#HistóriasQueMarcam: influências da criadora do “EconoMirna”

A coach e educadora financeira contou pra gente quais os livros são referência e fonte para #HistóriasQueMarcam quando o assunto é economizar.

Histórias Que Marcam - A bienal é aqui

Quando o assunto é investimento financeiro, quase todo mundo tem um acumulado enorme de dúvidas, não é mesmo? Com a Mirna Borges, criadora do canal “EconoMirna”, também já foi assim. Ela começou a ler sobre o assunto e procurar entender de economia e finanças depois de contratar produtos bancários sem muito conhecimento e se arrepender.

Os livros como “Pai Rico, Pai Pobre”, do Robert Kiyosaki, e “Os segredos das mentes milionárias”, de T. Harv Eker, foram a fonte para #HistóriasQueMarcam e ensinam a coach e educadora financeira a economizar e dividir experiências com quem precisa daquela forcinha para lidar com o dinheiro.

Histórias Que Marcam - Os-Segredos-das-Mentes-Milionárias

Veja as melhores ofertas de “Os segredos da mente milionárias”

Um canal no Youtube e um e-book depois, ela já ajudou vários amigos a saírem do sufoco e aprendeu a investir. Se você quer conhecer as #HistóriasQueMarcam e inspiram a Mirna Borges a economizar sempre mais, confira o nosso bate-papo!

#HistóriasQueMarcam: as influências da criadora do “Economirna”

Mercado Livre Ideias – Desde quando você tem afinidade com economia?

Mirna Borges – Eu sou engenheira, então, eu já gosto de números. Por ser engenheira, uma vez a gerente do banco me entregou vários papéis com taxas de rentabilidade e gráficos. Aquilo me chamou muito a atenção. Eu falei: “gente, o que é isso que eu não sei entender?”.

Pensei: já passei por tanta coisa na Engenharia, isso aqui não deve ser tão difícil. Então, eu fui atrás para estudar. Eu comecei gostando mais da área de investimentos e, depois, fui estudar finanças pessoais.

Mercado Livre Ideias – Por que a área de investimentos chamou a sua atenção logo de cara?

Mirna Borges – Porque é matemática e tem muitos números. Não é uma ciência exata basicamente. Como eu já era treinada da época da Engenharia, sempre gostei de fazer continha.

Mercado Livre Ideias – Neste seu processo de aprendizagem, teve algum livro que te marcou muito? Aquele que é “o livro da sua vida”?

Mirna Borges – O livro que marca a minha vida todos os dias é a Bíblia. Este é o principal de todos. Eu estudo, leio todos os dias uma parte. E tem ensinamentos tanto pessoais como da área financeira. Pra mim, é essencial. A Bíblia fala muito sobre dinheiro, tem muitas citações.

Outro livro que eu li, logo no início, quando eu estava acordando para a vida na área financeira, foi o “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert Kiyosaki, que me chamou bastante a atenção de início.

Ele me ajudou a entender o conceito das “corridas dos ratos” (termo popularizado pelo livro), de ativo e passivo. Marcou o meu momento profissional.

Histórias Que Marcam - Pai-Rico-e-Pai-Pobre

Encontre seu exemplar de “Pai Rico, Pai Pobre” no Mercado Livre

Mercado Livre Ideias – E tem algum livro que você indicaria para quem quer seguir a mesma carreira que você?

Mirna Borges – Acho muito interessante como leitura de cabeceira mesmo o “Pai Rico, Pai Pobre”, que já mencionei. E, também, “Os segredos das mentes milionárias”, de T. Harv Eker.

Além disso, recomendo todos os livros do Gustavo Cerbasi, como o “Investimento Inteligente” e o “Adeus, Aposentadoria” que são muito bons! Mas, em especial, um que li no início porque eu estava namorando na época, o “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”.

Tem também um do Tiago Brunet, “O Dinheiro é Emocional” e “O Homem Mais Rico da Babilônia”, do George S. Clason. Esses livros propõem uma mudança de mentalidade na forma como você consegue lidar com o dinheiro em aspectos emocionais. Por isso, eu gosto bastante. Não é nada matemático, é bem comportamental o que eles falam. Exceto os do Cerbasi que falam um pouco mais sobre investimento.

Mercado Livre Ideias – Além das dicas no seu site e redes sociais, você também escreveu um e-book chamado “Descomplique sua Vida Financeira em 5 Passos”. De onde surgiu a ideia?

Mirna Borges – Eu sempre tive vontade de escrever um e-book e disponibilizar para as pessoas. Porque elas acabam, muitas vezes, vendo os vídeos soltos e não condensam todo o conteúdo, desde o início até a aposentadoria. O e-book foi uma forma de passar o conteúdo de forma mais sucinta.

Mercado Livre Ideias – Teve algum outro livro que te influenciou na criação do seu e-book?

Mirna Borges – Um livro que eu gostei muito foi “Finanças Femininas”, de Carolina Rhuman Sandler e Samy Dana, bem para iniciante e ajuda muito. Foi um dos livros nos quais me inspirei. Outro foi o do Cerbasi.

“A inteligência resolve problemas e gera dinheiro. O dinheiro sem a inteligência financeira desaparece depressa.” – Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki

Histórias Que Marcam - Mirna-Borges

#HistóriasQueMarcam

Faça como a Mirna e conte mais sobre seus livros preferidos com a hashtag #HistóriasQueMarcam! Aproveite e acompanhe o trabalho dela no site, Facebook, Instagram e Youtube.

Leia também: #HistóriasQueMarcam: os livros que mudaram a vida da Jana Rosa

A Bienal do Livro é aqui!

Não deixe de participar da nossa primeira Bienal do Livro 2018! O Mercado Livre estará nas quadras H048 e G048, próximo ao Salão de Ideias, entre os dias 3 e 12 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Garanta o seu ingresso e até lá!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!