#HistóriasQueMarcam: as referências de Marina Viabone

Marina Viabone começou a praticar lettering por hobby e hoje viaja o Brasil com seu workshop. Saiba tudo sobre as #HistóriasQueMarcam e inspiram a criadora do projeto “Primeiro Rabisco”.

Histórias Que Marcam - A bienal é aqui

Apesar do lettering – a arte de desenhar letras – ser conhecido atualmente, não faz muito tempo que era um assunto com poucas referências no Brasil. Por volta de 2012, Marina Viabone, criadora do “Primeiro Rabisco”, começou a se aprofundar sobre o estudo da técnica e passou a postar seus trabalhos nas redes sociais. Como todo artista, Marina tem uma série de #HistóriasQueMarcam e influenciam diretamente no seu trabalho.

Através do “Primeiro Rabisco”, Viabone conquistou seu espaço e hoje ela é uma das artistas brasileiras mais renomadas do ramo, e ensina milhares de pessoas sobre suas técnicas com seus vídeos no YouTube, dicas no Instagram e workshops ao redor do país.

Entre suas referências estão títulos como “Roube como um artista”, do Austin Kleon e “A grande Magia”, da Elizabeth Gilbert. Passando por obras de ficção e fantasia como o universo mágico de Harry Potter, criado pela britânica JK Rowling.

Se você se interessa pelo assunto e está pensando em seguir o mesmo caminho que Marina, não pode deixar de saber quais livros influenciaram sua carreira como artista de lettering.

#HistóriasQueMarcam: Os livros que fizeram Marina Viabone mergulhar no mundo do lettering

Mercado Livre Ideias – Quando você começou a pesquisar sobre lettering? Porque até pouco tempo atrás, não era uma coisa muito conhecida, né?

Marina Viabone – Não era mesmo. Quando eu comecei a desenhar frases e palavras eu nem sabia que isso existia, que tinha um nome. Meus amigos me falaram para pesquisar sobre caligrafia e eu comecei a fuçar na internet, porque existe um universo ao redor disso.

Eu comecei a ver que tinham pessoas que trabalhavam com isso, descobri livros e materiais sobre o assunto, mas eu comecei a estudar e aprender mais em 2012. Na época era bem obscuro, hoje em dia está bem mais popular, tem muita gente fazendo, o acesso a esse tipo de assunto está até mais fácil.

Mercado Livre Ideias – Por falar em livros, teve algum que marcou a sua vida?

Marina Viabone – Com certeza os livros de fantasia, com histórias gostosas de ler, Harry Potter sempre vai ser meu preferido. Quando eu comecei a ler a história ainda não era conhecida, não tinha filme. Uma amiga minha da escola estava lendo, e eu perguntei sobre, ela me contou, eu comecei a ler e amei. É um livro que eu cresci lendo e acompanhando o filme, então é uma história que faz muito parte da minha vida.

Além da série, eu tenho alguns outros títulos preferidos que gosto de pegar e ler de novo várias vezes, por vários motivos. Um deles é o que eu estou relendo agora: “A grande Magia”, da Elizabeth Gilbert, que é a autora de “Comer, rezar e amar”. É um livro que fala sobre ter uma vida criativa, sobre como ter ideias, como trabalhar com criatividade em geral.

É ótimo para quem escreve, desenha, faz poemas, faz músicas, ou até mesmo quem não tem uma profissão extremamente criativa. Estou lendo ele de novo e percebendo outras coisas que ela falou, que agora fazem muito mais sentido para mim.

Histórias Que Marcam - Grande-Magia-Elizabeth-Gilbert

Encontre o seu exemplar de “Grande Magia” no Mercado Livre

Mercado Livre Ideias – O que tem em Harry Potter que te marcou tanto?

Marina Viabone – A história é tão completa, com detalhes tão ricos. Ela criou uma linguagem própria, objetos próprios, ela pensou em tudo sobre o universo Harry Potter: como são as leis, como funciona o esporte que eles jogam, como funciona tudo. O que me encanta nessa e em outras histórias que eu lia quando criança é isso. O quanto a narrativa é rica e você consegue criar todo aquele universo dentro da sua imaginação.

Mercado Livre Ideias – Pensando no seu trabalho como artista, tem algum título que marcou sua carreira?

