Como se preparar para a volta das aulas

Saiba quais itens são necessários para voltar das férias pronto para iniciar mais um ano escolar.

Que tal aproveitar as férias para começar a pensar em todos os materiais que irá precisar para voltar às aulas com gás total e absorver todo aprendizado possível e ainda aproveitar alguns descontos?

Para cada etapa da vida do aluno existe uma recomendação do kit de estudos ideal. Desde as crianças, até quem está na faculdade, precisa checar com a instituição de ensino sobre a lista de materiais exigidas para as aulas. Cada escola ou curso terá necessidades diferentes, por isso, antes de sair para as compras, certifique-se o que será essencial e o você quer adquirir só pelo prazer de comprar itens de papelaria.

Saiba como se preparar para a volta das aulas

Maternal e Ensino Infantil (I e II)

O tênis é uma das principais preocupações quando se trata de alunos do Ensino Infantil, afinal, eles irão brincar muito durante o dia todo. A rotina da garotada costuma envolver elementos lúdicos e atividades para melhorar o aprendizado. Para escolher o melhor tênis é necessário procurar por modelos resistentes e com amortecimento. O ideal é que a sola seja de borracha e tenha palmilha amortecedora. Ao calçar o sapato, os dedos devem ter um espaço de um a dois centímetros de sobra. Compre um produto que seja fácil de lavar e permita a entrada e saída de ar.

A mochila deve ser divertida para que elas sintam mais animação na hora de ir para a escola. Que tal comprar um modelo com estampa do personagem preferido dela? Outra dica é comprar uma com divisórias, facilitando as tarefas diárias e a organização.

A lancheira é outro item imprescindível para as crianças. Os modelos térmicos são os mais recomendados, principalmente para as que ficam na escola em período integral.

Os livros indicados pelo colégio devem ser encapados e etiquetados com o nome do aluno e a série. Também vale a pena colocar identificação em todos os outros objetos, como estojo, lancheira e casaco do uniforme.

A partir do Infantil II a criança passa a ter mais responsabilidades e desafios na escola. Por isso, a lista de materiais tende a aumentar. Para colocar o aprendizado em prática, ela precisará de caderno, lápis, borracha, apontador, lápis de cor, caneta hidrocor, cola e tesoura sem ponta.

Como se preparar para a volta das aulas ensino infantil

Confira uma seleção de tênis infantis disponíveis no Mercado Livre

Ensino Fundamental (I e II)

É no Ensino Fundamental I que se inicia o processo de alfabetização. Para isso, serão necessários dois tipos de caderno de brochura: linguagem e meia pauta. Nesse ano, o uso de lápis se intensifica. A dica é comprar um kit para economizar, assim como duas borrachas, uma para levar para a escola e outra reserva em casa.

Os livros didáticos também ganham mais espaço na vida escolar. Para facilitar a leitura e o aprendizado, compre itens como marca-texto e post-it. Faça tudo o que for necessário para tornar os estudos divertidos e coloridos!

A partir do 2º ano do Fundamental, o estudante será apresentado aos cadernos universitários em modelos menores, com 48 folhas, e brochura. Nada de espiral por enquanto, porque a criança ainda está se acostumando com a ideia de ter um caderno e a se organizar. A capa pode ser mole, porém, a dura garante mais segurança na hora de escrever e pode durar mais tempo.

Além da mochila e da lancheira, o estojo será um material importantíssimo. Opte pelo modelo com duas ou três divisórias, porque é no processo de alfabetização que a criança passa a se interessar por itens de papelaria.

As aulas de artes do Fundamental começam a ser mais elaboradas. Prepare-se para comprar muita tinta, tela, argila, massinha, régua e pincel.

Ao entrar no Fundamental II, ou seja, no 6º ano, o aluno vai precisar de novos materiais, como dicionário, compasso e caneta esferográfica. Também é a partir dessa fase que os cadernos universitários aumentam tanto em folhas, que passam a ser 96, quanto em quantidade. Cada matéria precisa de um caderno diferente para produzir e reproduzir muito conteúdo.

As pastas catálogo passam a ser necessárias para organizar os materiais extras e provas para consulta. As aulas de matemática ganham novos aliados: calculadora, compasso e, no 7º ano, transferidor e esquadro.

Como se preparar para a volta das aulas ensino fundamental

Encontre livros didáticos em oferta no Mercado Livre

Ensino Médio

É no Ensino Médio que o estudante ganha responsabilidades e consegue se organizar melhor, por isso, o uso do fichário é recomendado só a partir dessa etapa. Em geral, os cadernos são mais práticos por reunirem todas as páginas no mesmo lugar. São indicados para pessoas que não são muito organizadas e valorizam a praticidade. Já o fichário é uma opção econômica, pois assim que as folhas acabarem, é só substituir por novas. O desafio é manter a ordem das folhas e saber onde guardar para consultas posteriores.

Para ajudar, reúna as folhas de acordo com cada bimestre em uma pasta com saquinhos plásticos.

A palavra que o estudante do Ensino Médio vai ouvir com mais frequência durante três anos é: “vestibular”. Para conseguir absorver tanta informação, é necessário manter a organização nos estudos. Não hesite em comprar post-its para fazer anotações extras, marcadores de página, canetas e marca-textos de cores diferentes para destacar conteúdos.

A literatura complementar exigida durante esses anos costuma se resumir aos livros comuns de vestibulares renomados do país. Para se preparar para a Fuvest, um dos vestibulares mais concorridos do país, a leitura obrigatória para 2018 e 2019 inclui:

  • Iracema ‐ José de Alencar;
  • Memórias póstumas de Brás Cubas ‐ Machado de Assis;
  • O cortiço ‐ Aluísio Azevedo;
  • A cidade e as serras ‐ Eça de Queirós;
  • Vidas secas ‐ Graciliano Ramos;
  • Minha vida de menina ‐ Helena Morley;
  • Claro enigma ‐ Carlos Drummond de Andrade;
  • Sagarana ‐ João Guimarães Rosa;
  • Mayombe ‐ Pepetela;
  • A relíquia ‐ Eça de Queirós.

Como se preparar para volta das aulas ensino médio

Encontre todos os clássicos da literatura no Mercado Livre

Faculdade

Os materiais de faculdade dependerão de qual curso escolher fazer. Por exemplo, ao estudar a área de exatas, você deve precisar de uma calculadora científica. Para o curso de Direito, prepare-se para enfrentar muitos livros universitários em cada matéria cursada.

Quem entrar para a área de biológicas, além de livros de anatomia, patologia e medicina em geral, também vai precisar de jalecos. A dica é comprar mais do que um, porque o uso deve ser diário. Quem está prestes a estudar alguma área de produção de conteúdo, como Rádio e TV ou Jornalismo, vai precisar de programas de computador para edição, além de muitos cadernos e bloquinhos de anotação.

Para os cursos que exigem desenho será necessário comprar lápis especializados, réguas profissionais e pastas que comportem papéis de tamanhos diferentes.

Em todos os cursos será importante ter um computador ou notebook para estudo e pesquisa em casa. Compre case de notebook para conseguir transportar o seu aparelho sem medo de danificá-lo.

Como se preparar para a volta das aulas faculdade

Compre agora os livros universitários necessários para a faculdade de Direito

Antecipe as compras de voltas às aulas para aproveitar todas as promoções disponíveis e evitar a correria do começo de ano e não correr o risco de esgotar aquele produto que você tanto quer!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!