de capacete ideal?

Assim como uma roupa ou acessório, na hora de escolher o seu modelo de capacete, é necessário pegar o equipamento com o tamanho correto para você. Outro ponto é o forro interno, que vai ser acolchoado e irá garantir mais conforto.

  • Para descobrir o tamanho correto, meça a sua cabeça com uma fita métrica. A medição deve ser feita com a fita um pouco acima das sobrancelhas
  • Evite capacetes muito pesados, já que eles podem causar problemas na sua coluna, se você usá-lo por muito tempo.
  • Escolha um capacete com forro removível, para que ele facilite a limpeza.
  • Sempre compre capacetes novos, não adquira equipamentos usados.

Os melhores modelos de capacete sempre são produtos muito seguros. Após adquirir o seu equipamento ideal, curta a praticidade e a liberdade de andar de moto por aí.

Leia também:Dicas de melhores alarmes para seu carro e moto

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!