Ideias de decoração para o Natal

Da árvore até as cores dos enfeites: deixe sua casa linda com estas dicas de decoração baratas e criativas para o Natal.

O Natal já está bem pertinho e, por isso, começa aquela correria atrás dos enfeites para deixar a casa linda para as festas de fim de ano. Mas você sabia que é possível deixar a casa maravilhosa, com ideias de decoração baratas e criativas? Então, confira as nossas dicas de como decorar a casa para o Natal.

Árvore de Natal: natural ou artificial?

Vamos começar com um dos ornamentos mais procurados nessa época: a árvore. Mas antes de você comprar os enfeites da sua árvore de Natal, é importante que você escolha o melhor modelo, de acordo com a sua necessidade e vontade de inovar neste fim de ano.

Árvore de Natal artificial simples

A ideia mais tradicional na maioria das casas é a árvore de Natal artificial, já que ela proporciona uma decoração simples, mas que ao mesmo tempo mantém a beleza dos costumes natalinos. Sem contar, que com essa opção você pode enfeitar a sua árvore sem medo, já que, por ser artificial, ela exige menos cuidados e atenção aos detalhes.

Para quem busca uma decoração simples para o Natal, a dica é escolher as árvores com folhagens verdes e combiná-las com acessórios do seu gosto. Além deste, existem modelos com folhas brancas, verdes com as pontas brancas – imitando a neve – e até coloridas.

Na hora de decorar, é só usar a criatividade para deixar o Natal com a sua cara. Essa é uma ótima opção para quem gosta de economizar, já que quando as festas passarem é só você desmontar a decoração, guardar em uma caixa e esperar o próximo ano.

decoração para natal_árvore de natal

Encontre a árvore de Natal do tamanho ideal para sua casa

Árvore de Natal artificial de fibra ótica

Para quem gosta de uma decoração diferente, cheia de cor e muita luz, as árvores de Natal artificiais com fibra ótica têm um efeito incrível. Com elas, você não precisa investir em um pisca-pisca, pois nas pontas dos galhos pequenos fios de luz dão um efeito iluminado para o seu Natal.

decoração para natal_árvore de fibra ótica

Confira uma seleção de árvores de Natal com fibra ótica

Árvore de Natal natural

Se o seu objetivo é ousar nas festas de fim de ano, a dica é investir em uma árvore de Natal natural. Com um pinheiro na sua casa, você vai sentir uma total mudança no ambiente e no clima, já que uma árvore natural vai trazer um pouco do frescor da natureza para dentro da sua residência.

Diferentemente dos artificiais, os pinheiros naturais exigem um cuidado maior, principalmente quando você for colocar os enfeites. Afinal, o pisca-pisca esquenta e isso queima as folhas da árvore.

Além disso, você vai precisar de uma atenção toda especial, já que é uma planta natural e ela necessita ser regada e bem tratada. Mas todo esse cuidado vale a pena, pois você terá uma árvore linda enfeitando a sua casa.

decoração para natal_árvore natural

Veja opções de árvores de Natal naturais

Enfeites para a árvore de Natal

Com o seu pinheiro escolhido, o próximo passo para decorar a casa é ir atrás dos enfeites que vão deixar a sua árvore de Natal muito mais linda. Você pode optar por uma decoração mais simples e clássica, mas que nunca sai de moda, como é o caso da combinação dos vários tipos de bola de Natal. Esse tipo de adereço é muito bonito e bem fácil de encontrar, com opções que cabem em todos os bolsos.

Outro enfeite bastante comum e que dá uma luz para a sua árvore, é o tradicional pisca-pisca. Atualmente, é possível encontrar diversos tipos, desde os mais simples, até luzes de LED, mangueiras, entre outros. Esse tipo de enfeite vai deixar a sua árvore iluminada e dar um tom bem legal para a sua casa, afinal todas aquelas luzes deixarão o ambiente mais alegre e agradável. Ou seja, do jeito que tem que ser, para que todos sintam o clima do Natal.

Além dos enfeites tradicionais, você ainda pode dar personalidade para sua árvore escolhendo adereços temáticos ou opções que darão um toque todo especial e único para a sua decoração de Natal.

Decoração com fotos

Que tal você colocar algumas fotos da sua família? O clima Natalino possui toda a representatividade da união, do amor e, claro, da confraternização em família. Por isso, colocar algumas fotos na árvore é uma forma de demonstrar o sentimento e viver toda essa magia que o Natal proporciona.

Para criar esse adereço é muito simples, você vai precisar de um porta-retratos com pregador, ou até mesmo de um simples laço, e pronto, é só colocar na árvore e surpreender toda a sua família, com as recordações de vocês. Além de ficar lindo, você ainda vai ter uma decoração barata de Natal.

