Como trocar de carro

São muitas as possibilidades que fazem você mudar de veículo. Saiba como trocar de carro e encontre o modelo certo para as suas necessidades.

Data do texto como trocar de carro

Mudar de veículo é uma decisão muito importante a ser tomada. Afinal, você fará um investimento que vai durar por anos e quer um modelo que vá atender as suas demandas. Saiba como trocar de carro e encontre o automóvel ideal para o seu dia a dia.

Dicas de como trocar de carro

São muitos os fatores que levam você a trocar de carro: seja pela desvalorização do seu veículo atual, um membro novo na família ou uma simples mudança de automóvel. Confira algumas dicas que vão te ajudar a comprar o seu carro novo.

Escolha o modelo que atende sua necessidade

Após uma experiência com o seu primeiro veículo, você já vai ter uma ideia do que precisa no seu próximo carro. Vale ressaltar que, se a sua família vai crescer ou quer um pouco mais de conforto, o modelo sedan é o mais indicado. Ele oferece todas as configurações que uma família precisa para andar pela cidade com tranquilidade, como quatro portas, muito espaço interno e também no porta-malas.

escolha um sedan na hora de trocar de carro

Ande em um modelo sedan

Procure um modelo econômico

Essa é uma dica de ouro. Busque carros que sejam econômicos, ou seja, com um desempenho que preze pelo menor gasto de combustível. Afinal, ter um carro com baixo consumo te ajuda muito nas economias.

Para calcular o desempenho do seu carro, é importante saber quantos quilômetros ele faz com um litro. A conta é feita com a divisão do número de quilômetros rodados pela quantidade de litros usados no percurso. Quanto maior for o número final, mais econômico é o carro.

Ande sempre com o ponteiro do combustível lá em cima

Escolha um carro flex

Se você não está tão por dentro do que é um carro flex, é o veículo que aceita mais de um tipo de combustível. Ou seja, você consegue rodar utilizando gasolina ou álcool. Com o preço do etanol mais baixo, você garante certa economia no abastecimento.

O modelo flex também ajuda o meio ambiente, pois o etanol emite menos gases poluentes e é extraído da cana-de-açúcar, sendo uma energia renovável.

Vai rodar com álcool ou gasolina?

Busque um carro com o câmbio que mais te agrada

Na hora de trocar de carro, vale muito avaliar qual modelo de câmbio escolher para o seu novo veículo. O tradicional veículo manual tem entre suas vantagens o menor preço, e também de manutenção já que as peças costumam ser mais baratas.

Em compensação, o carro automático oferece, principalmente, o conforto para os motoristas, já que não é preciso trocar as marchas, pois o sistema se encarrega de tudo isso. Outro ponto positivo é que as mudanças ocorrem de maneira leve e sem trancos.

Dirija com mais conforto

Leia também: Carro automático ou manual?

Avalie carros novos e usados

No momento de trocar de carro, é importante avaliar os mais diferentes modelos, já que o tempo de uso do veículo interfere consideravelmente no valor final. Por isso, se o seu orçamento estiver curto, pode apostar em um carro usado. Faça uma boa vistoria no veículo, pois donos cuidadosos costumam passar automóveis praticamente novos, por um preço atrativo.

Caso você tenha um orçamento um pouco maior, vale a pena investir em um carro novo. Os modelos “0 KM” oferecem um bom desempenho e menos idas ao mecânico por um bom tempo.

como escolher um carro usado na hora de trocar de carro

Veja ofertas dos carros usados

Leia também: Como comprar carro usado

Agora que você conhece algumas dicas de como trocar de carro, chegou a hora de encontrar o modelo ideal. Encontre um veículo que se encaixe nas suas necessidades e orçamento para rodar por aí com amigos, familiares ou sozinho.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!