Tipos de café: quais são e como prepará-los

Para os amantes do café, nada melhor do que conhecer um pouco sobre essa bebida maravilhosa. Saiba quais são os tipos de café e como preparar cada um deles.

Data do texto tipos de café

O café é uma das bebidas mais apreciadas no Brasil e no mundo. Seja pela manhã, ao acordar, depois do almoço e há quem goste até mesmo de tomar antes de dormir. Com tantos sabores e aromas, conheça os melhores tipos de café e aprenda como preparar cada um deles.

Os melhores tipos de café

Basicamente, existem dois tipos de café, que são bastante vendidos e produzidos no Brasil. O estilo Robusta e o Arábica. Desses dois tipos de café derivam muitos mais outros sabores e aromas. Conhecendo um pouco mais sobre esses produtos, você pode aproveitar e desfrutar ainda mais dessa bebida.

Café arábica

Esse tipo de café possui um teor de cafeína que é 50% menor do que os outros feitos com os grãos do tipo robusta. Até por isso, que o arábica é bastante usado para a preparação de cafés gourmets, sem contar que ele ainda tem uma excelência nos seus aromas.

Ele tem origem na Etiópia, mas também é bastante produzido e consumido no nosso país, correspondendo a mais ou menos 70% dos grãos que circulam no mercado. Para um melhor aproveitamento e desempenho na colheita, ele deve ser plantado em áreas altas. Quanto maior a altitude, melhores os resultados de cor, sabor, aroma e textura.

Um dos tipos mais populares do arábica é o café bourbon. Essa bebida é ótima para quem prefere um café com um toque mais adocicado. Ele possui uma acidez média, com uma aroma forte e um sabor achocolatado.

tipos de café arábica

Prove o delicioso café arábica

Café robusta

O robusta possui um nome até um pouco mais sugestivo. Afinal, ele conta com um sabor bem mais forte que o outro estilo, com um teor de cafeína maior. Se você curte uma bebida com sabor mais marcante, pode apostar nesse tipo, que a sua experiência será ainda melhor.

Por esse aroma e sabor mais fortes, ele geralmente é usado para cafés instantâneos. Esse grão também é oriundo da África. Ele se sai muito bem quando é plantado em locais altos, além disso se adapta muito bem ao clima quente e úmido, bastante comum no Brasil.

Modos de preparo do café

Há várias formas de preparar o seu café. Cada um dos estilos tem um característica especial no sabor, aroma, entre outros fatores. Conhecendo as diferentes maneiras, você pode escolher aquela que mais agrada o seu paladar ou, até mesmo, testar os outros métodos.

Café no coador

A maneira mais tradicional de passar aquele cafezinho é no coador. Essa forma tem toda uma história, pois, provavelmente, algum parente seu mais velho gostava desse método. No caso, basta pegar o pó de café, colocá-lo no coador e depois jogar água quente.

Outra possibilidade é misturar o pó do café com a água quente, e despeja tudo no coador. Daí, é só esperar ele ser coado e aproveitar a sua bebida.

tipos de café no coador

Faça o clássico café no coador

Café na cafeteira elétrica

Um modo mais prático de fazer o seu café é com a cafeteira elétrica. Esse eletrodoméstico faz, praticamente, todo o serviço para você. Basta colocar o pó do café no recipiente indicado, e a água no seu devido lugar.

Depois disso, basta ligar a cafeteira, que ela vai realizar todo o processo de aquecimento, despejo da água no pó e coar a bebida. Ela conta ainda com uma jarrinha, onde o café cai prontinho para ser consumido.

tipos de café na cafeteira

Tenha a praticidade de uma cafeteira elétrica

Máquina de café espresso

Nos últimos anos, as máquinas de café espresso ganharam cada vez mais adeptos. O mais interessante é que você usa cápsulas com vários tipos diferentes de café, que são feitos, praticamente, de maneira instantânea.

Basta escolher o sabor que você deseja, colocar a cápsula no lugar indicado e depois ligar. Normalmente, esses produtos possuem um espaço para colocar a água que será usada na preparação da sua bebida.

tipos de café maquina café espresso

Tome vários sabores diferentes de café

Cafeteira italiana

Outra maneira mais artesanal e clássica de preparar um café delicioso é a cafeteira italiana. Para fazer a preparação com esse método, será preciso estar próximo ao seu fogão.

No recipiente de baixo, você deve colocar a água. No espaço que contém alguns furinhos, você deverá colocar o café. Depois de fazer esses ajustes, leve ao fogo. Em pouco tempo, o café estará pronto no recipiente de cima.

tipos de café na cafeteira italiana

Veja ofertas da clássica cafeteira italiana

Cafeteira aeropress

Esse é um dos métodos mais diferentes de se fazer o café. A cafeteira aeropress possui dois dispositivos de plástico e um êmbolo de borracha que fica localizado no meio da cafeteira, além de um recipiente onde você acomoda o filtro de papel.

Para fazer o café na aeropress, você deve colocar o café no local indicado e depois a água que deve está fervida. Depois disso, pressione o outro dispositivo de plástico para preparar o café. A principal diferença desse produto é que, ao invés da pressão da água para fazer a bebida, ele usa a pressão do ar que fica dentro do equipamento.

tipos de café no aeropress

Veja ofertas da cafeteira aeropress

Café na prensa francesa

Se você está buscando um café com sabor mais arrojado, pode apostar na prensa francesa. Esse produto possui um grande diferencial no resultado final do seu café, já que ele preserva a oleosidade do café na hora de processá-lo.

Para começar o processo de preparação, escalde a sua prensa com água filtrada, para deixar o objeto pré-aquecido. No local indicado, ponha o seu café moído e, em seguida, adicione a água quente. Feche o recipiente e aguarde alguns minutos. Depois, é só pressionar e servir.

tipos de café na prensa francesa

Experimente um café feito na prensa francesa

Com todas essas informações, você já sabe quais sãos os principais tipos de café e a forma de prepará-los. Aproveite para provar os mais variados estilos, sabores e aromas, de uma das mais consumidas bebidas, o café.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!