Como organizar uma festa com tema medieval

O tema medieval está na moda e não deve deixar de ser tendência por um bom tempo. Que tal apostar nesse tema para a sua próxima festa?

Todo mundo ama uma festa temática, não é mesmo? E com o tema medieval não é diferente. A decoração rústica, os trajes chiques e pesados e as atrações diferentes fazem dessa festa extremamente divertida.

O tema medieval combina tanto com festas infantis, quanto para adolescentes, adultos e até mesmo casamentos. Afinal, quem não gostaria de se transformar em rei, rainha, príncipe e princesa, mesmo que por apenas um dia?

Se você ainda está na dúvida se esta é uma boa ideia, saiba que a moda pegou forte no Brasil e não tem prazo para ir embora.

Entenda a grande tendência

A Idade Média é um período da história que se passou na Europa entre os séculos X e XV, sendo referência para diversos filmes e séries, como “Coração de Cavaleiro” e “Rei Arthur”. Porém, foi com o lançamento de “Game of Thrones”, em 2011, que a moda ganhou força. Desde então, surgiram diversas outras séries que acompanham a temática, como “Vikings”, “Frontier”, “Outlander”, entre outras.

O Brasil entrou na tendência de produções audiovisuais inspiradas na Idade Média e lançou a novela “Deus Salve o Rei”, da Rede Globo, em janeiro de 2018. A presença de Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa e Tatá Werneck no elenco fez dessa novela um sucesso antes mesmo de ser lançada. Com uma boa história e visual incrível, virou febre logo na estreia.

festa com tema medieval deus salve o rei

Foto: Divulgação/ Rede Globo

Confira uma seleção de apliques para deixar o cabelo comprido

Saiba como organizar uma festa com tema medieval

Convites

É importante que todos os convidados saibam que esta será um evento, por isso a importância de enviar o convite com bastante antecedência, para que elas tenham tempo suficiente para planejar as roupas e os acessórios perfeitos.

Inspire-se nas antigas cartas medievais para criar um convite personalizado. Caso queira fazê-lo em casa, pegue um papel amarelado ou bege, queime as bordas, escreva com uma letra alongada, enrole-o e amarre com uma fita de cetim colorida. Uma dica divertida é separar as pessoas por equipe, sendo que cada uma seja identificada por uma cor diferente. As brincadeiras e atrações no dia podem seguir essa mesma dinâmica.

Decoração

Os principais elementos decorativos que representam este período são escudos, armadura, espada, coroas, cálices e brasões. Você pode produzir alguns deles em casa, lembrando sempre de seguir as tonalidades que combinam com a temática. As cores básicas para a maioria dos objetos eram o bege ou o cinza, enquanto os materiais mais utilizados eram a madeira ou pedras. Para acrescentar os detalhes da decoração, utilize as cores azul, vermelho, verde ou amarelo.

Um elemento que fará toda a diferença para entrar no clima é a iluminação. Naquela época não existia energia elétrica, por isso, os ambientes eram repletos de velas. Coloque velas e castiçais nas mesas para os convidados e na principal. Caso tenha receio de usá-las na decoração, principalmente se grande parte dos convidados forem crianças, também é possível investir em velas eletrônicas, que trarão o mesmo clima, com muito mais segurança.

Os talheres eram utilizados apenas pela realeza. Se a ideia for criar uma comemoração de requinte, aposte em garfos, facas e colheres de prata ou ouro. Mas se quiser implementar um estilo mais rústico, incentive os convidados a comer com as mãos, como era comum neste tempo. Nesse caso, os pratos podem ser trocados por mini tábuas de madeira. As taças de vinho eram ícones na época. A maioria era feita de madeira, mas como é difícil encontrar opções feitas desse material atualmente, compre algo que imite a textura ou aposte em canecas de ferro.

Na hora do parabéns, decore um poltrona com o estilo medieval para deixá-la parecida com um trono. Para isso, revista-a com um tecido de veludo vermelho e acrescente um brasão no encosto. Capriche na coroa da pessoa que irá sentar no trono, afinal, um rei ou rainha precisa de um belo adorno.

O livro de recados pode ser um caderno com folhas amareladas e sem pauta, acompanhado a uma caneta com pena de ponta fina. Quer algo mais medieval?

festa com tema medieval decoração

Veja opções de velas eletrônicas disponíveis no Mercado Livre

Vestuário e acessórios

Incentive todos os convidados a entrarem no clima e usarem roupas medievais. Para ajudar na produção, ofereça itens como coroas, bandeirinhas e brasões para que as pessoas possam incrementar a roupa, além de servirem como uma boa lembrancinha.

