TV Full HD vs 4K: qual a diferença e como escolher

No duelo TV Full HD vs 4K, fica difícil decidir quem leva a melhor quando o assunto é experiência. Confira nossas dicas para escolher o aparelho que mais combina com você.

Você sabe quem leva a melhor em uma batalha de TV Full HD vs 4K? Quando o assunto é televisão, uma boa imagem é, sem dúvida, a característica mais relevante na hora de escolher um novo aparelho.

Com os avanços tecnológicos temos no mercado inúmeras ofertas com as mais diversas siglas: AMOLED, QLED, OLED, HD, ULTRA HD e muitos outros. Entender quem é quem nessa “sopa de letrinhas” é o primeiro passo para fazer uma boa compra.

Leia também: LED, QLED e OLED: qual é a diferença entre elas

TV Full HD vs 4k: qual a diferença?

Falar de qualidade de imagem sem falar da resolução da tela é quase impossível. É ela quem indica quantos pixels o vídeo possui em cada linha ou coluna. Essa informação combinada à tecnologia aplicada no display determina a nitidez do aparelho.

Os pixels são minúsculos “quadrados coloridos”, praticamente invisíveis, que formam as imagens na tela da sua TV. Nesse caso, a regra é simples: quanto mais pixels, mais informações e detalhes na imagem.

Esse volume de pixels independe do tamanho da tela (polegadas), uma vez que é possível ter pixels cada vez menores. Assim, para determinar se uma TV tem uma boa imagem é preciso analisar também a densidade de pixels do aparelho: quanto menor o pixel, maior a quantidade que você consegue colocar em um espaço, tornando mais difícil visualizar os “quadrados”, resultando em uma imagem melhor. Essa medida é chamada de Pixel Per Inch (PPI), ou Pixel por Polegada em português.

De uma forma resumida e seguindo a lógica dos nomes, uma televisão Full HD tem menos pixels por polegada do que uma TV Ultra HD (4K). Entretanto, para escolher um lado na disputa TV Full HD vs 4K é preciso entender o quanto esses pixels extras fazem diferença na imagem e qual é o mais indicado para o seu uso.

Full HD

As telas Full HD respeitam o padrão de resolução de 1920 x 1080 pixels (também conhecido como 1080p), superior aos displays HD. Geralmente, essa resolução funciona melhor em aparelhos com proporção 16:9, independente da quantidade de polegadas.

A grande vantagem é o custo-benefício de uma TV Full HD, uma vez que seu custo de produção é menor e a qualidade de imagem é bastante satisfatória para a grande maioria da produção audiovisual disponível no Brasil até o momento.

Se o seu game ou filme preferido já foi produzido em 4K, a tendência é o conteúdo perder um pouco da experiência visual ao ser exibido nesse modelo.

4K

Com mais pixels por polegada, as TVs 4K caíram nas graças daqueles que amam imagens super realistas. As telas, também conhecidas como Ultra HD, têm resolução de 3840 x 2160 pixels.

A melhor resolução disponível no mercado brasileiro tem apenas a desvantagem de ter um catálogo ainda restrito de produções audiovisuais e games capazes de aproveitar todos os detalhes. Por isso, seu custo-benefício acaba parecendo um pouco alto de início. Mas, à medida que mais conteúdos sejam produzidos em 4K, esse custo se tornará “menor” frente ao resultado da imagem.

Leia também: Motivos para comprar uma TV 4K

TV Full HD vs 4k: melhores modelos

LG LJ5550

Destaque entre os modelos de TV Full HD, a LG LJ5550 conta com 120Hz de frequência. Ideal para quem adora filmes e jogos de ação, pois exibe sequências rápidas sem arrastar.

O aparelho vem com a tecnologia Color Master Engine, que promove melhorias nas cores, saturação e luminância. Além disso, tem o som aprimorado através das tecnologias Virtual Surround Plus e Clear Voice III, que entregam um áudio mais claro e realista.

Outra vantagem dessa Smart TV LG é que ela vem com sistema operacional webOS 3.5, um dos mais intuitivos e fáceis de navegar. Com ele você consegue acessar a Netflix e outros aplicativos sem complicações.

O modelo de 49 polegadas conta com 2 portas HDMI (para conexão com consoles, aparelhos de Blu-Ray e notebooks, sem perder a qualidade digital de som e imagem), uma porta USB, entrada Vídeo Componente, entrada Áudio/Vídeo, saída de áudio digital óptica, entrada RF para TV por assinatura e entrada RF para TV digital, ou seja, já vem com conversor digital integrado, pronta para acessar os canais digitais da TV aberta.

Por falar em conexão, a Smart TV LG 49″ Full HD pode usar a rede wi-fi da sua casa ou um cabo de rede LAN. O aparelho aposta em conexão e usabilidade para se destacar com imagens mais modestas, porém satisfatórias.

Características da TV

  • Full HD
  • Conversor digital integrado
  • Wi-fi integrado
  • Grava a programação
  • 120Hz de frequência
  • 2 entradas HDMI e 1 entrada USB

TV-Full-HD-vs-4K_-LG-LJ5550

Encontre a sua TV LG no Mercado Livre

Sony KDL-40X655D

Se você é do time que acredita que boa imagem é sinônimo de tecnologia Sony, a Smart TV Full HD KDL-40X655D promete não decepcionar. Ela vem com o recurso X-Reality PRO, que aprimora os pixels para reduzir o ruído das imagens e, assim, melhorar a nitidez e apresentar cenas mais realistas e claras.

