Presentes girl power para o Dia das Mulheres

Entenda a importância da data e saiba como escolher o presente ideal para o Dia das Mulheres, celebrado em 08 de março.

Durante todos os anos, a oferta por presentes como bombons, rosas e perfumes cresce muito no Dia Internacional da Mulher, mas será que esse é o melhor jeito de homenagear uma data tão relevante?

Alguns dos presentes reforçam estereótipos que estão em pauta o ano todo, e ganham ainda mais destaque durante o mês de março. Muitas vezes, um presente pode vir com boa intenção, mas ajuda a maquiar a importância da data e o debate que tem como objetivo levantar.

Para pensar no presente ideal, é necessário entender a história por trás do dia e saber que, caso queira homenagear uma mulher que ama, é melhor apostar em itens cheios de personalidade e que façam sentido tanto para ela quanto para reforçar a história.

Origem do Dia Internacional da Mulher

Existem muitas versões sobre a origem do Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 08 de março. A mais conhecida delas é que a data foi escolhida para homenagear as operárias que morreram carbonizadas dentro de uma fábrica têxtil de Nova York, em 1911. Nessa versão, o fogo foi causado porque os retalhos de tecido espalhados pelo chão ajudaram as chamas a se espalhar. Cerca de 125 mulheres morreram no acidente, incluindo crianças, o que causou grande comoção nos Estados Unidos, tanto que mais de cem mil pessoas apareceram no dia do enterro.

Porém, a ideia de que essas trabalhadoras morreram de forma passiva não condiz com a realidade. De acordo com intelectuais especialistas na área, existe um longo caminho de luta percorrido por trás de toda a história.

A outra versão aconteceu no século 18, mas nesse caso, o fogo foi proposital. De acordo com Eva Blay, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, em entrevista para a revista online AzMina, trabalhadoras se mobilizaram para exigir melhores condições de trabalho e igualdade política. Naquela época, a carga de trabalho era de 14 horas por dia de segunda a sábado, sendo que as creches não eram um direito das trabalhadoras e o trabalho infantil não era proibido, ou seja, era normal ter crianças no quadro de empregados.

Essa realidade gerou revolta nas mulheres que entraram em greve para pedir a redução da jornada de trabalho e salários compatíveis aos dos homens. Um total de 130 manifestantes foram trancadas em um galpão e a fábrica foi incendiada.

Outra versão da origem dessa data diz que a professora, jornalista e militante Clara Zetkin propôs a criação da data no II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas sem fazer menção a ambas histórias de incêndio. Em sua proposta, a data seria usada para mobilizar mulheres trabalhadoras pelo mundo todo para discutir tanto a realidade da mulher no mercado de trabalho quanto outras pautas referentes à igualdade de gênero e luta pelos direitos humanos.

Diversas manifestações se formaram depois disso, mas a mais famosa aconteceu no dia 08 de março de 1917, na Rússia, quando operárias do setor de tecelagem fizeram greve com apoio dos metalúrgicos.

A data foi oficializada pela ONU em 1975, por meio de um decreto. Por isso, relacionar o dia 08 de março apenas com um acidente sem enfatizar a luta dessas mulheres é uma forma de apagar este importante marco histórico.

Dito isso, uma simples rosa nem sempre será o suficiente para representar tudo isso. Mas um presente bem planejado tem tudo para dar certo.

Presentes girl power para o Dia das Mulheres

Camiseta girl power

Existem diversas opções de estampa que mostram o poder das mulheres. Algumas possuem dizeres engraçados, outras são um pedido de respeito, e ainda existem aquelas com estampas ligadas ao movimento, como o símbolo do feminismo ou ilustração da Frida Kahlo, por exemplo. O importante é comprar algo que seja a cara da mulher que deseja presentear e que demonstre que você apoia a luta que representa este dia.

presente ideal para o Dia das Mulheres camiseta

Confira uma seleção de camisetas girl power disponíveis no Mercado Livre

Livros

A mulher que você quer dar um presente gosta de ler? Então ajude-a a ampliar sua coleção! Se estiver em dúvida sobre qual comprar, confira três opções de histórias com mulheres protagonistas que podem servir como inspiração para ela:

