Tipos de cerveja e os copos ideais para cada uma

Existem vários tipos de cerveja e cada um deles combina com um tipo de comida e deve ser servido em copos específicas. Saiba como harmonizar essa bebida.

Data do texto sobre tipos de cerveja

A cerveja é uma das paixões nacionais. Happy hour, fim de semana e churrasco são praticamente sinônimos de uma cerveja gelada. Mas além dessas situações, há outros momentos em que você pode apreciar a bebida, e muito mais do que beber. Por isso, conheça os principais tipos de cerveja e como servir cada uma delas.

Os tipos de cerveja

Os sabores são variados, mas basicamente temos dois grupos. As cervejas são dividas em Lager, aquelas que são produzidas em baixa fermentação, e as Ale, que são feitas em alta fermentação. Dentro desse universo existem vários tipos de cerveja e vamos te apresentar alguns deles.

Cerveja Lager

A cerveja Lager é produzida em baixa fermentação. A maioria delas é feita com um levedo que atua sob baixas temperaturas. Elas costumam ter sabores e cheiros que lembram malte, como pães, cereais e lúpulo, aquele gosto mais amargo.

Essa cerveja pode ser harmonizada com vários tipos de alimentos, como carne, frango, peixe, entre outros. Fica bem gostoso também com alguns petiscos e lanches, como amendoim, pizza e hambúrguer.

Para que essa bebida seja apreciada da maneira correta, você precisa de um copo para Lager, normalmente usado para chope, já que ele contribui bastante para a formação e manutenção da espuma.

tipos de cerveja Lager

Aprecie uma bela cerveja lager

Cerveja Pilsen

O estilo Pilsen é uma dos mais consumidos. Ela foi criada na cidade Tcheca de Pilsen, e chegou para marcar época com um sabor leve, clara e transparente. Somado ao refrigerador, ela conquistou e ainda conquista muita gente.

As cervejas Pilsen pedem pratos leves, não muito fortes. Por isso, pastel, queijo, azeitona e mandioca são bons exemplos de alimentos que combinam bem com essa bebida. O copo para Pilsen costuma ter o formato estreito e alongado. Desse jeito, ele facilita a captação dos sabores.

tipos de cerveja Pilsen

Beba a cerveja Pilsen

Cerveja Bock

A cerveja Bock tem um sabor e aroma característicos do malte. Outra característica é que elas possuem a cor avermelhada e um alto teor de alcoólico. Por toda essa força, há uma lenda que conta que os alemães brincavam que a cerveja era tão forte quanto um coice de bode, que pode ser traduzido como Bock.

Essa cerveja harmoniza bem com embutidos, carne suína, batata e alguns tipos de massa. O copo para Bock costuma ser a tulipa. As curvas do copo ajudam a expandir os aromas e facilitam a evolução da espuma.

tipos de cerveja bock

Aprecie a forte cerveja Bock

Cerveja IPA

Seguindo ainda nas cervejas para quem gosta de um sabor marcante, temos a Indian Pale Ale, mais conhecida como cerveja IPA. Esse estilo, segundo conta a história, foi criado para atender os colonos ingleses da índia, que precisavam de lúpulo e malte para aguentar as longas viagens marítimas.

Esse tipo é mais um que harmoniza com vários tipos de alimentos, em especial os mais temperados e gordurosos, como churrasco, costela suína e pizza. Já o copo para IPA, na verdade, podem ser até dois modelos: a caldereta e o pint. Todos os dois fazem os aromas e sabores expandirem.

tipos de cerveja IPA

Beba IPA no seu churrasco

Cerveja Weissbier

As cervejas de trigo, Weissbier, são compostas por maltes de trigo e cevada. Ela tem uma aparência semelhante à pilsen, mas é mais turva por causa do fermento.

Você consegue combinar essa cerveja com tipos variados de alimentos, desde comidas mais temperadas, até mesmo saladas. Para tomá-la, escolha o copo de Weissbier corretamente.

