O que é TV QLED e como ela funciona

Cores mais vibrantes e preto mais realista são algumas das promessas da nova tecnologia. Mas, com tantas ofertas no mercado você sabe o que é TV QLED e qual modelo escolher? Confira nossas dicas e garanta já a sua!

Com a produção audiovisual cada vez melhor, a qualidade da imagem dos aparelhos de televisão virou uma prioridade para o consumidor. Não basta mais ser HD, Full HD ou 4K. A “sopa de letrinhas” que compõe a receita de um televisor incrível ganhou recentemente mais quatro letras: QLED. Uma variação da tecnologia implementada na tela do aparelho que garante uma experiência de cinema na sala de casa. Mas, você sabe o que é TV QLED e como ela funciona?

O que é TV QLED?

A resposta para o que é TV QLED está, justamente, na tecnologia empregada por trás do display (tela) dos aparelhos. Desenvolvida pela fabricante sul-coreana de eletrônicos, Samsung, as TVs QLED combinam duas tecnologias: pontos quânticos, que são cristais semicondutores com apenas alguns nanômetros de tamanho, e o LED, que trabalha com diodos emissores de luz – um componente semicondutor simples que funciona de base para circuitos.

Dessa mistura, nasce a tecnologia QLED (sigla para Quantum Dot Light Emitting Diodes) que permite, em função dos pontos quânticos, uma reprodução de imagens realistas com cores muito vivas. Isso acontece porque os cristais absorvem a luz e a reemitem em uma onda diferente e específica. O resultado, além dos tons mais puros, é um brilho incrível com pretos mais profundos. Ideal para quem quer apreciar os detalhes dos gráficos de um jogo de videogame ou assistir a um filme em alta definição.

Quais as melhores TVs QLED?

Como a tecnologia é uma exclusividade da Samsung, todos os aparelhos têm um conjunto de atributos concentrados em três pilares:

  • Q Picture: foco na perfeição das cores e realismo absoluto das imagens reproduzidas – geralmente em telas grandes;
  • Q Style: design que combina beleza e funcionalidade, pensando o aparelho desde a instalação até sua operação no dia a dia;
  • Q Smart: um controle remoto único que completa a experiência de navegação, dando mais conforto em sua utilização.

Leia também: TV 4k: como escolher entre Samsung, LG ou Sony

Samsung Q7F

Grande aposta da fabricante, a Smart TV QLED Samsung 4K Q7F oferece alta tecnologia de imagem e recursos online em dois tamanhos – 55 e 65 polegadas. Em função das dimensões do display, a recomendação é que o aparelho seja instalado em ambientes maiores, como salas de estar ou quartos grandes, garantindo uma distância entre a TV e quem irá assistir de, pelo menos, três metros.

A combinação dos pontos quânticos com a resolução 4K e o HDR 1500 resulta em uma explosão de cores reais e níveis expressivos de brilho e contraste, dando às imagens uma riqueza maior de detalhes.

E, por falar neles, os detalhes fazem toda a diferença no acabamento do aparelho. Sua estrutura foi desenvolvida pensando em um design que é, ao mesmo tempo, limpo, sofisticado e muito moderno. Suas bordas superfinas e a parte traseira que permite esconder os fios, combinadas a um cabo óptico de cinco metros (que ajuda a eliminar os fios espalhados pela sala), dão à TV um status de item de decoração.

Se você faz o estilo “hiperconectado”, a Q7F vai fazer a sua cabeça. Com 4 portas HDMI, 3 portas USB, entrada de componente (Y, Pb, Pr), entrada de composto (AV) e entrada de RF, o aparelho interage muito bem com videogames, notebooks, pen drives, HDs externos, blu-ray players e home theaters. Além de permitir conexão sem fio com alguns modelos de smartphone, deixando a navegação mais simples.

A única ressalva quanto ao aparelho é para os fãs de games: a frequência de 240Hz-MR da TV não é nativa do aparelho e depende de um software. Sendo assim, sua eficiência pode ser comprometida e impactar os gráficos de jogos muito rápidos.

Características da TV

  • Tamanho da tela: 55” ou 65”
  • Resolução da tela: 3800 x 2160 pixels (UHD – 4K)
    HDR 1500
  • Controle Remoto Único (Q Smart)
  • Suporte de parede, base Gravity e base Estúdio
  • Wi-Fi integrado
  • Consumo médio de energia: 140W / 166W

O que é TV QLED_Samsung_Q7F Garanta já sua Samsung Q7F no Mercado Livre

Leia também: Motivos para comprar uma TV 4K

Samsung Q8C

Quem ama cinema certamente já namorou uma dessas em alguma vitrine. Sua tela curva foi pensada para reproduzir, em casa, a experiência das melhores salas de projeção. Por isso, se você busca um aparelho completo, disponível nas versões de 65 e 75 polegadas, a Smart TV Samsung QLED 4K Q8C é uma ótima pedida.

