Saiba as vantagens de comprar produtos recondicionados

O hábito de comprar produtos recondicionados é muito comum em outros países. Saiba tudo sobre essa tendência de mercado que que é grande aposta de sucesso no Brasil.

Comprar e vender produtos recondicionados é muito comum no mercado internacional de eletrônicos. Conhecido em inglês como”refurbished”, o termo é usado para denominar aparelhos que eram peça de mostruário, foram vendidos, mas retornaram ao fabricante, sendo revendidos por um preço mais baixo.

No Brasil, a técnica ficou bastante conhecida dentro do mercado de cartuchos de tinta de impressora e vem conquistando cada vez mais consumidores e marcas. Porém, por se tratar de um objeto que foi recusado por outro consumidor, ainda causa muita insegurança na hora da compra, principalmente porque o investimento em um equipamento eletrônico costuma ser alto, mesmo com descontos.

Para entender se vale a pena comprar um aparelho nessas condições, é importante destacar que nem sempre o motivo para devolução é alguma falha ou problema. Existem produtos recondicionados que nem se quer foram ligados! Isso acontece porque algumas pessoas se arrependem do que compraram logo depois de desembalar a caixa, dessa forma, as fabricantes são proibidas de vender como novos por conta da violação do lacre.

Mesmo que o produto remanufaturado tenha sido devolvido por conta de algum defeito, não precisa ter medo de comprá-lo. Para entender melhor como funciona esse processo de ida e vinda da fábrica até o consumidor, imagine que você comprou um notebook que, depois de uma semana de uso, ficou com uma linha de pixels apagada horizontalmente na tela. Como o equipamento ainda está na garantia, você tem o direito de devolvê-lo e receber outro em troca sem custo algum.

Como o produto ainda está novo, a fabricante irá avaliar o problema. Caso seja algo simples e mínimo, que não vá afetar o funcionamento para um futuro consumidor, a empresa irá encaminhá-lo ao setor técnico, que vai estudar a possibilidade de reparo.

A fábrica irá consertar o defeito, substituir as peças necessárias e realizar diversos testes para ter certeza de que o produto está em perfeitas condições. Se a resposta for positiva, serão produzidos novos acessórios, como cabos e manual, para acompanhar dentro da caixa nova. Depois de todos esses passos, ela autoriza a colocar o aparelho à venda novamente por um preço mais baixo do que o original.

Caso o problema não tenha sido reparado e o produto não passar no processo de reavaliação, ele não está em condições de ser vendido como recondicionado, sendo assim, são descartados para evitar problemas futuros com os clientes.

Vantagens de comprar produtos recondicionados

Os produtos recondicionados são vendidos normalmente online, por isso, certifique-se de comprar em um site de confiança para ter a certeza de estar investindo em algo de qualidade e que tenha passado por todos os testes necessários.

O preço mais baixo é o principal atrativo dessa modalidade de venda, que pode oferecer até 40% de desconto em comparação com o valor de venda original. É importante frisar que todos os acessórios que acompanham o produto novo também vão fazer parte da caixa, porém, ela costuma ser diferente e identificada com um número de série que deixa claro que o produto é recondicionado. Uma das principais reclamações referentes a esse tema é de consumidores que realizam a compra sem ao menos saber sobre essa condição, por isso, atente-se sempre às especificações do número de série.

Mas como confiar em um produto tão barato, que pode ter apresentado defeito em uma primeira experiência? Pensando nisso, foi elaborada uma lei que obriga os fabricantes a dar, no mínimo, 90 dias de garantia em todos os produtos comercializados, sendo novo ou recondicionado.

Para finalizar, a cereja do bolo é que você está contribuindo com o meio ambiente. Ao adquirir um produto recondicionado, estará, ao mesmo tempo, evitando que lixo eletrônico seja descartado sem necessidade, afinal, se ninguém comprar um eletrônico pelo simples motivo da embalagem ter sido violada por outra pessoa ou passado por uma reformulação, ele será descartado mesmo estando em excelente estado. Que tal contribuir com uma prática sustentável?

O caso Apple

A Apple é uma das marcas mais conhecidas dentro das condições de produtos recondicionados, porém, a prática continua sendo mais comum apenas nos Estados Unidos, com grande potencial de crescimento para o Brasil.

A marca afirma que realiza os mesmos testes em produtos novos ou recondicionados para saber se estão aptos para venda. Os consumidores já sabem disso e ficam de olho para comprar equipamentos por um preço muito mais competitivo. É importante saber que um produto recém lançado dificilmente estará disponível para a venda recondicionada, por isso, é necessário ter paciência caso queira adquirir um equipamento top de linha com descontos.

vantagens de comprar produtos recondicionados apple

Confira uma seleção de produtos da Apple recondicionados

Mercado em crescimento

É claro que a Apple não é a única marca que oferece essa modalidade de compra e venda, mas ela é uma referência no assunto por ter tornado a prática comum dentro dos Estados Unidos, sendo um passo importante para que as pessoas passassem a confiar na qualidade desses produtos.

Existem lojas especializadas em vender apenas produtos recondicionados, como a TrocafoneBrasil, vendedora do Mercado Livre que anuncia celulares de ótima qualidade por um preço mais baixo

vantagens de comprar produtos recondicionados celular

Confira a ofertas de produtos recondicionados disponíveis na TrocafoneBrasil

Setor de autopeças

Um dos motivos para acreditar que essa modalidade de venda vai funcionar no mercado de produtos tecnológicos é o sucesso no segmento de autopeças. Grandes empresas trabalham com recondicionamento no Brasil, como a Bosch e a Cummins. Existe até uma entidade que representa o segmento no país, a Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças (ANRAP).

vantagens de comprar produtos recondicionados amortecedor

Confira uma seleção de amortecedores recondicionados disponíveis no Mercado Livre

Em resumo, caso encontre uma oferta boa de um produto que deseja, não tenha receio de comprar simplesmente por ser recondicionado, afinal, você terá 90 dias de garantia em cima de um produto que passou por diversos testes de qualidade até chegar em suas mãos.

Além disso, é sempre importante comprar um produto que vá contribuir com a diminuição de lixo eletrônico, não é mesmo? Ou seja, existem muitos pontos positivos em adquirir um produto recondicionado!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!