Equipamentos para melhorar o sinal do WiFi

Um bom sinal de WiFi depende de um sinal de qualidade, um roteador que encaixe no perfil do local e um repetidor para aumentar o alcance. Saiba como escolher o seu.

O WiFi é um dos meios de conexão mais populares entre os brasileiros. Ele permite o acesso à internet simultaneamente entre diversos dispositivos sem a necessidade de um fio.

Apesar de ser uma das tecnologias mais modernas e indicadas para os usuários em domicílio, ainda pode apresentar problemas de lentidão e quedas de conexão. Isso acontece tanto pela qualidade do sinal da operadora, quanto dos aparelhos que transmitem este sinal.

O roteador é o principal equipamento de conexão com a internet, que pode ser equipado com um repetidor de sinal, fazendo com que aumente o alcance para uma área maior do que a delimitada sem o aparelho.

Saiba escolher os equipamentos para melhorar o sinal do WiFi

Roteador

Para descobrir o melhor roteador para a sua casa, é necessário analisar algumas características técnicas. A primeira delas é a quantidade de antenas. Quanto maior o número, maior o alcance e estabilidade da conexão. Porém, a grande quantidade de antenas pode reduzir o alcance vertical da rede sem fio. Isso significa que se quiser distribuir o sinal entre dois andares, o roteador com mais antenas não será o suficiente.

Analise a frequência do roteador, que pode ser 2,4 ou 5GHz. É esse número que determinará a velocidade e o alcance. As conexões de 2,4GHz permitem maior alcance do sinal longe do roteador, porém, com menor velocidade. Já as conexões de 5GHz possuem maior velocidade, com menor alcance.

Outra característica a ser observada é a velocidade do roteador, calculada em uma unidade chamada mbps. Quanto maior o número, mais rápida será a conexão com servidores internos, como compartilhamento em Dropbox e impressora.

Agora que você já sabe analisar as características de um roteador, saibas quais são os melhores modelos disponíveis no mercado:

TP-Link WR941HP

Costuma ser uma das escolhas de quem está insatisfeito com o modem oferecido pela operadora de internet. Por ser um dispositivo com frequência 2,4GHz, é uma ótima opção para quem precisa de um sinal que alcance uma área grande sem precisar de um repetidor.

O TP-Link WR941HP é indicado para locais com até 900m², possui ótimo alcance para casas com muitas paredes, que costumam afetar o sinal de um repetidor.

Apresenta boa estabilidade, mesmo com diversos usuários ao mesmo tempo, graças às três antenas de oito decibéis (Dbi). Cada uma é amplificada para até cinco vezes a potência da maioria dos roteadores básicos disponíveis no mercado.

O principal ponto negativo deste aparelho é o seu tamanho. Por ser muito grande, precisa de um espaço reservado para poder ser equipado junto das antenas e do modem da operadora.

melhorar o sinal do WiFi TP-Link WR941HP

Compre o seu roteador TP-Link WR941HP

TP-Link Archer C60

Além de ser de alta qualidade, este modelo da TP-Link oferece design inovador para não influenciar negativamente na sua decoração. É equipado com a tecnologia Dual Band, ou seja, possui tanto a frequência de 2.4GHz em três antenas, quanto a de 5GHz em duas antenas. O roteador é capaz de direcionar o alcance do sinal para as regiões com aparelhos conectados.

O principal diferencial do Archer C60 é a quantidade de tecnologias e facilidades que podem ser acionadas através do aplicativo Tether para tablets e smartphones. Uma delas é a função QoS, que prioriza tráfego para certos serviços, como voz, vídeo e jogos.

O Controle dos Pais é uma boa solução para quem tem filho pequeno em casa e precisa limitar o acesso à internet. Com ele, é possível bloquear ou liberar o acesso a determinados sites ou palavras presentes na URL do site.

Já a rede de convidados é ideal para quem deseja permitir o acesso sem necessidade de senha, mas com restrições de segurança para os visitantes.

melhorar o sinal do WiFi TP-Link Archer C60

Foto: Divulgação/TPLink

Encontre o TP-Link Archer C60 por diferentes faixas de preço

D-Link DIR 822

Também é um roteador com tecnologia Dual Band que apresenta a frequência 2.4GHz e 5GHZ no mesmo roteador. Porém, possui uma antena a menos do que o TP-Link Archer C60. Apresenta boa estabilidade, sendo indicado para atender ambientes com até 200m², e ótima qualidade de sinal.

Também permite o acesso dos visitantes sem precisar distribuir a senha do WiFi, assim como a função QoS, que prioriza conexões e pode até reduzir a banda larga dos visitantes.

Por possuir uma antena a menos do que o modelo da TP-Link e um valor médio de venda mais baixo, pode ser uma boa opção para quem precisa economizar alguns reais.

melhorar o sinal do WiFi D-Link DIR 822

Foto: Divulgação/D-Link

Compre o D-Link DIR 822 no Mercado Livre

Linksys E900-BR

Se você costuma ter dificuldade para instalar equipamentos e isso acaba sendo um grande empecilho para fazer mudanças em casa, o Linksys E900-BR é uma ótima solução.

