Tendências de materiais escolares para 2018

Chegou a hora de arrumar a mochila para a volta às aulas. Saiba quais materiais escolares são tendência no ano letivo que está prestes a começar.

O início do ano letivo está chegando e você ainda não fez as compras de materiais escolares para 2018? Então, chegou a hora de aproveitar o final das férias para montar o seu kit completo com os itens que são tendência para este ano.

Além da lista de materiais que são necessários para a volta das aulas, também é legal pensar no que pode deixar os momentos de estudo mais divertidos e interessantes. Lembre-se que eles precisam durar o ano inteiro, por isso, opte sempre por produtos de qualidade e que combinem com seu estilo ou do seu filho.

Saiba quais são as tendências de materiais escolares para 2018

Mochila

A mochila é um dos itens mais confortáveis e versáteis do guarda-roupa. Com ela é possível montar um visual estiloso e prático para ir às aulas, tanto que é usada por alunos desde a escola até a faculdade.

Para as crianças, a dica é comprar uma feita de material resistente, com bolsos e divisórias que facilitam a rotina. A escolha da estampa pode ajudar o seu filho a se empolgar mais na hora de ir para a aula. Levar o personagem preferido para a sala de aula é sempre uma boa ideia!

Porém, se a intenção é reutilizar a mesma mochila por vários anos, a dica é optar por modelos básicos, principalmente se o material for de alta qualidade. Afinal, é possível que o pequeno não goste mais do mesmo personagem no ano seguinte.

Quem quer investir em um item estiloso tem várias opções de tecidos modernos que farão toda a diferença no visual do dia a dia. Mas, não esqueça de pensar no conforto, afinal, não é fácil carregar todos os materiais diariamente. Procure opções com alças resistentes e que comportem tudo o que precisa usar, pois os livros escolares e da faculdade costumam ser pesados.

Quanto ao tecido e estampa, a dica é procurar algo que combine com você: casual, básico, tradicional, moderno, despojado, sofisticado. Existe uma infinidade de possibilidades na hora de encontrar a melhor mochila.

As de couro combinam com quem tem estilo discreto e elegante ao mesmo tempo. Por ser um material nobre, é perfeito para quem precisa de um modelo versátil para estudar e trabalhar. Invista nas cores básicas, como preto, branco e caramelo, para poder utilizá-la em qualquer ocasião, incluindo no final de semana.

Os tecidos metalizados continuam sendo forte tendência em 2018, garantindo um visual moderno. Esse estilo é perfeito para quem usa uniforme e quer dar uma caprichada no visual.

Quem não precisa levar muitos itens pode apostar nas mini mochilas, grande tendência para este ano. Elas estão disponíveis em diversas estampas, e são uma opção interessante para compor o look para a faculdade, por exemplo.

Se preferir um visual tradicional, saiba que as mochilas esportivas não saíram de moda. Elas garantem conforto e são ótimas para quem precisa carregar muitos materiais e objetos nas costas, como notebook e livros. Quem precisa ir direto da escola ou faculdade para a academia, também vai gostar dessa opção.

materiais escolares para 2018 mochila

Compre agora a sua mochila para a volta às aulas 2018

Cadernos

Em todos os anos as capas de personagens são grande sucesso, e em 2018 não será diferente: Mulher Maravilha, My Little Pony, Star Wars, A Bela e a Fera, Ben 10, Harry Potter e Esquadrão Suicida irão dominar as escolas e faculdades.

Porém, quem gosta de modelos básicos ou está com a grana curta pode optar por capas simples e revestir os cadernos com materiais de sua preferência.

Existem três tipos de cadernos mais usados por alunos de todas as idades:

  • Espiral: disponível em diversos tamanhos e números de páginas, são os mais comuns entre os alunos do Ensino Médio e universitários. As folhas costumam ser pautadas, com margem, perfuradas e presas a um arame.
  • Brochura: esse é o tipo de caderno mais utilizado pelas crianças que estão começando o processo de alfabetização. As folhas são costuradas na lateral, como em um livro, dificultando a retirada, o que é vantajoso no caso dos pequenos. A capa de papelão grosso costuma ser mais resistente do que as de espiral. Os modelos básicos, de uma cor só, são clássicos e saem mais em conta.
  • Laboratório ou científico: a principal diferencial desse caderno é o papel quadriculado, ideal para anotar detalhes de pesquisas, experimentos e desenhar gráficos detalhados. Eles são usados para manter registro constante do progresso de experimentos e estudos científicos ou de laboratório. Podem ser encontrados em capa dura ou mole, sendo que a segunda tem preço mais baixo.

materiais escolares para 2018 caderno

Encontre o caderno ideal para você

Agenda

A agenda é a melhor forma de organizar a rotina dos estudantes de todas as idades. Nos anos primários elas recebem recadinhos dos professores para os pais, no Ensino Fundamental, Médio e faculdade são importantes para lembrar de entregas de trabalhos e horários importantes, ou seja, é indicado para todos os tipos de alunos.