As roupas eram as responsáveis por mostrar as diferenças entre os reinos medievais. Enquanto um usava cores quentes, o outro usava cores frias. Abuse deste contraste para criar um clima divertido na festança.

Durante este período, era muito comum o uso de acessórios grandes de ouro, prata ou bronze, como colares compridos e cintos largos. Já os plebeus usavam um visual mais básico, com corset fechado na frente, blusa e saia, ou calça e bata, combinados a uma bota. Em ambos os casos, os detalhes eram vistos em couro ou metal.

Caso precise contratar colaboradores, como garçons e hostess, peça para que eles entrem no clima e ofereça uma opção de roupa medieval para eles também.

festa com tema medieval roupa

Compre agora a sua fantasia medieval

Para as noivas

Se o evento que está organizando for o seu casamento, existe uma coisa que provavelmente não sai da sua cabeça: o vestido de noiva. Na Idade Média, as noivas não se casavam de branco, mas nada impede que você siga essa tradição. Uma dica é optar pelo vestido bege ou champanhe para ornar com o restante da decoração. Combine-o com uma faixa larga de veludo na região da cintura na mesma cor do seu reino. O tecido do vestido precisa cair bem com o da faixa.

Naquela época, as noivas costumavam mostrar bastante o colo, usar corpete e o comprimento de saia longo. Combine com um bouquet de flor de laranjeira para ficar dentro do tema.

Cardápio

A comida e a bebida são importantíssimas para uma festa, principalmente quando o tema é ligado a uma determinada era da história, afinal, não tem graça criar a ambientação perfeita, se a comida não combina.

Durante o período Medieval, o porco era a carne mais servida, assim como aves domésticas, peixe e, por último, carne bovina. Caso queira que os convidados comam com as mãos, é ideal servir partes do frango com osso, pois são mais práticas. Se a ideia é comer com garfo e faca, sirva uma boa receita de porco com legumes e arroz com castanhas ou amêndoas.

Para a entrada, sirva pães rústicos com tábua de frios, azeitonas e antepastos. Como o frango e o queijo eram muito comuns, é possível modernizar um pouco. Sirva coxinha de frango e bolinha de queijo, principalmente se quiser agradar à criançada.

A bebida mais tradicional era o vinho, podendo ser tanto branco, quanto tinto. A cerveja caseira do tipo “ale” também era muito comum. Caso queira, fique à vontade para servir outros tipos e até mesmo o famoso chope. Os sabores diversos de sucos são a melhor opção para bebidas não alcoólicas.

Frutas e iogurte combinam muito com o clima medieval, assim como bolos frutados ou feitos com oleaginosas, como amêndoas, castanhas e nozes. Outras opções de sobremesa que começaram a surgir eram as receitas feitas a partir de mel e ovo. Que tal apostar no quindim e pão de mel para enfeitar a mesa principal?

festa com tema medieval cardápio

Compre taças que combinem com a temática para brindar no maior clima medieval

Atrações

Apesar de o ambiente, a decoração e as roupas já serem uma atração por si só, também é legal oferecer outras opções de atividades aos convidados.

Se o orçamento permitir, que tal convidar uma empresa especializada em malabaristas, bobo da corte e cuspidores de fogo? Era isso que costumava entreter a realeza nesta época. Também é possível incluir apresentações de mágico, tecido vertical e modelagem de balões.

Caso queria algo mais simples, existem outras atividades que combinam com este tempo e são divertidas. Se for uma festa infantil, compre espadas de brinquedo e simule uma batalha de cavaleiros. O tiro ao alvo é uma brincadeira que agrada a todos os públicos, desde crianças, até adultos, assim como o arco e flecha.

festa com tema medieval atrações

Compre um kit de espadas de plástico para divertir a criançada

Música

É claro que a música não precisa ser medieval durante todo o tempo. Pelo menos enquanto os convidados estão chegando, é legal tocar algo para entrar no clima. A música folk tem tudo a ver com a temática, assim como o som da harpa. Que tal colocar para tocar a trilha sonora do seu filme ou série de época preferido?

As possibilidades para criar uma festa com tema medieval são infinitas! Assista a muitos filmes e séries de época para ter mais referências e inspirações para o seu evento.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!