Decoração com algodão

Outra boa opção de decoração barata e criativa é utilizar algodão na sua árvore. A ideia é brincar e deixar tudo mais lúdico. Nos países do norte, como os Estados Unidos e Canadá, o Natal ocorre durante o inverno e, por isso, é muito comum que tenha neve nesses locais. Por isso, colocar um pouco de algodão vai remeter a esses lugares tradicionais e trazer um pouco de uma cultura diferente da vivida no Brasil.

decoração para natal_decoração com fotos

Encontre o enfeite perfeito para sua árvore de Natal

Que tal ousar nas cores neste Natal?

O Natal possui as suas cores tradicionais, como o vermelho, o branco e o verde. Essas três marcam o período Natalino, principalmente por toda a representatividade que cada uma delas possui. Mas se você quer novas ideias de como decorar a casa neste Natal, que tal apostar em tons pastel para este ano?

A ideia com essa troca nas cores é deixar um pouco mais de lado o tradicional vermelho, verde e branco, e trazer algumas outras cores para os enfeites da sua árvore de Natal e da sua casa. Tons de bege, azul e rosa são tendência para 2018.

Além de mudar um pouco essa paleta de cores, o ambiente todo vai ficar diferente. Afinal, o tom pastel traz um pouco mais de delicadeza para a decoração, mas claro sem perder o espírito alegre que o Natal proporciona a todos.

Outro ponto muito legal vai ser ver a surpresa dos convidados assim que entrarem na sua casa e verem essa mudança na sua decoração e na temática. E pode ter certeza de que todos vão adorar passar o Natal na sua casa, com esse clima diferente que você proporcionou.

decoração para natal_tons pastel

Veja uma seleção de enfeites de Natal em tons pastel

A mesa para a ceia do Natal

Um dos momentos mais esperados durante Natal é a hora da ceia. E, claro, que se você caprichou para fazer um jantar maravilhoso para sua família e amigos, nada mais justo do que deixar a mesa impecável para que todos sintam o clima Natalino na hora de comer as suas iguarias.

A decoração para a mesa do Natal também deve ser de acordo com o seu gosto. Há muitas pessoas que gostam de, realmente, fazer uma ceia temática, deixando a mesa totalmente no clima do Natal. Para isso, você pode enfeitar a mesa com alguns pinheiros, Papai Noel, talheres, pratos, tudo com o tema do Natal.

Se você quiser uma decoração simples para o Natal, vale colocar uma toalha de mesa, que pode ter o tema Natalino ou não, mas que de alguma forma ela consiga passar a ideia de que aquele não é um jantar comum, mas sim uma ceia de Natal. Ou também uma toalha vermelha ou até mesmo uma branca, com alguns detalhes, que podem ser estrelas. Tudo para deixar a sua celebração em família com o ambiente que ela merece. Afinal, a decoração da mesa do Natal vai fazer toda a diferença no momento da ceia com todas as pessoas queridas.

decoração para natal_mesa de natal

Veja opções de enfeite para a mesa de Natal

Quando começar a decoração?

Muita gente tem dúvida de quando começar a enfeitar a casa para o Natal. Entretanto, não há nenhuma regra que restrinja ou obrigue alguém a fazer algo. Na verdade, existem diversas recomendações de um período considerado correto para iniciar a decoração da sua casa. A data ideal pode variar de acordo com a região que você mora e também com questões religiosas, ou apenas corresponder a sua vontade de entrar no clima natalino.

Como o Natal deriva de uma história bíblica, é natural que as Igrejas deem orientações quanto ao período ideal para montar a decoração. No geral, eles consideram o chamado Primeiro Domingo do Advento, que seriam quatro domingos antes do Natal, como a “data correta”.

Se por um lado, muita gente monta sua árvore de acordo com o calendário da sua Igreja, outros preferem seguir o seu próprio calendário ou até mesmo o calendário comercial. Uma prova disso é que com a recente adesão do Brasil à Black Friday, as vendas para o Natal já iniciam bem antes do que ocorria há alguns anos. Dessa forma, a decoração Natalina também vai iniciar antes, para atender a toda a demanda de consumidores que a Black Friday proporciona.

Mas independentemente de quando você deve iniciar a enfeitar a sua casa para o Natal, a ideia mesmo é que você participe da festa. Afinal, é um momento especial e que possibilita a reunião de familiares e amigos para confraternizarem.

Aproveite que ainda temos alguns dias para o Natal e utilize essas dicas de decoração baratas e criativas para deixar a sua casa linda. E você não precisa fazer extravagâncias, não. Uma decoração simples para o Natal já é suficiente para que você participe da festa e sinta o clima Natalino na sua casa.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!