Como trocar pneu de carro

Imprevistos acontecem quando você menos espera, seja durante uma viagem ou mesmo no dia a dia. Saiba como trocar pneu de carro e evite ser surpreendido.

Data do texto como trocar pneu

Muitos imprevistos podem ocorrer no seu dia a dia, principalmente durante a sua viagem ou passeio de carro. Para solucionar um dos problemas mais comuns, que é o pneu furado, saiba como trocar o pneu de carro.

Dica para trocar pneu de carro

O pneu do seu carro pode ficar seco ou furar pelos mais diferentes motivos, seja por alguma tipo de sujeira na pista, assim como por causa de um buraco. Mesmo que pareça algo complicado, trocar pneu de carro é bem mais simples do que parece.

Uma boa dica para não ter um segundo problema, além do pneu furado, é sempre checar o seu estepe. O pneu reserva precisa estar sempre bem calibrado e pronto para qualquer eventual emergência. Lembrando que não ter estepe no carro é uma infração grave prevista no Código Brasileiro de Trânsito, com multa de R$ 195,23.

Da mesma forma que é obrigatória a presença dos itens de segurança: triângulo, chave de roda e macaco. Rodar sem esse material no carro também configura infração e é passível de multa.

Para você não correr esses riscos, saiba um pouco mais sobre esses materiais e a forma de usá-los.

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Tipos de macaco para carro

O macaco é uma das ferramentas mais importantes na hora de fazer a troca do pneu do seu carro. Já que ele exerce uma força que levanta o seu veículo, para que você consiga fazer os ajustes e reparos necessários.

Há vários modelos de macacos, cada um deles ergue o carro de uma determinada maneira e possui uma forma de utilização. Saiba tudo sobre os diferentes tipos de macaco.

Macaco mecânico

O modelo mecânico é o macaco mais comum de ser encontrado nos veículo e que levanta o carro apenas de um lado. Ele deve ser encaixado na canaleta, na parte inferior do seu automóvel. O seu processo é todo mecânico e você precisa girar a alavanca, enquanto o carro vai subindo. A média de peso que esse produto aguenta é de aproximadamente 600kg.

Para utilizar esse produto, é preciso tomar alguns cuidados. Na hora de realizar o procedimento de subida do carro, posicione a base do macaco um pouco mais para dentro do veículo, para compensar o deslocamento do carro durante a subida e evitar escorregões ou até mesmo a queda dele.

como trocar pneu com macaco mecânico

Troque o pneu do seu carro usando um macaco mecânico

Macaco hidráulico

O macaco hidráulico é um pouco diferente, já que o sistema de hidráulica ajuda na hora de trocar o pneu, pois não necessita que você faça tanta força. Os modelos de ferramenta mais indicados são:

Jacarezinho

O modelo jacaré, mais conhecido como jacarezinho, é muito semelhante ao modelo utilizado em corridas, como a Fórmula 1. Ele tem um formato que “lembra” um jacaré, daí o nome. Esse produto pode suportar até duas toneladas, sendo muito fácil de manipular.

Ele deve ser posicionado da mesma forma que os outros modelos. Um ponto interessante é que o jacarezinho conta com rodas, que já se ajustam aos possíveis movimentos que o carro faça durante a sua subida.

como trocar pneu com macaco jacarezinho

Faça menos esforço com o jacarezinho

Garrafa

Como você já deve imaginar, esse tipo de macaco se assemelha muito a uma garrafa. Ele é pequeno, mas apesar do seu tamanho, consegue levar carros muito pesados. Para um melhor funcionamento, é ideal que o veículo esteja em um piso plano, para que não danifique nem o carro, nem o macaco.

como trocar pneu com macaco garrafa

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Macaco elétrico

Com o macaco elétrico você tem à mão toda a praticidade e velocidade. Ele pode ser ligado na bateria do carro ou no acendedor de cigarros, e consegue levar o veículo em questão de segundos.

Uso desse macaco é muito simples, basta encaixar na canaleta e iniciar o levantamento do veículo. Muitos modelos também funcionam de maneira manual, caso você também tenha um problema elétrico no seu veículo.

Passo a passo para trocar pneu de carro

Trocar pneu de carro é uma atividade bem mais simples do que parece e, seguindo os passos, será ainda mais fácil.

  • Se você está em uma estrada ou na rua, procure um lugar onde você possa parar o carro. O ideal é que seja uma pista plana, sem subidas ou descidas. Não esqueça de sinalizar com o triângulo, a pelo menos 30 metros de distância.
  • Antes de utilizar o macaco, afrouxe os parafusos da roda que será trocada, com o carro no chão. Se deixar para fazer depois, você corre o risco de derrubar o veículo de cima do macaco.
  • Com as rodas frouxas, pegue o seu macaco e inicie o levantamento do carro.
    Retire os parafusos e os posicione de uma forma que eles sejam colocados no mesmo lugar de antes.
  • Coloque o novo pneu e faça o mesmo procedimento. Aperte um pouco as rodas antes de baixar o veículo
  • Com o carro já no chão, aperte o máximo que puder os parafusos. Pronto, o pneu foi trocado.

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Como trocar pneu de moto

Diferentemente do carro, trocar pneu de moto é uma tarefa um pouco mais complicada. Vale lembrar que as motocicletas não possuem estepe, por isso, o ideal é que você procure um borracheiro. Porque além de remover o pneu da moto, você precisará consertá-lo e, como o primeiro ponto é a segurança, é melhor que isso seja feito por um especialista.

Como cuidar dos pneus

É importante ressaltar que imprevistos acontecem, mas se você cuidar melhor do pneu do seu carro, eles iram durar mais e as chances de alguns deles furar será menor.

  • Lave o carro com frequência. A poeira das ruas e estradas pode danificar o pneu e ainda afetar as pastilhas de freio.
  • Faça o alinhamento e balanceamento com regularidade. Siga o indicado pela sua concessionária. Mas a maioria delas costuma indicar os 10 mil quilômetros, como o limite para você fazer esse procedimento.
  • Evite rodar com sobrepeso no veículo. O pneu sofre muito com isso e acaba se desgastando até 40% mais. Veja a indicação do peso no manual do fabricante.
  • Faça o rodízio dos pneus com até 10 mil quilômetros. Esse processo costuma ser realizado em “X” ou seja, a roda direita dianteira vai para o lugar da roda esquerda traseira, e assim sucessivamente. Mas vale consultar o manual do fabricante, pois podem haver outra recomendação.
  • De 15 em 15 dias faça a calibragem dos pneus na pressão indicada pelo fabricante. Isso aumenta a vida útil, economiza combustível e evita os indesejados furos.
  • É um pouco mais difícil, mas se possível, evite andar em ruas esburacadas. Os buracos são os maiores vilões os pneus, e podem causar danos até maiores na rodas e outras estruturas do carro.

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Com todas essas dicas e recomendações, você já sabe como trocar pneu. Escolha a melhor maneira para se fazer e fique a manutenção do seu veículo em dia para um bom desempenho e vida útil do seu carro.

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