O modelo weizen é ideal, já que a boca mais larga permite que a espuma e o colarinho caibam perfeitamente no copo.

tipos de cerveja weissbier

Veja ofertas da cerveja Weissbier

Cerveja Barley Wine

A Barley Wine é um cerveja de origem inglesa, que possui bastante malte na sua composição, além de ser bem alcoólica. Esse modelo tem uma característica, que é poder ser armazenada por anos.

O sabor dessa cerveja combina muito bem, principalmente, com doces. Ou seja, ela é ideal para você harmonizar na hora da sobremesa. Já o copo de Barley Wine vai te ajudar a apreciar essa bebida ainda mais.

tipos de cerveja barley wine

Beba a cerveja Barley Wine

Cerveja Amber Ale

Também conhecida como Red Ale, a Amber Ale tem a cor avermelhada. Ela tem um sabor bem predominante de malte, além de ter um amargor, que depende de acordo com cada uma das cervejas.

Para harmonizar bem com essa bebida, nada melhor do que carne, que pode ser vermelha ou branca. Um bacalhau, frango assado ou bife grelhado caem muito bem com essa cerveja. Vale a pena também combinar com alguns petiscos, como o frango à passarinho.

O copo ideal para esse modelo também é o Pilsen. Esse formato favorece muito a sentir o aroma, já que direciona o cheiro do lúpulo direto para o nariz.

tipos de cerveja amber ale

Aprecie a Amber Ale

Cerveja Stout

A cerveja Stout tem uma cor característica, que é o preto. Existem vários tipos de sabores desse estilo. Outro ponto importante é que elas eram tidas como uma bebida fortificante para trabalhadores braçais, já que ela é bem encorpada.

As cervejas escuras costumam harmonizar muito bem com vários tipos de alimentos. Ela combina bem com doces, carnes e petiscos. Você também consegue combinar muito bem com queijo parmesão e sobremesas, como tortas de maracujá.

Já o copo ideal, na verdade, são três. Esses modelos ajudam a realçar os sabores da Stout, portanto procure pelo pint, caldereta ou snifter. Dessa forma, a bebida ficará ainda mais gostosa.

tipos de cerveja stout

Beba a deliciosa cerveja escura Stout

Cerveja Dubbel

A cerveja Dubbel foi feita na Bélgica é vai atiçar todos os tecidos, principalmente o paladar dos amantes da cerveja. Ela possui um sabor de malte, que lembra bastante alguns doces, como caramelo e chocolate.

Ela pode ser harmonizada com vários alimentos e petiscos para o dia a dia. Desde azeitonas, até carne, seja grelhada ou cozida, tudo combina muito bem.

Para degustar essa deliciosa cerveja e sentir tudo o que ela pode oferecer, o copo de Dubbel correto é fundamental. Aposte em um cálice, já que a boca larga e o fundo raso proporcionam uma melhor experiência.

tipos de cerveja dubbel

Confira as ofertas de cerveja Dubbel

Dicas para apreciar a cerveja

Além de escolher aquele tipo de cerveja que mais te agrada e que vai combinar com aquela comida que você preparou, vale a pena conferir algumas dicas para que a experiência seja melhor.

  • Não beba cerveja estupidamente gelada. As marcas comerciais, tudo bem. Mas as artesanais, procure seguir a temperatura indicada no rótulo. Uma dica é deixar um pouco fora da geladeira, para atingir a temperatura certa.
  • Não beba em qualquer copo. Pode parecer bobagem, mas os copos indicados fazem toda a diferença no sabor e aroma.
  • Quando for colocar a sua cerveja no refrigerador, dê a preferência para colocá-la em pé. Isso vai manter o sabor completo da sua bebida.
  • Conserve a cerveja corretamente. Evita expor ao calor, chacoalhar muito e nunca, nunca mesmo, coloque no freezer. Se você esquecer, ela vai congelar e já era, vai ficar muito ruim.

Como você viu, são muitos os tipos de cerveja. Escolha aquela ou aquelas que devem agradar mais o seu paladar. Leia o rótulo de cada uma delas e curta essa bebida deliciosa. Ah, e não custa nada lembrar: se beber, não dirija.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!