Melhores tipos de lâmpadas para residência

Fluorescentes, incandescentes ou LED: Conheça os melhores tipos de lâmpada para residência e deixe a sua casa com a iluminação agradável e mais econômica.

Data do texto tipos de lâmpadas

Uma boa iluminação faz toda a diferença na sua casa. Ela pode mudar os espaços, deixando o clima ideal para estudo ou descanso. Além disso, é importante pensar em produtos que ofereçam boa iluminação e economia. Conheça os melhores tipos de lâmpadas para residência.

Os tipos de lâmpadas para residência

Existem vários tipos de lâmpadas para residência. Na hora de escolher o modelo certo para sua casa, é importante observar, principalmente, o fator econômico. Atualmente, já existem lâmpadas que vão produzir muito mais luz, sem consumir tanto a sua energia elétrica.

Lâmpada de LED

Um dos modelos mais econômicos e sustentáveis é a lâmpada de LED. Traduzido para o Português, LED significa Diodo Emissor de Luz. Esses tipos de lâmpadas conseguem ter um ótimo funcionamento, com foco no rendimento e economia, durando até 60 mil horas.

Ela funciona em uma proporção onde 95% da energia é utilizada para a iluminação e os outros 5% são de calor, representando uma redução na conta de energia.

Por todo esse uso sustentável da energia, essa lâmpada vai reduzir consideravelmente a sua conta de luz e deixar os locais mais iluminados. Por esse rendimento, ela é muito boa para ambientes externos e internos, e como não gera tanto calor, você pode colocá-la abaixo das escadas.

Tipos de lâmpadas de LED

Ilumine os ambientes com as econômicas lâmpadas de LED

Lâmpadas dicroicas

As lâmpadas dicroicas também são muito econômicas. Ela gera pouco calor e consome bem menos energia. Até por isso que elas possuem uma vida útil prolongada, de até 15 anos. A diferença é que elas costumam ter um valor um pouco mais elevado, mas que vale a pena pelos benefícios.

Por toda a sua economia, iluminação e desempenho, as dicroicas são muito versáteis. Você pode usá-las nos mais diferentes cômodos, tanto na área interna, quanto externa, resolvendo boa parte dos seus problemas com as luzes.

Lâmpadas fluorescentes

Outro modelo bem econômico e que segue sendo um dos tipos de lâmpadas mais utilizados é o fluorescenteElas geram uma redução no consumo de energia elétrica, de cerca de 80%. A grande vantagem é que elas são mais baratas do que as de LED, por isso, são algumas das mais usadas em casa.

A vida útil das lâmpadas fluorescentes varia bastante entre 5 mil e 25 mil horas de uso. Elas funcionam por meio de uma descarga de mercúrio no pó fluorescente contido dentro da lâmpada. Por toda a economia de energia e preço, elas são bastante usadas em locais onde necessita de luz intensa e por muito tempo, como em cozinhas, escritórios e salas de estar.

Tipos de lâmpadas fluorescentes

Deixe sua casa bem iluminada

Lâmpada halógena

Esse tipo de lâmpada segue sendo uma boa opção de economia, mas já não tem um rendimento tão bom quanto os modelos anteriores. As lâmpadas halógenas funcionam por meio de um filamento de tungstênio, que produz a luz.

Elas possuem um desempenho de 20% a 60% mais econômico. As lâmpadas halógenas têm a vida útil de cerca de 5 mil horas. Elas produzem bastante calor, mas conseguem absorvê-lo, garantindo maior durabilidade. Esses produtos costumam ser usados como itens decorativos, por causa do seu visual estético bem bonito.

tipos de lâmpadas halógenas

Enfeite sua casa com lâmpadas halógenas

Lâmpadas incandescentes

Um dos tipos de lâmpadas mais antigos e que estão cada vez sendo menos usados é a incandescente. Elas não são muito econômicas e esquentam bastante, por isso estão caindo em desuso.

Porém, esse modelo, assim como as halógenas, também pode ser usado para decoração ou para usar como lâmpada em espaço para descanso. Já que o objetivo é em ligá-la o menos possível, pois elas possuem uma vida útil mais curta, de aproximadamente mil horas.

Tipos de lâmpadas incandescentes

Veja ofertas de lâmpada incandescente

Cuidados com os tipos de lâmpadas

Mexer com eletricidade é sempre um risco. Por isso, é preciso tomar cuidado com a escolha dos produtos e com a manutenção de todos eles. Dessa forma, você evita pequenos imprevistos, melhora a iluminação da sua casa e ainda garante maior tempo de vida para a lâmpada.

  • Sempre compre produtos certificados com o selo do Inmetro. Essa é uma forma de se proteger e ter um bom rendimento das lâmpadas na sua casa.
  • Evite deixar as suas lâmpadas, em especial as de LED, em locais fechados, onde não há tanta circulação de ar. Isso pode diminuir a vida útil da sua lâmpada.
  • Cuidado com a exposição da maresia ou umidade. Isso pode reduzir a vida útil ou até mesmo danificar as lâmpadas. Para locais expostos, principalmente à chuva, busque luminárias com cúpulas ou protegidas.
  • Caso a sua lâmpada queime, não a descarte de qualquer maneira. Além de ser perigoso, por causa do vidro, há outros riscos. Lâmpadas fluorescentes têm a presença de metais pesados, como o mercúrio, que são prejudiciais para a nossa saúde. Busque locais onde esse descarte pode ser feito.
  • Ainda falando das lâmpadas fluorescentes, cuidado quando elas estão quebradas. Retire crianças e animais do cômodo. Espere a poeira baixar e, com bastante cuidado, coloque os resíduos em uma garrafa PET e depois descarte.

Depois que você conheceu os melhores tipos de lâmpadas e já sabe qual delas é a melhor e mais econômica para a sua residência, chegou a hora de iluminar os ambientes. Escolha as lâmpadas ideais para cada espaço e tenha muita luz na sua casa.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!