A fabricante promete a instalação completa com apenas três passos descomplicados, que são detalhados no guia de início rápido. Além disso, oferece toda a segurança que uma internet sem fio doméstica necessita graças à criptografia sem fio e firewall SPI embutido, que rastreia as conexões de rede que passam por ele, protegendo contra possíveis ataques de hackers.

A frequência de 2.4GHz permite que o sinal alcance até dois andares com alta qualidade, sendo um dos produtos de maior custo-benefício do mercado atualmente.

De design high tech, é mais um aparelho que não precisa ficar escondido, podendo fazer parte da decoração da mesa ou estante. Outro ponto positivo é a ausência de luzes na parte da frente do modem, que podem incomodar quem precisa colocá-lo no quarto.

melhorar o sinal do WiFi

Foto: Divulgação/Linksys

Adquira um equipamento de alta qualidade no Mercado Livre

Intelbras HotSpot 300

A IntelBras é uma marca brasileira reconhecida por equipamentos de monitoramento e segurança que também desenvolveu roteadores de boa qualidade.

É ideal para escritórios e estabelecimentos comerciais, pois suporta até 60 aparelhos conectados ao mesmo tempo. Além disso, possui tecnologia que oferece acesso ao WiFi sem necessidade de senha, apenas com um check-in na página do estabelecimento no Facebook. Com isso, é possível analisar dados e informações dos clientes para melhorar o serviço do local. Caso o usuário não tenha um perfil na rede social, também é possível oferecer uma senha.

Esse roteador permite a criação de duas redes diferentes: uma para clientes e outra para funcionários.

melhorar o sinal do WiFi Intelbras HotSpot 300

Foto: Divulgação/Intelbras

Compre um Intelbras HotSpot 300 e impulsione o perfil no Facebook do seu estabelecimento

Tp-link Archer Ac3200

Quem tem a necessidade de investir em um aparelho de excelente potência, mesmo que mais caro, não vai se arrepender de comprar o Tp-link Archer Ac3200. Não tenha preocupações ao conectar diversos dispositivos ao mesmo tempo realizando atividades que exigem muita internet, como jogos online e televisão com imagem HD. A tecnologia Tri Band oferece frequências diferentes em 2.4 e 5.0GHz que garantem que a internet não vá cair ou travar, tudo com ótima qualidade de imagem.

Além disso, as seis antenas de alto desempenho dão conta do recado e oferecem um sinal estável e de ampla cobertura em ambientes de até três andares.

Assim como o modelo Archer C60, oferece todas as facilidades do aplicativo Tether, como Controle dos Pais e rede para convidados.

melhorar o sinal do WiFi Tp-link Archer Ac3200

Foto: Divulgação/TPLink

Compre o Tp-link Archer Ac3200 para ter uma internet de excelente qualidade

Repetidor de sinal

Se o roteador e a operadora de internet já são de qualidade, mas ainda não alcançou a performance desejada, você pode potencializar o WiFi com um repetidor. Ele é responsável por multiplicar o alcance do roteador, ampliando a área de cobertura do sinal para cômodos que não tinham acesso.

Lembrando que o repetidor não funciona sozinho, ele precisa trabalhar em conjunto com o roteador para deixar o sinal original mais forte.

O repetidor é como um amplificador estéreo do WiFi. Usa de uma fonte elétrica para aumentar o sinal original. Para isso, possui duas antenas para captação e transmissão do sinal.

A maioria funciona através de conexão com uma tomada elétrica normal e pode ser configurado através de um aplicativo ou botão WPS, que nada mais é do que um padrão de segurança de rede que permite a comunicação entre dispositivos habilitados pela rede.

A instalação do repetidor em local inadequado pode resultar em perda de até 50% da velocidade original. Para saber a melhor local de instalação, consulte aplicativos que analisam e solucionam problemas relacionados ao WiFi, como o NetSpot.

Saiba as características dos melhores modelos disponíveis no mercado para adquirir o repetidor ideal:

D-Link DAP-1520

  • Instalação diretamente na tomada;
  • Dual Band: possui prequência em 2.4 e 5.0GHz;
  • Configuração em apenas três passos, de acordo com a marca;
  • Velocidade máxima de 750 Mbps.
melhorar o sinal do WiFi D-Link DAP-1520

Foto: Divulgação/D-Link

Compre o seu repetidor D-Link DAP-1520 para melhorar o sinal do WiFi

Intelbras NPLUG

  • Instalação diretamente na tomada;
  • Frequência do sinal de 2.4GHz;
  • Velocidade máxima de 150 Mbps;
  • Pode ser usado como roteador principal de ambientes pequenos;
  • Conecta a Smart TV na internet sem receptor de Wi-Fi integrado.
melhorar o sinal do WiFi Intelbras NPLUG

Foto: Divulgação/Intelbras

Encontre o Intelbras NPLUG por diferentes preços no Mercado Livre

TP-Link TL-WA850RE

  • Instalação diretamente na tomada;
  • Tecnologia WPS que permite pareamento com o roteador;
  • Frequência do sinal de 2.4GHz;
  • Velocidade máxima de 300Mbps;
  • Gerenciamento unificado através do aplicativo Tether.
melhorar o sinal do WiFi TP-Link TL-WA850RE

Foto: Divulgação/TPLink

Adquira o seu TP-Link TL-WA850RE

Identifique as suas necessidades para comprar o equipamento que você precisa para melhorar o seu sinal de WiFi!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!