Look de festa junina: dicas para montar o visual xadrez

Se você não quer errar na hora de pular a fogueira, confira nossas dicas para montar um look de festa junina perfeito.

Junho é o mês das festas de São João e dá início à temporada de quermesses que se espalham por todo o Brasil até meados de agosto. Para quem não abre mão de aproveitar as guloseimas vestido a caráter, acertar no look de festa junina é bem importante.

A vestimenta típica é inspirada nas festas promovidas pela corte portuguesa, onde as mulheres tinham que usar vestidos longos e volumosos. Ao desembarcar em terras brasileiras, os trajes foram adaptados com tecidos ao clima, ficando mais curtos e coloridos, confeccionados com tecidos simples, como a chita.

Como montar um look de festa junina usando xadrez

Se a sua ideia é montar um look para festa junina aproveitando o que tem no seu guarda-roupa, as peças com estampa xadrez são os grandes coringas. Podem ser saias, camisas, vestidos ou alguns retalhos aplicados naquela calça jeans do dia a dia. Complemente o visual com um bom chapéu de palha e vá aproveitar a festança, sô!

Camisa xadrez

A camisa xadrez é a estrela do visual caipira. Pode ser usada com calça, saia, vestido e short. Com um nó na altura da cintura deixa o look menos urbano e dá um toque de sensualidade. Para os mais discretos, a dica é usar a camisa como terceira peça, combinando com uma camiseta de cor neutra e lisa.

Se quiser uma pegada mais puxada para o country, aposte nas botas com franja e use um cinto com fivela grande. Caso queira combinar com uma bolsa, os modelos com franja também são bem-vindos.

Caso esteja muito frio, como é comum durante essa época do ano, combine a camisa xadrez com uma camiseta de manga comprida por baixo. Dessa forma, você consegue manter o corpo quente enquanto mantém o estilo.

Se você gosta do estilo de camisa longa, a dica é apostar em um modelo mais longo. Use-a aberta, sobre uma camiseta neutra. Combine com um short jeans e complemente o look com uma meia-calça e bota over the knee.

Para montar um visual descolado, desabotoe um ou dois botões da parte de baixo da camisa e amarre-a na barriga. Quem gosta de usar a camisa por dentro da calça, mas quer dar um inovada, a tendência que está bombando no momento é colocar apenas um dos lados da camisa para dentro e outro para fora, criando um visual assimétrico que combina com o estilo da Festa Junina.

look de festa junina_camisa_xadrez

Encontre a camisa xadrez que mais combina com você

Vestido xadrez

Se você não pretende investir em um vestido de festa junina pronto, pode personalizar o seu visual usando aquele vestido ou chemise xadrez que tem no seu guarda-roupa.

O look vai bem tanto com bota de cano baixo quanto cano alto. Preste atenção apenas no comprimento do vestido para não deixar a impressão de “achatar” o corpo ao combinar com uma bota de cano alto.

Para dar um charme a mais ao visual, acrescente um cinto na região da cintura. Ele pode ser preto, prata ou marrom, tudo depende dos tons que compõem o seu vestido xadrez.

Caso deseje usar o vestido em um dia muito frio, a dica é colocar uma meia-calça preta para compor o look, ou cor de pele, caso não queira quebrar o look com um tom muito diferente do vestido.

Para finalizar, invista em um casaco de couro ou jeans.

Saia xadrez

Para dar um toque mais caipira ao look com a saia xadrez, aposte na combinação: camiseta básica, coletinho com franjas, chapéu de palha e uma trancinha de cada lado. Para finalizar, não esqueça de uma meia-calça!

look de festa junina_saia_xadrez

Veja uma seleção de saias disponíveis no Mercado Livre

Look customizado

Se você tem um estilo mais discreto, mas não quer ficar de fora da brincadeira, aposte nas customizações temporárias. Utilize retalhos xadrez com cores bem fortes para fazer pequenos “consertos” naquela calça jeans que você usa no dia a dia.

Retalhos coloridos ou de renda também podem dar um acabamento mais junino para as peças básicas. Se você não tem experiência com costura, não tenha medo de tentar pela primeira vez. Siga o passo a passo a seguir:

  1. Para facilitar, escolha uma calça jeans destroyed;
  2. Selecione retalhos que sejam maiores do que os rasgos;
  3. Use agulha e linha para costurar o remendo por dentro. Não se preocupe se a costura não ficar perfeita, porque você provavelmente irá retirá-lo depois da festa junina.

look de festa junina_aplicacoes_em_jeans

Confira uma seleção de calças jeans para customizar e arrasar na quermesse

A roupa é o principal no visual junino, mas se você quer desfilar o traje completo não pode descuidar de detalhes como acessórios, maquiagem e penteados na hora de montar sua produção.

O que não pode faltar no seu look junino?

Acessórios

Antes de escolher os acessórios é preciso decidir se o seu visual junino terá uma pegada country ou caipira. Se escolher um look caipira, aposte em fitas para os cabelos e chapéus de palha. Já se sua opção for o country, invista em uma bota de cowboy, chapéu preto e cinto com aquele “fivelão”.

Penteados

Para quem tem cabelo grande a dica é investir em maria-chiquinhas ou trancinhas. São fáceis de fazer e trazem um ar brejeiro para o look. Se quer inovar, que tal testar a chamada boxer braid? Seja em cabelos longos ou curtos, este penteado traz uma pegada moderna para o visual junino.

Finalize os penteados com fitas de cetim e corra para a barraca da pescaria!

Maquiagem

A primeira coisa que vem em mente ao pensar na maquiagem de festa junina é a bochecha rosada com pintinhas pretas, não é mesmo? E na festa de 2018, não tem motivo para fugir do tradicional.

Na hora de aplicar o blush, dê um sorriso bem forçado e aplique-o na parte da bochecha que levantar mais. Fuja da make do dia a dia e faça o movimento circular na hora de passar o pincel. Para acrescentar as pintas, evite os lápis secos. Quanto mais úmida for a ponta, mais fácil de aplicá-la na pele. Apoie levemente o lápis na área da bochecha que estiver com blush e rode o lápis para formar pontinhas. Finalize com um batom vermelho que combine com o blush.

Agora que seu look está completo, encontre seu par e aproveite para dançar quadrilha e pular fogueira a noite inteira!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!