Moda sem gênero: vista-se de forma livre

Afinal, o que é moda sem gênero? Entenda o assunto, além de conferir produtos e lojas que acabaram de chegar com a nova categoria.

Por anos, os estilistas têm se superado trazendo criações cada vez mais originais e desenvolvendo um acervo infindável de opções, uma diversidade em que as pessoas pudessem se encontrar. E a evolução para a moda sem gênero acaba se tornando um caminho natural.

Na década de 1920, por exemplo, Coco Chanel trouxe mais leveza e praticidade ao guarda-roupa feminino. Anos mais tarde, começou a incorporar elementos que eram considerados masculinos em suas coleções, como blazers, camisas, calças e influência navy (inspiração náutica).

Com o passar dos anos, o conceito foi ganhando força e teve seu ápice em 2010, ano em que grifes como Prada passaram a causar impacto ao mesclar moda feminina e masculina nas passarelas. Embora outro nome renomado mundialmente, Jean Paul Gaultier, já tivesse feito isso em uma coleção de 1994 com o mesmo viés.
E, há um ano, o responsável pela Semana de Moda de Nova York – uma das mais importantes do mundo – adicionou uma categoria para agregar criações que não diferenciam o vestuário de acordo com o sexo.

O que é moda sem gênero?

Para quem ainda não está familiarizado com o conceito que ganha cada vez mais espaço, nós explicamos. De uma maneira simples, é pensar que a roupa não se destina ao homem ou à mulher, e sim a quem quiser se vestir de maneira livre. É tratar um vestido ou uma calça como apenas uma peça de roupa, sem ligar ao masculino ou ao feminino.

A roupa sem gênero está conectada ao conceito de liberdade, ou seja, as pessoas podem usar o que quiserem para se sentirem à vontade. Além disso, o tópico se associa à inclusão e compreende todos os corpos, na tentativa de valorizar todas as formas.

As peças sem rótulo vão ao encontro de quem deseja se expressar sua personalidade de um jeito livre. O que você usa diz muito sobre a sua identidade, especialmente ao optar por uma forma de vestuário que não se encaixa em padrões.

O Mercado Livre está atento às mudanças comportamentais que atravessam as barreiras geográficas e do tempo e, ao celebrar seus 20 anos, acredita que o melhor está a caminho. Ao pensar em como pode tornar a moda mais inclusiva e diversa, lança a categoria Moda Sem Gênero e lidera tendências: afinal, é a primeira plataforma de comércio da América Latina a inaugurar a seção. E convidamos você a conhecê-la!

Confira os produtos que acabaram de chegar

Com a nova categoria, chegaram novos produtos e Lojas Oficiais. Veja as peças feitas por quem produz pensando em moda sem gênero: Another Place, Lyria, Isaro, Yuool e Pangea Brand.

Macacão Acid (Another Place)
Jaqueta Corta-Vento (Lyria)
Camisa Palmeiras (Isaro)
Tênis Grigio (Yuool)
Blusa Gola Alta (Pangea)

Macacão Acid (Another Place)

Peça que se adapta aos diferentes estilos, desde o mais casual ao mais moderno,
O macacão Acid, da Another Place, dá uma cara mais ousada a um item comum ao guarda-roupa de muita gente.

moda sem gênero

Confira o macacão Acid da Another Place

Jaqueta Corta-Vento (Lyria)

Para os dias mais frios, apostar em uma jaqueta leve e corta-vento é uma boa saída para quem não gosta de materiais mais pesados típicos da estação, como a lã.

O modelo da Lyria é confeccionado artesanalmente, em poliéster, tem capuz, bolsos laterais e mangas com cavas bem largas, atributo importante para quem valoriza o conforto na hora de se movimentar – especialmente os braços.

moda sem gênero

Ouse na roupa de inverno com uma jaqueta corta-vento da Lyria

Camisa Palmeiras (Isaro)

A camisa Palmeiras, da Isaro, é dessas peças que não passam despercebidas. Elegante, ela está pronta para compor o look numa ocasião mais formal, como uma reunião de trabalho, por exemplo.

Ela é feita em material 100% algodão.

moda sem gênero

Fique elegante com a camisa Palmeiras da Isaro

Tênis Grigio (Yuool)

O conforto deve ser acessível a todos, e a Yuool mostra isso com as suas criações, como o tênis Grigio: um calçado minimalista, confortável e feito com um material maleável que pode ser usado tanto no verão, quanto no inverno.

É fabricado com lã merino, fiada e tecida na Itália, e considerada uma das melhores do mundo. Ela funciona como isolante térmico, o que ajuda a absorver a transpiração e a umidade.

Praticidade define este item: na hora de lavar, é só tirar a palmilha e colocar na máquina. Lembrando que ele não é recomendado para corrida, neve, pisos lisos ou molhados.

moda sem gênero

Experimente o conforto de um tênis Grigio, da Yuool

Blusa Gola Alta (Pangea Brand)

Preto é uma cor que fica bem em praticamente todo o mundo, além de ser fácil de combinar e pode ser usada em diversas ocasiões.

A blusa gola alta, da Pangea Brand, da coleção outono-inverno da marca, pode fazer parte de diversas composições: de casuais às mais sofisticadas. A peça é feita com 98% de poliéster e 2% de elastano.

moda sem gênero

Tenha uma peça-chave básica no seu acervo, como a blusa de gola alta da Pangea Brand

Conexão com outras tendências

A moda sem gênero também se conecta com outras tendências que promovem escolhas conscientes e prezam por uma linha de produção sustentável ao buscar materiais inovadores e que não agridem o meio ambiente.

Muitas das peças são feitas com matérias-primas duráveis, consequentemente, não seja necessário comprar novos itens com tanta frequência para repô-las.

Leia também: Produtos Sustentáveis: vamos cuidar do nosso planeta

A moda sem gênero é para todos que desejam experimentar um mundo sem rótulos.
Aproveite as novas lojas e escolha peças que ajudam a expressar exatamente quem você é.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!