Programas de assinaturas: descubra as vantagens de aderir

Comprar sem sair de casa e ainda economizar são algumas das razões para o sucesso dos programas de assinaturas.

Os programas de assinaturas estão conquistando os consumidores nos últimos anos. Além da comodidade de receber os produtos em casa, o modelo promete tornar a experiência da compra online ainda melhor. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o número de e-commerces que oferecem a opção de compras recorrentes deve continuar crescendo. Nos Estados Unidos, onde esse tipo de consumo é mais difundido, já são mais de cinco mil clubes.

Existem programas de assinaturas dos mais diversos segmentos: cosméticos, bebidas, utilitários, decoração para casa, livros, entre muitos outros. O funcionamento do programa de assinaturas é muito simples. Você escolhe o produto de seu interesse em determinada loja, escolhe a frequência de entrega e faz o pedido. Tudo chega na sua casa toda semana ou todo mês! Ficou curioso? Então, veja abaixo os detalhes e os benefícios de entrar nesse time de usuários.

Entenda como funcionam os programas de assinaturas

O princípio é o mesmo que o utilizado nas tradicionais assinaturas de jornais e revistas, mas é mais vantajoso ao pensar em gastos regulares, como a compra de fraldas. Imagine os pais de um bebê pequeno que, além dos compromissos regulares, têm que estar atentos às necessidades da criança – levar ao pediatra, preparar a papinha, pensar na aprendizagem. Uma assinatura de fraldas, por exemplo, pode poupar tempo e dinheiro. E quando chegar o momento do desfralde, é necessário apenas trocar a periodicidade de envio ou fazer o cancelamento no sistema.

Pensando nisso, várias empresas estão investindo na novidade. É o que tem feito o Mercado Livre, por exemplo, ao lançar o recurso de programa de assinaturas em sua plataforma. “Cada vez mais o cliente vai migrar seus hábitos para o e-commerce. Estamos saindo na frente e nos antecipando”, comenta Julia Rueff, gerente de Varejo do Mercado Livre no Brasil.

Desde 1° de abril, quando foi lançado oficialmente, o recurso contabiliza mais de 500 mil anúncios ativos desse tipo. Qualquer vendedor pode participar do programa de assinaturas, a única sugestão é que, para fazer parte do esquema de recorrência, haja um desconto no preço para valer a pena. Estima-se que a economia chegue a 10% quando se opta por receber os produtos semanalmente ou mensalmente.

Grandes redes de supermercado também estão presentes nesse filão do comércio online. Quem experimenta a mordomia de apenas fazer a lista e o pagamento dos produtos sem sair de casa não costuma voltar aos velhos hábitos. Isso porque, além de não enfrentar a fila do caixa, os aplicativos oferecem descontos e vantagens como o acúmulo de pontos. Tudo chega direto na residência da pessoa e mantém a dispensa cheia.

Opções de programas de assinaturas para todos os gostos e bolsos

Antes de qualquer coisa, analise o que é mais vantajoso para você. A dica é começar observando quais produtos utiliza e/ou mais compra no seu dia a dia.

Nem sempre a escolha é baseada em uma necessidade básica. Quem gosta de maquiagem, por exemplo, pode fazer uma assinatura de cosméticos. Como são produtos caros, alguns clubes oferecem variedade em embalagens menores. Assim o cliente pode conhecer e experimentar antes de decidir qual é o melhor para ele.

Programas de assinaturas maquiagem

Confira uma seleção de demaquilantes e faça uma assinatura de produtos de beleza

Confira dicas para aproveitar melhor todas as vantagens

Se você está interessado em experimentar programas de assinaturas, seja pela economia ou pela graça de ser surpreendido, confira o que é importante saber antes de fechar negócio:

• Pesquise todas as opções disponíveis
Peça indicações de amigos e, principalmente, procure saber se há muitas reclamações;

• Compare e analise se vale a pena
Nem sempre o valor semanal ou mensal compensa a assinatura. Por isso, fique atento ao cálculo de gastos a médio e longo prazo.

• Mantenha suas informações atualizadas
Todo o trâmite com a loja é feito pela internet. Então, é importante que você sempre deixe os seus dados pessoais, como endereço e contato, em dia;

• Fique atento à fatura
Como boa parte dos programas de assinatura têm renovação automática, a cobrança costuma ser feita por cartão de crédito. Fique de olho no que é debitado todo o mês e, no caso de qualquer alteração estranha, entre em contato com o vendedor;

• Dê uma assinatura de presente
Por fim, o clube de assinatura é uma ótima ideia para presentear aquela pessoa querida. Se você tem algum amigo que aprecia vinhos, por exemplo, pode investir em algum que ofereça a bebida. Você seleciona, pede e manda a surpresa direto para o endereço dele!

Programas de assinaturas vinho

Compare o preço de vinhos no Mercado Livre para fazer a assinatura de produtos

Um novo jeito de fazer compras na internet

Os programas de assinaturas vieram para ficar. A estimativa é que nas próximas semanas o número de anúncios desse tipo bata a casa do milhão apenas dentro do Mercado Livre. Não é à toa, o modelo é vantajoso tanto para quem vende, quanto para quem compra na plataforma – pelo site ou pelo aplicativo de celular.

A entrega periódica já é bastante popular. Agora o consumidor tem à disposição, em um único site, uma gama variada de produtos e fornecedores.

A prática é ideal para poupar tempo e dinheiro. Alguém que ingere suplementos ou vitaminas semanalmente, por exemplo, pode pesquisar, comparar preço e fazer um pedido com poucos cliques. Quando encontrar o vendedor perfeito, verifique se ele oferece o programa de recorrência. Daí é só selecionar o que deseja, atualizar os dados para a assinatura, realizar o pagamento e aguardar. Se você aprovar o produto e o atendimento, tão cedo você não vai ter que procurar novos vendedores ou lojas.

Programas de assinaturas fit

Pesquise todas as opções de Vitaminas D3 no Mercado Livre e faça o seu pedido

Conheça os benefícios para quem é um vendedor

Para os vendedores, os programas de assinaturas também são interessantes. Uma sugestão é começar pelo Mercado Livre – onde não há a cobrança de taxas extras pelo uso do serviço. Isso porque o programa de recorrência funciona como uma série de compras agendadas.

Imagine fornecer, por exemplo, ração e petiscos para quem tem animais. Você torna a vida da pessoa muito mais prática, pois cuida da entrega e ela nem precisa se preocupar quando a comida do cão ou do gato estiver acabando – logo chega um novo pacote em casa.

Dessa maneira, você melhora a experiência de compra do usuário. E, ao invés de receber apenas pedidos esporádicos, consegue construir uma relação de fidelidade. Com o passar do tempo, é possível identificar as preferências e traçar o perfil do seu consumidor. Para garantir o sucesso das vendas e a continuidade das assinaturas, experimente incrementar os descontos, caprichar nas embalagens e no atendimento.

E aí, curtiu a novidade? Aproveite para conhecer todos os detalhes e tirar as suas dúvidas na página do programa de assinaturas do Mercado Livre. Pesquise os produtos que você mais consome, agende a periodicidade da entrega e economize!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!