O aparelho também vem com tecnologias que ajudam a melhorar as cores e o contraste, além do Motionflow XR, que insere quadros adicionais entre as imagens para simular uma frequência maior, de 240HZ, e reduzir o arrasto em cenas de ação.

Essa Smart TV tem display com tecnologia LED, duas entradas traseiras USB, duas entradas HDMI, wi-fi integrado, rádio FM, timer e sleep timer – para você gravar seus programas e assistir quando quiser – e controle remoto padrão.

O aparelho é uma ótima opção para quem preza por modelos que combinem boa imagem e conectividade.

Características da TV

  • Full HD
  • Conversor digital integrado
  • Wi-fi integrado
  • 240Hz de frequência máxima (Motionflow XR)
  • 2 entradas HDMI e 2 entradas USB

TV-Full-HD-vs-4K_-Sony-KDL-40X655D

Garanta já sua TV Sony

Samsung 55MU6100

Lembra que falamos acima sobre a escassez de produções disponíveis em 4K? Com a Samsung 55MU6100, isso não é um problema. Através da tecnologia HDR Premium, o aparelho é capaz de melhorar imagens que não foram produzidas originalmente nesse formato. O resultado? Cenas mais claras, detalhadas e com cores muito reais.

Outra vantagem dessa TV Samsung é especial para os amantes de esportes. O aparelho é compatível com o aplicativo da SporTV, que permite que você acompanhe os principais campeonatos ao redor do mundo com resolução 4K.

Para quem busca reproduzir cenas de ação com boa nitidez e sem borrões, o aparelho pode ser uma boa opção. Mas se seu objetivo é conectar o console e passar horas jogando, o modelo não é dos mais indicados. Isso porque sua frequência de imagem de até 120Hz (120 Hz-MR) não é nativa, mas atingida a partir de um software.

Se você não perde um capítulo da novela, não se preocupe! A Smart TV Samsung 55″ 4K também vem com Conversor Digital Integrado, ou seja, está pronta para acessar os canais digitais da TV aberta.

O modelo conta com três portas HDMI, duas portas USB, entrada vídeo componente, entrada vídeo composto (entrada comum por componente), entrada RF (terrestre/entrada de cabo) e saída de cabo óptico digital.

Se você busca um aparelho com um preço bom e muitos recursos, aqui está uma boa pedida!

Características da TV

  • 4K (Ultra HD)
  • Frequência de 120 Hz
  • Wi-fi e Conversor digital integrado
  • Sistema operacional Tizen
  • 3 portas HDMI e 2 USB

TV-Full-HD-vs-4K_Samsung-55MU6100

Veja uma seleção de TVs Samsung no Mercado Livre

Leia também: TV 4K: como escolher entre Samsung, LG ou Sony

TCL 49P2US

Com design slim (bem fino) e uma variedade de aplicativos pré-instalados, a Smart TV TCL 49P2US é uma das apostas da Semp TCL para conquistar o consumidor. Seu recurso Wireless Display permite espelhar fotos e vídeos do seu celular para a tela da TV sem precisar de nenhum fio.

Aliás, conectividade é um dos grandes destaques desse aparelho. São duas portas USB para conectar pen drives, e 3 HDMI para conectar videogames, home theaters e outros aparelhos, além das tradicionais entradas de componente.

A Smart TV TCL 4K também tem Conversor Digital Integrado e Interativo (DTVi), que permite o acesso aos canais digitais da TV aberta e às informações extras sobre a programação, quando disponíveis nas emissoras.

Para quem não gosta de perder nenhum capítulo, aproveite que a TV vem com recurso de gravação e assista seu programa preferido quando quiser.

Características da TV

  • 4K (Ultra HD)
  • Wi-fi e Conversor digital integrado
  • Sistema operacional Opera
  • 3 portas HDMI e 2 USB

TV-Full-HD-vs-4K_TCL-49P2US

Encontre a sua TCL no Mercado Livre

TV Full HD vs 4k: como escolher?

A principal dica é entender o uso que você fará do aparelho para, então, listar os requisitos que ele deverá preencher. Se você quer passar a maior parte do tempo jogando, é importante que o modelo tenha uma frequência de imagem alta e nativa para entregar uma imagem de qualidade, sem atrasos.

Se você tem pouco espaço em casa, o ideal é buscar os modelos com menos polegadas. Lembre-se de que a distância do espectador para o aparelho impacta na percepção da imagem. Uma dica para não errar é multiplicar a distância entre o sofá e a TV por 21 (em caso de aparelho Full HD), assim você saberá o número de polegadas ideal para aquele cômodo.

Leia também: Como escolher a TV de acordo com o tamanho do cômodo

Cuidados na hora de trocar sua TV

Vai comprar uma televisão? Fique atento na hora de trocar o seu aparelho antigo. Procure por uma ONG (Organização Não Governamental) como a E-Lixo, especializada em reciclagem de resíduos eletrônicos. Lá você encontrará orientação sobre locais, formas de coleta e descarte dos lixo eletrônico.

Agora é só escolher o modelo que combina com o seu estilo e curtir a TV nova em casa!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!