Você sabe qual a melhor maneira de higienizar o carro?

Diante do cenário atual, você sabe qual a melhor maneira de higienizar o carro? Separamos algumas dicas para que você mantenha seu veículo limpo e seguro.

qual a melhor maneira de higienizar o carro data
Durante pandemia do coronavírus, o momento é de atenção redobrada para hábitos de higiene. Pensando nisso, separamos algumas dicas para garantir um veículo seguro para você. Confira qual a melhor maneira de higienizar o carro!

Listamos as etapas para que você aprenda qual a melhor maneira de higienizar o carro

Você sabe quais são os produtos adequados?

Para uma higienização correta, a melhor aposta é o clássico água e sabão neutro, podendo ser também detergente ou sabonete líquido. O mais importante é que sejam todos neutros para ajudar a conservar a estrutura do carro.

Evite: solventes (a base de álcoois, acetona, querosene etc), porque podem danificar as partes plásticas e revestimentos do veículo, como tecido ou couro, e também não previnem a propagação do vírus.

qual a melhor maneira de higienizar o painel do carro

Por onde começar?

Crie o hábito de sempre que for necessário usar o carro, passar uma flanela por todo o veículo, em partes como painéis, teto, bancos, encosto, revestimento de portas, porta-copos e porta-objetos, teclas e botões, maçanetas, apoios de braço, alças, telas e cintos de segurança.

Depois, utilize um pano umedecido apenas com água para fazer a limpeza. E, por fim, utilize um pano com sabão neutro diluído em água e retome todo o processo. Cuidado para não encharcar nenhuma parte, o pano deve ser apenas umedecido.

Quais os pontos de atenção?

Dê prioridade aos pontos mais utilizados. Diariamente, limpe lugares como volante, alavanca da transmissão e sistemas de som ou multimídia, que necessitam de mais cuidados. Além disso, não deixe de lado parte como retrovisores, tampa do reservatório de combustível, maçanetas internas e externas e até mesmo a chave.

Para os sistemas de som/multimídia vale aplicar um produto específico para o touchscreen, semelhante os de aparelhos celulares, garantindo uma limpeza mais profunda.

Outras partes do veículo

Bancos e carpetes também precisam de cautela e podem ser limpos com a mesma solução utilizada em outras áreas. Após aplicá-la, é importante remover com um pano seco, garantindo que vírus e bactérias não resistam na superfície.

Para os tapetes de borracha, remova-os faça a higienização com uma escova seca ou então uma vassoura para tirar o excesso de pó. Depois, utilize a solução de água e sabão neutro e esfregue bem. Por fim, remova o sabão e deixe secar no sol.

Já nos vidros, utilize produtos específicos para o material, removendo gorduras e sujeiras mais pesadas.

Medidas preventivas

Além da limpeza, medidas como manter os vidros abertos para circular mais ar são valiosas. Se utilizar o ar-condicionado, dê prioridade ao modo aberto, evitando a recirculação de ar. E se lembre de manter a manutenção do ar em dia, trocando o filtro de pólen (ou de cabine) para garantir a filtragem das impurezas do ambiente.

Caso dê caronas, ou então trabalhe como motorista, é importante sempre carregar consigo álcool em gel ou lenços umedecidos, oferecendo também a quem compartilha a viagem com você.

Com todas as informações em mãos, você sabe qual a melhor maneira de higienizar o carro. Coloque as dicas em prática e se mantenha seguro.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!