“Americanah”, escrito por Chimamanda Ngozi Adichie: a história começa na Nigéria durante o regime militar da década de 90, que fez com que as universidades do país entrassem em greve. O casal Ifemelu e Obinze sonhavam com a vida juntos, quando ela consegue uma oportunidade de estudar nos Estados Unidos com a promessa de que ele iria logo em seguida. Porém, a vida seguiu caminhos diferentes. Ifemelu sofre com o racismo e preconceito contra imigrantes, a ponto de passar por uma depressão que faz com que ela se afaste do amor de sua vida. Os anos passam, ela se torna uma blogueira conhecida, e decide voltar para a Nigéria, sem nunca ter esquecido de Obinze.

“Eu sou Malala”, escrito por Malala Yousafzai: conta a história da paquistanesa de 16 anos que lutou para ter o direito à educação protegido. Mesmo sofrendo diversas ameaças, a jovem segue firme a favor de seus ideais, sempre com o apoio dos pais, até que em um dia comum, ela é atingida por um tiro na cabeça a caminho da escola. Contrariando todas as expectativas, ela consegue se reerguer e traça um caminho revolucionário pela luta dos direitos humanos que chega até as Nações Unidas, em Nova York.

“A menina que roubava livros”, escrito por Markus Zusak: ”Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler”. Essa é a frase de introdução do livro. Liesel Meminger é uma garota que consegue escapar da morte durante a Alemanha nazista. Sua mãe coloca-a para adoção em troca de dinheiro por medo das consequências de ser comunista. Nessa nova realidade, a garota passa a viver em um bairro muito pobre, com uma família que esconde um homem judeu no porão. Liesel tem a sagacidade de roubar livros para poder ser educada em uma época em que os livros eram queimados em fogueira. A Morte fica tão interessada por esta menina, que deseja contar sua história para todo mundo.

presente ideal para o Dia das Mulheres livro

Compre agora o livro “Americanah”, escrito por Chimamanda Ngozi Adichie

Canecas

Mais um item que vai depender muito de cada personalidade. Se ela gosta de tomar café em casa, com certeza vai adorar ganhar uma caneca que seja a sua cara. Nada de comprar um modelo básico igual a todos os outros, a ideia aqui é presenteá-la com um item que fará com que o dia comece melhor. Que tal adquirir uma caneca personalizada?

Box de séries ou filmes

Mesmo que existam infinitas opções disponíveis online ou em serviços de streaming, ainda é muito gostoso ter aquela série ou filme queridinho em casa. Compre o box completo com todas as temporadas da série preferida dela ou da saga de filmes que mais gosta. Caso queira deixar o presente ainda mais especial, complemente com um pôster do mesmo tema.


Quadrinhos

Existe algo que reflita melhor a nossa personalidade do que a nossa própria casa? Pensando nisso, ajude a transformar a casa dela em um cantinho especial. Assim como as camisetas, existem muitas opções de quadrinhos com dizeres encorajadores e girl power, assim como opções com letras de música, que podem ser uma boa ideia caso ela seja ligada ao tema.

presente ideal para o Dia das Mulheres quadro

Encontre o quadro decorativo perfeito para dar de presente

Vale tatuagem

Quem gosta de tatuagem sabe: quem faz uma, pede mais. Se esse for o caso dela, dê um vale tatuagem em um bom estúdio, que não tem como errar!

Ida a um lugar que ela sempre quis

Muito melhor do que dar um presente simples, como uma flor, é proporcionar emoções inesquecíveis. Saia da rotina e leve-a àquele lugar que sempre quis ir: restaurante, teatro, cinema diferenciado, seja o que for, o que importa é compartilhar esse momento.

Presente feito por você

Se quiser criar algo simples e especial, faça uma lembrancinha com as próprias mãos que tenha algum valor sentimental para vocês. Só de mostrar a dedicação em reforçar a importância deste dia já é o suficiente para que o presente seja especial.

O Dia Internacional da Mulher é importantíssimo para iniciar conversas sobre o assunto, celebrar o que já foi conquistado e perceber que ainda existe um longo caminho a ser percorrido. Faça com que essa data seja especial com o presente certo para a mulher que ama.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!