O modelo é recomendado para espaços amplos e deve ser posicionado a uma distância de, ao menos, quatro metros de quem irá assistir. Dessa maneira, é possível aproveitar melhor a qualidade das imagens oferecidas a partir da combinação das tecnologias QLED, 4K e HDR 1500.

Seu design curvo dá às imagens maior profundidade, acompanhando o movimento natural dos olhos, evitando o cansaço. As cores profundas e a grande nitidez também são garantidas nesse aparelho, com riqueza de detalhes e texturas.

O sistema operacional é fácil de navegar e permite conexão com o smartphone, além de contar com o controle único (Q Smart). Seu processador de 240Hz-MR garante uma performance incrível na reprodução de imagens e de gráficos velozes, eliminando ruídos, distorções ou borrões.

Para quem não abre mão de acompanhar a programação da TV aberta, a Q8C vem com conversor digital integrado.

Características da TV

  • Tamanho da tela: 65” ou 75”
  • Resolução da tela: 3800 x 2160 pixels (UHD – 4K)
  • Tela curva (4200R)
  • HDR 1500
  • Controle Remoto Único (Q Smart)
  • Suporte de parede
  • Base Gravity e base Estúdio no modelo de 65”
  • Wi-Fi integrado
  • Consumo médio de energia: 167W / 221W

O que é TV QLED_Samsung_Q8C

Encontre a Samsung Q8C que vai caber perfeitamente na sua sala

Leia também: Como escolher uma TV de acordo com o tamanho do cômodo

Compare e decida

Está na dúvida sobre qual modelo combina mais com o seu estilo? Compare as informações técnicas mais importantes e decida qual deles vai ficar perfeito na sua casa.

O que é TV QLED_comparativo

Leia também: Top 7 melhores TVs de tela grande

Como funciona uma TV QLED?

As TVs com tecnologia QLED têm um objetivo comum que é entregar a imagem o mais realista possível, por isso usam os denominados pontos quânticos, cristais que transmitem cores perfeitas ao entrar em contato com a luz do LED emitida pela televisão.

Esses aparelhos são capazes de reproduzir quase 100% do volume de cor disponível em uma cena. Por exemplo: em quadros escuros, as cores conseguem alcançar, facilmente, uma ótima cobertura. O diferencial das TVs QLED é que elas são capazes de proporcionar uma cobertura tão boa, mantendo a abrangência da gama de cores, mesmo com alto nível de brilho (entre 1500 e 2000 nits).

O que é TV QLED_comparativo_de_cor

Vantagens e desvantagens de uma TV QLED

A principal vantagem de uma TV QLED é, sem dúvida, sua capacidade de apresentar as cores de maneira rica e pura. Com a tecnologia HDR 1500, a reprodução é ainda mais fiel, exibindo os detalhes tais e quai eles são na “vida real”.

Sua adaptabilidade aos níveis de brilho da tela é um show à parte. Ela preserva a qualidade da imagem independentemente da luminosidade do cômodo. Soma-se a isso a tecnologia empregada em seu “ângulo de visão”, que compensa os reflexos criados pela luz ambiente e permite que o aparelho exiba uma imagem perfeita tanto se olhada de frente quanto de lado.

O que é TV QLED_destaque_preto

Se você está preocupado com a conta de luz, pode respirar aliviado. As TVs QLED têm potencial para consumir metade da energia da sua principal concorrente: as TVs OLED tradicionais.

A desvantagem fica por conta da frequência dos aparelhos. Apesar de alta, não é nativa, e precisa ser alcançada através de um software, prejudicando a eficiência em gráficos muito ágeis.

Cuidados na hora de trocar sua TV

Decidiu investir em uma TV QLED? Fique atento na hora de trocar o seu aparelho antigo. Procure por uma ONG (Organização Não Governamental) como a E-Lixo, especializada em reciclagem de resíduos eletrônicos. Lá você encontrará orientação sobre locais, formas de coleta e descarte do lixo eletrônico.

Agora que já sabe todos os detalhes sobre o que é TV QLED você está preparado para curtir uma TV nova. Chame os amigos, prepare a pipoca e se jogue no sofá para maratonar sua série preferida.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!