A diferença é que cada faixa etária e rotina demandam um tipo específico de agenda. O aluno do Maternal não terá tantas anotações quanto um do Ensino Médio, por isso, precisam de agendas de tamanhos diferentes. Conheça as diferenças entre elas e escolha qual melhor se adapta às suas necessidades:

  • Diária: possui uma página por dia, normalmente com detalhes de cada horário. São ideais para quem precisa controlar muitos compromissos, aulas e entregas. Por ter muitas folhas, é bastante volumosa, principalmente se for no tamanho A4, perdendo pontos no quesito praticidade para carregar na mochila ou bolsa.
  • Semanal: os dias de uma semana são separados em duas páginas, o que facilita na hora de ter uma visão completa dos compromissos semanais. É um pouco mais fina do que a diária e, portanto, mais leve. É recomendada para quem gosta de praticidade e não costuma anotar tudo na agenda.
  • Mensal: pode ser dividida com uma ou duas páginas para cada mês. É ótima para ter uma visão completa dos compromissos mensais e saber quais possuem uma carga maior de atividades, ou até mesmo, para lembrar de compromissos que precisará realizar em determinado mês, mas que ainda não possui data confirmada. É ideal que essa agenda seja complementada com outro tipo de lembrete diário para que não se esqueça de nenhuma atividade.

Além dessas categorias, também existem as divisões entre espiral e costuradas, que seguem as mesmas características dos cadernos. Porém, o modelo que fará maior sucesso em 2018 é o planner.

A diferença entre planner e agenda é que o primeiro não necessariamente precisa de calendários. O planner foi feito para planejar a rotina, seja de estudos, das finanças, de uma viagem ou de metas. O objetivo principal é anotar e organizar suas atividades até chegar em uma meta, então é você quem decide a periodicidade em que serão feitos os registros. O mais legal do planner é que ele é completamente personalizável, sendo possível usar kits de papelaria divertidos para decorá-lo.

materiais escolares para 2018 agenda

Compre a agenda ideal para o seu estilo de vida

Lancheira

A lancheira é essencial para a rotina escolar dos pequenos. Para escolher qual será a companheira do seu filho durante o próximo ano letivo é necessário ficar atento a algumas características.

A primeira delas é a leveza, porque por menor que seja a criança, em algum momento ela vai querer carregá-la com orgulho pela escola. Deve ser feita de material impermeável para facilitar a higienização, já que a maior parte de coisas carregadas poderão molhar ou vazar. A lancheira deve ser higienizada diariamente com água e detergente. Se ficar com cheiro forte por causa de algum alimento em específico, passe pasta de bicarbonato de sódio, deixe de molho por cinco minutos e limpe com água. Nunca utilize palha de aço ou o lado áspero da esponja, que podem danificá-la.

Opte por produtos feitos de material térmico, pois a maioria das bebidas e alimentos precisam de refrigeração. Mesmo assim, será necessário equipá-la com um doador de frio, como um cubo de gelo em gel, para que os alimentos durem até oito horas dentro da geladeira.

Também é importante comprar uma lancheira bastante resistente. Por mais que seu pequeno seja cuidadoso, lembre-se que ela deve durar o ano inteiro.

Para facilitar ainda mais a rotina, considere comprar um modelo que possa prender na mochila. Existem kits que já são vendidos juntos para funcionar de forma prática.

Quanto à estampa, permita que seu filho participe na hora da compra. Escolham juntos aquele modelo que o agrade e caiba no orçamento, porque ele deve se sentir confortável e feliz na hora de ir para a escola.

materiais escolares para 2018 lancheira

Confira uma seleção de lancheiras térmicas disponíveis no Mercado Livre

Com os materiais escolares para 2018 completos você tem tudo para começar o ano letivo com o pé direito!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!