Marina Viabone – Eu gosto muito de “Roube como um artista”, do Austin Kleon. Acho que de todos os livros que eu já li para desenho, criatividade, para o meu trabalho, com certeza, esse é o mais importante. Ele marcou muito para mim em uma época em que eu estava um pouco perdida, ainda não tinha criado um estilo muito próprio, estava bem em dúvida sobre qual caminho seguir.

É um livro muito tranquilo de ler, super pequeno, de leitura fácil, mas é ótimo. Tudo o que qualquer artista precisa saber está nele.

Mercado Livre Ideias – Você era arquiteta e precisou ter a coragem de largar tudo e começar do zero como artista. Teve algum livro que te incentivou nessa tomada de decisão?

Marina Viabone – O livro “Criativo e empreendedor, sim senhor”, da Rafa Cappai, que é uma empreendedora. Ela ajuda a pessoa a transformar uma ideia em negócio. Foi um livro que me deu uma acalmada na ansiedade, porque essas mudanças causam insegurança, você não sabe se vai dar certo, o que vai acontecer.

Eu percebo que as pessoas são muito criativas, têm boas ideias, ou produzem coisas manuais, e são muito boas nisso, têm talento. Mas na hora de fazer o negócio, de vender o produto, a maioria das pessoas é muito ruim. Então, para essa fase de transição minha, que eu também não sabia como divulgar e vender meu trabalho, esse livro ajudou bastante.

Mercado Livre Ideias – Qual livro você indica para quem quer seguir a mesma carreira que você?

Marina Viabone – Eu recomendaria dois livros. Um sobre lettering especificamente, que é o “The Golden Secrets of Lettering: Letter Design from First Sketch to Final Artwork”, da Martina Flor. Ele foi traduzido para espanhol, inglês, alemão e acho que será traduzido para português agora.

O outro que eu indico para quem está começando uma coisa nova na vida, ou mudando de área, seria “Eu sou as escolhas que eu faço”, da Elle Luna. É um livro muito legal, porque trabalhar com arte é um pouco desafiador, é meio assustador. Se a pessoa vem de uma carreira corporativa, não está muito acostumada com esse universo tão livre, é um livro que ajuda muito. Eu comprei ele na Bienal do Livro de 2016 e eu devorei, foi incrível.

Histórias Que Marcam - Eu-sou-as-escolhas-que-eu-faço-elle-luna

Compare os preços de “Eu sou as escolhas que eu faço” no Mercado Livre

Mercado Livre Ideias – Você já pensou em escrever um livro?

Marina Viabone – Já! É uma vontade que eu tenho. Sempre penso em um dia produzir alguma coisa, queria compartilhar minhas experiências, minhas ideias, ensinar mais coisas para as pessoas. Eu tenho vontade sim, é uma coisa que ainda não tenho projeto, mas que tenho vontade de fazer.

Mercado Livre Ideias – Por que você acha que é importante para um artista escrever um livro?

Marina Viabone – Porque trabalhar com arte é uma vida muito solitária, a maioria das pessoas são autônomas, trabalham em casa, têm o próprio escritório ou estúdio. Não ter com quem trocar ideias, conversar, gera muitas dúvidas. Então, eu acho que o fato de ter pessoas que dividem a experiência delas e transformam isso em um livro ajuda muita gente, porque as pessoas não têm ideia de que todo mundo tem problema e passa por dificuldade. Não é fácil!

As pessoas veem o trabalho pronto, o projeto que você faz e dizem que é incrível, que deve ser fácil e tranquilo, mas não é. Tudo tem um processo por trás que nem sempre é legal. Dividir essa experiência e incentivar quem tem vontade de fazer isso é muito bom.

“Criatividade é o relacionamento entre um ser humano e os mistérios da inspiração.” – Grande Magia, Elizabeth Gilbert

Histórias Que Marcam - Marina-Viabone

#HistóriasQueMarcam

Faça como a Marina Viabone e conte mais sobre seus livros preferidos com a hashtag #HistóriasQueMarcam! Aproveite e siga o “Primeiro Rabisco” no Facebook, Instagram e Twitter.

Leia também: #HistóriasQueMarcam: as inspirações da criadora do “Aquele Eita”

A Bienal do Livro é aqui!

Não deixe de participar da nossa primeira Bienal do Livro 2018! O Mercado Livre estará nas quadras H048 e G048, próximo ao Salão de Ideias, entre os dias 3 e 12 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Garanta o seu ingresso e até lá!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!