O que é TV OLED e saiba se é melhor do que TV LED

Você sabe o que é uma TV OLED? A tecnologia utilizada pelas principais fabricantes que atuam no Brasil promete aparelhos com imagens em altíssima definição e cores realistas.

Se você procura uma experiência de cinema na sala de casa, certamente já ouviu falar em TVs com tecnologia OLED. Elas desembarcaram no Brasil em 2013, trazidas pela LG e logo ganharam espaço no mercado. Hoje, marcas como Sony, Philips e Panasonic também desenvolvem aparelhos com esse tipo de display. Mas afinal, o que é TV OLED?

O que é TV OLED?

Os OLEDs (do inglês, organic light-emitting diode, diodo emissor de luz orgânico) são utilizados em telas dispositivos, como televisores, monitores de computador, celulares e consoles, por dispensar outro tipo externo de luz para gerar cores às imagens. Dessa forma, ele não precisa do painel adicional de LED – utilizado em outros aparelhos, inclusive nos QLED -, permitindo que os displays com essa tecnologia sejam muito mais finos.

Além da espessura, as TVs OLED possuem a capacidade de reproduzir imagem com alto contraste (nível de preto) e cores mais realistas, ideal para quem quer investir em um home theater em casa.

Quais as melhores TVs OLED?

A Sony e a LG são as duas fabricantes que têm investido mais forte na aplicação e aprimoramento da tecnologia. Como resultado, trazem para o mercado televisores cada vez mais finos e imagens de cinema.

Leia também: TV 4k: como escolher entre Samsung, LG ou Sony

LG B7P

Membro da nova geração de TVs da LG, o modelo B7P tem o preço mais acessível da linha sem perder os principais recursos da marca, tais como: HDR Ativo, que melhora a profundidade das imagens e ainda aprimora conteúdos que não foram produzidos em HDR, além da certificação Dolby Vision e Advanced HDR by Technicolor que são garantia de bom contraste, brilho e cores.

A SmartTV OLED entrega todos os tons de preto com profundidade e contraste fora de série. Ideal para os amantes de jogos, já que tem uma “calibragem de imagem” especial para os consoles que suportam games em 4K HDR, como o Xbox One S.

Leia também: Xbox Live Gold: os melhores jogos para multiplayer online

Seu design finíssimo permite que o aparelho seja incorporado à decoração de qualquer ambiente. Enquanto seu sistema operacional webOS 3.5 combinado ao controle Smart Magic permite que o usuário navegue por catálogo ilimitado de conteúdo premium dos maiores e mais populares provedores de entretenimento do mundo, como Netflix, GloboPlay e outros.

Características da TV

  • Tamanho da tela: 55” e 65”
  • Resolução da tela: Ultra HD 4K
  • HDR Ativo
  • 4 entradas HDMI e 3 USB
  • Espelhamento de tela
  • Conversor Digital e Wi-Fi integrado
  • Consumo médio de energia: 500W

o que é TV OLED_tvs_lg-e-sony_LG

Encontre a sua TV OLED LG B7P no Mercado Livre

Leia também: Motivos para comprar uma TV 4K

Sony Bravia

Para quem veste a camisa da fabricante japonesa Sony, a linha de TVs Bravia prometem fazer bonito. Combinando design, qualidade de imagem e funcionalidade, o aparelho transforma a experiência de assistir televisão.

Através do sistema operacional AndroidTV, o usuário tem acesso a tudo – da transmissão de TV ao vivo aos conteúdos de aplicativos, jogos e mais. O destaque fica para a possibilidade de pesquisar utilizando comandos de voz. Uma facilidade e tanto para quem não quer ficar “digitando” no controle remoto.

A tecnologia OLED aliada ao processador 4K HDR X1 Extreme, revela imagens como elas realmente são, preservando brilho, contraste e vivacidade das cores. Para completar a experiência, o aparelho conta com Dolby Vision™, que destaca os tons de preto mais profundos.

O som é um show a parte! Ao contrário do padrão do mercado, na Sony Bravia o som sai da tela inteira e não de um alto-falante localizado em um ponto específico do aparelho. Essa novidade dá ao espectador a sensação de imersão no conteúdo, proporcionando novas experiências de entretenimento.

Características da TV

  • Tamanho da tela: 65”
  • Resolução da tela: 4K
  • HDR
  • Wi-Fi integrado
  • Consumo médio de energia: 477W

o que é TV OLED_tvs_lg-e-sony_SONY

Garanta já a sua Sony Bravia

Leia também: Como escolher uma TV de acordo com o tamanho do cômodo

Compare e decida

Está na dúvida entre Sony e LG? Considere se você gosta mais de jogar videogame ou consumir conteúdo online. Uma boa ideia é fazer uma lista do que não pode faltar no aparelho escolhido. Para te ajudar, listamos as principais características dos dois modelos. Agora é só escolher aquele que atende melhor às suas necessidades.

o que é TV OLED_comparativo

Leia também: TV LED, QLED e OLED: qual é a diferença entre elas

Vantagens e desvantagens de uma TV OLED

Não dá para falar de vantagens e desvantagens sem pensar no impacto que esse aparelho terá no seu orçamento. Por ser uma tecnologia de ponta, as TVs OLED ainda têm um preço salgado para o mercado brasileiro. Em contrapartida, por não ter o chamado “back light” elas consomem menos energia, aliviando um pouco a conta de luz.

Cuidados na hora de trocar sua TV

Vai comprar uma TV nova? Fique atento na hora de trocar o seu aparelho antigo. Procure por uma ONG (Organização Não Governamental) como a E-Lixo, especializada em reciclagem de resíduos eletrônicos. Lá você encontrará orientação sobre locais, formas de coleta e descarte dos lixo eletrônico.

Agora que você já sabe o que é TV OLED, escolha o aparelho que mais combina com a sua casa e aproveite para chamar os amigos para curtir os jogos da seleção ou maratonar aquela série que acabou de estrear.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!