Malas prontas para Rússia: o que levar para o país

Muitas pessoas estão planejando visitar o país entre junho e julho de 2018. Por isso, saiba como se preparar para essa viagem única.

A Rússia passou a ser um destino muito procurado por quem gosta de acumular experiências diferentes e inesquecíveis. Com um inverno muito rigoroso, que dificulta passeios ao ar livre, faz com que a época mais procurada pelos turistas seja o verão.

A cidade escolhida pode variar de acordo com o seu perfil de turismo, porém Moscou e São Petersburgo são as que recebem o maior número de visitantes. Outro destaque é Kazan, que tem grande importância histórica para o país. Já Sochi possui diversos parques de reserva natural, museus, praias, quedas d’água e parques aquáticos. Ou seja, o que não falta é lugar bonito para conhecer no maior país do mundo.

O que levar nas malas para a Rússia

Roupas para o verão russo

O verão na Rússia começa oficialmente no dia 01 de junho, mas não espere enfrentar temperaturas mais altas do que 25ºC. Mesmo durante a época mais quente do ano, é provável que as noites sejam um pouco frias e com vento, podendo registrar mínimas de 15ºC. Além disso, é muito comum enfrentar chuvas durante a estação, então seja prevenido e leve uma capa de chuva nas malas para não pagar preços exorbitantes chegando ao país.

Tendo isso em vista, não esqueça de levar casacos para enfrentar o frio de noite e roupas frescas para aproveitar o dia. É importante saber que em muitos lugares não permitem entrar de short, por isso, pense em alternativas como saia longa e calça de tecido fino para não passar calor.

O calçado deve ser o mais confortável possível, pois a maioria dos passeios serão feitos a pé e grande parte do trajeto de transporte público. O ideal é usar um tênis específico para caminhadas para não sentir dores no final do dia.

É durante o verão que acontecem as noites brancas em São Petersburgo, quando o sol se põe por volta das 22h e o crepúsculo dura a noite toda. Aproveite o sol e a temperatura amena para andar pelas belíssimas ruas das cidades, visitar os parques e curtir as atrações especiais da época. Não esqueça de levar um óculos de sol para aproveitar cada segundo do dia.

Malas prontas para Rússia óculos de sol

Confira uma seleção de óculos de sol disponíveis no Mercado Livre

Documentos

De acordo com a Embaixada do Brasil na Rússia, não é necessário ter visto para permanência no país desde que a soma de toda a estadia não ultrapasse 90 dias a cada período de seis meses. Por isso, o único documento oficial exigido é o passaporte dentro da validade.

Ao chegar no país, as autoridades podem pedir comprovantes de estadia e a passagem de volta. Por isso, prepare-se de antemão e mantenha os documentos em locais de fácil acesso.

Outros dois documentos serão solicitados pelas autoridades. O primeiro é o cartão migratório, que será distribuído pela sua companhia aérea ou ferroviária. Você deve preencher as datas de entrada e saída do território russo. Carregue uma cópia ou foto sempre com você durante a viagem e devolva-o ao sair do país. O segundo documento é o registro migratório, que deve ser preenchido a cada cidade que passar. Ele nada mais é do que uma comprovação oficial de sua estadia. Caso vá se hospedar em hotel, hostel ou pousada, o estabelecimento é o responsável pelo seu registro. Se for ficar hospedado na casa de algum amigo ou conhecido, peça para que ele dirija-se até um escritório do Serviço Federal de Imigração Russo com cópias do seu passaporte e cartão migratório.

O seguro saúde não é obrigatório para brasileiros, mas é extremamente recomendável. Também não é necessário tomar nenhuma vacina específica, mas a Embaixada Brasileira em Moscou aconselha a tomar vacina de doenças epidêmicas, como febre amarela, dez dias antes da viagem e registrar no cartão internacional de vacinação.

Malas prontas para Rússia passaporte

Compre um porta passaporte para manter o seu documento seguro

Dinheiro

A moeda oficial do país é o rublo (RUB), que pode ser comprado em casas de câmbio brasileiras, assim como em caixas eletrônicos e casas de câmbio espalhados por aeroportos e todas as cidades russas.

