Medidas de pneus: saiba como escolher o ideal

Você sabia que existe um código identificador das especialidades de cada tipo de pneu? Aprenda a escolher o modelo ideal para você.

É normal ter dúvidas sobre medidas de pneus tanto de carro quanto moto, caminhão e bicicleta. A maioria das pessoas têm as mesmas questões: como saber escolher a medida? Quando eu devo comprar novos? Posso colocar o estepe ou é melhor trocar todos de uma vez?

Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus no Brasil, respondeu todas essas dúvidas, a começar pelo melhor momento de substituição. “Pneus desgastados, que apresentem bolhas ou outras avarias devem ser substituídos para segurança do motorista”. Andar com esse produto é motivo de multa no Brasil, além de oferecer um grande perigo.

Quanto à troca de um ou de todos ao mesmo tempo, a resposta é subjetiva, pois tudo depende do desgaste que cada um sofreu. É muito difícil que todos cheguem ao limite ao mesmo tempo. Trocar todos garante mais equilíbrio na hora de dirigir, porém, trocar um de cada vez ajuda a economizar dinheiro, por isso, a escolha depende das suas prioridades.

No caso dos carros, é importante saber que não deve misturar novos e usados no mesmo eixo. Então, se quiser trocar dois, é melhor optar por instalá-los no eixo traseiro, responsável pela estabilidade. Além disso, é recomendável que a marca dos pneus novos seja a mesma dos originais de fábrica, pois a estrutura do veículo foi pensada de acordo com especificações de cada marca.

Aconselha-se calibrá-los a cada quinze dias, porém, de nada adianta se o produto não seguir as especificações exatas.

Saiba como escolher a medida ideal dos pneus

Carro

Antes de mais nada, é necessário entender as informações presentes no pneu. Os números e letras impressos são como uma identidade que revelam as especificações do produto.

Vamos analisar, por exemplo, o código P225/45R17 91V:

  • “P” é o tipo de veículo que, nesse caso, significa “passengers”, utilizado para carros comuns de passeio. Enquadram-se carros, minivans, algumas pick-ups e SUVs;
  • Os três números seguintes (225) mostram a largura em milímetros;
  • 45 se refere à medida da parede lateral. Quanto menor o valor, mais fino;
  • A letra “R” determina o tipo de construção interna, que nesse caso, é radial. As outras possibilidades são “D”, de estrutura diagonal, e “B”, de cinturado ou belted;
  • O raio vem logo em seguida. É importante notar que essa medida está especificada em polegadas. Isso significa que o pneu pode revestir uma roda de 17 polegadas, de acordo com o código;
  • O último número indica a carga máxima. Já a última letra, a velocidade máxima. Ambos são estabelecidos de acordo com uma tabela de classificação.

Outras categorias que substituem a letra P são Light Trucks (LT), para veículos que rebocam trailers e cargas pesadas; Temporary Spare (T), para estepe; Special Trailers (ST), para veículos que transportam barcos e outros equipamentos; e Comercial (C), para caminhões e vans que carregam cargas pesadas (podem ser representados por B ou D, que são subcategorias de acordo com a carga).

Tendo isso em mente, para saber como escolher a medida ideal para o seu carro, é só seguir os dados fornecidos no manual de fabricação ou comprar um modelo que siga as mesmas especificações do pneu que veio instalado originalmente no veículo.

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Caminhão

Para poder rodar com segurança por longos quilômetros nas rodovias, é necessário estar com os pneus sempre no melhor estado possível. Ter sulcos não é a única característica fundamental, pois saber escolher o tamanho certo também faz toda a diferença para a qualidade do caminhão.

Assim como os carros, os pneus de caminhões têm um código de identidade que é interpretado da mesma forma. Para comprar o tamanho certo, é só conferir o código impresso no manual.

Antes de fazer a compra é importante entender que para cada situação existe um modelo específico indicado.

Os principais fatores que irão determinar o modelo ideal serão o peso da carga e o trajeto, que irão influenciar no desenho do sulco indicado. Os fatores secundários são a velocidade, o tipo de carga e a posição da montagem.

Para caminhões que trafegam em trajeto urbano, o recomendado é o de alta severidade, pois exige mais manobras, alteração constante da velocidade e frenagens variadas.

Os de baixa severidade são ideais para viagens longas com rodovias de asfalto de boa qualidade. Além de economizar combustível, eles também favorecem a alta velocidade.

Se o seu caso fica no meio termo dos dois citados acima, o ideal é optar pelos de média severidade. São perfeitos para trajetos regionais com características variadas.

Outra categoria disponível no mercado é a mista, aconselhadas para trajetos que possuem trechos com asfalto e outros com terra. Já a categoria off-road é para caminhões que trafegam em locais majoritariamente de terra.

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Moto

Como analisamos acima, os pneus de moto serão aqueles com menor largura registrados no código de identidade, que pode ser lido da mesma forma dos carros. Verifique o manual para saber os números exatos que a sua moto demanda. Algumas pessoas gostam de colocar pneus mais grossos por estética, porém, utilizar as medidas incorretas pode causar o desgaste prematuro da banda de rodagem e a quebra dos componentes principais.

O tipo de condução praticado também será o fator decisivo para o modelo que irá comprar. Quem gosta de viagens longas e usa a moto como principal meio de locomoção pode investir no touring. O de desporto é indicado para circuitos de competição. Já o desporto/touring, feito com borracha de rigidez intermediária, se adapta a diversos tipos de terreno por conta da alta aderência.

O indicado para quem anda tanto no asfalto quanto na terra é o misto ou trails, pois apresenta boa tração em todos os terrenos, incluindo areia, e é feito de borracha rígida, mais recomendada para o asfalto.

O pneu conhecido como TT é indicado para motocross e pistas de terra, porque possui grandes sulcos na superfície.

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Bicicleta

As especificações dos pneus de bicicleta são mais fáceis de interpretar. Cada um deles possui uma inscrição que segue o padrão 26 x 1.5. O primeiro número se refere ao diâmetro da roda e o segunda à largura.

O diâmetro é a primeira característica a ser checada. Normalmente, os de 700C são usados em bicicletas de estrada e híbridas, os de aro 26 são comuns em mountain bike, modelos de lazer e de transporte.

A largura está relacionada com a resistência, maciez e aderência. Se o seu objetivo é ter um deslize melhor no terreno, opte por modelos estreitos, mas saiba que estará comprando um produto menos resistente. O largo garante estabilidade, conforto e aderência ao realizar uma curva, além de ser resistente.

Outro ponto a ser checado é o desenho da banda de rodagem, que é a parte que fica em contato com o chão. Se possuir cravos, garante tração e evita derrapagens, ideais para terrenos com lama ou terra. Se for andar em asfalto na maior parte do tempo, é indicado optar pelo slick, que são lisos. Eles garantem uma pedalagem fluida em ciclovias e calçadões.

Quem possui uma bicicleta híbrida pode escolher o misto, que proporciona maior versatilidade.

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