As outras três formas de pagamento com grande taxa de aceitação são: cartão de crédito, dólar americano e euro. Porém, é sempre bom ter uma quantidade da moeda local para não passar aperto.

Aprendendo a língua
Um dos grandes desafios enfrentados pelos visitantes é a comunicação, afinal, não é em todo lugar que você irá encontrar alguém que fale inglês, muito menor português. Aprenda o básico sobre a língua local para poder se comunicar em situações cotidianas.

Além disso, leve sempre o celular com você para pode consultar o dicionário quando necessário, além dos mapas terrestre e de transporte público. Para nunca ficar na mão, leve um carregador portátil sempre com você.

Malas prontas para Rússia celular

Compre um carregador portátil para viajar com tranquilidade

Mala de viagem

Escolher a mala ideal pode parecer simples, mas existem alguns detalhes que precisam ser levados em consideração. Ela deve ser prática, leve e resistente, além de ter o tamanho ideal para caber sua bagagem de ida somada às compras que deve fazer na Rússia.

Saiba como escolher a mala de viagem ideal

Resistência

Existem dois tipos principais: rígida e flexível. As rígidas são mais pesadas, porém não amassam as roupas e são impermeáveis. Já as flexíveis são mais leves, mas podem rasgar com facilidade dependendo da qualidade do tecido.

Sempre opte por produtos de qualidade e confiança, pois mesmo as malas rígidas podem quebrar com o manuseio no aeroporto, assim como enfrentar problemas com as rodinhas, alça e zíper. Se puder comprar uma mala com garantia, melhor.

Leveza

Cada companhia aérea de voos internacionais possui um limite de peso de bagagens permitido, por isso, preste atenção a esse detalhe. Quanto mais leve for a mala, melhor, pois você poderá levar ainda mais objetos, principalmente considerando a volta.

Apesar de serem mais pesadas, as malas rígidas são as mais recomendadas para viagens longas por conta da praticidade e durabilidade. Opte pelos modelos de polipropileno, que são mais leves do que outros.

Praticidade

O ponto-chave para a praticidade na hora de viajar com bagagem é a quantidade de rodinhas. As malas com quatro rodinhas que giram 360 graus facilitam muito na hora de andar pelo aeroporto, pois podem ser empurradas de maneira vertical, sem precisar inclinar sobre duas rodas e sentir todo o peso das bagagens. Também existem modelos com seis e oito rodinhas, que são ainda mais fáceis de locomover.

Tamanho

O tamanho ideal varia de acordo com a quantidade de dias que irá passar na Rússia. Por não ser uma época extremamente gelada, não será necessário levar casacos muito pesados, por isso, duas malas médias devem ser o suficiente para suprir suas necessidades. Lembre-se de reservar lugar para poder trazer a bagagem extra na volta.

Preste atenção ao espaço interno, porque existem malas que aparentam ser grandes por fora, mas não são espaçosas por dentro. Invista em bagagens com a opção de extensão, que costuma ser um zíper que aumenta o tamanho, deixando-a mais alta.

Também é importante considerar a mala de bordo, que pode ser levada com você no avião sem custo adicional. Guarde uma troca de roupa nessa bagagem pequena para lidar com imprevistos, além de objetos de alto valor, pois não é recomendado despachá-los, já que existe o risco de extravio e danificação. Verifique o peso máximo permitido para a bagagem de mão de acordo com cada companhia aérea.

Estilo

Apesar de não ser o item mais importante da lista, também merece atenção. Quanto mais personalizada for a sua mala, melhor, pois assim você conseguirá avistá-la de longe na esteira de bagagem e dificilmente será confundida com a de outra pessoa.

Existem modelos coloridos e chamativos, mas se você prefere algo mais discreto, acrescente fitinhas ou identificadores de bagagem. Também existem capas de mala de viagem que, além de serem mais fáceis de identificar, ainda ajudam na proteção.

Cadeado

O ideal é comprar uma mala que já venha com cadeado TSA (Transport Security Administration) embutido, que só pode ser aberto com uma senha. Caso ela precise ser aberta pelas autoridades, eles irão usar uma chave mestra que não irá danificá-lo.

A Rússia é um país lindíssimo que tem tudo para te conquistar! Coloque todas as dicas em prática para conseguir aproveitar essa experiência única ao máximo.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!