Como transformar TV em Smart TV

Você sabia que a sua televisão pode ganhar diversas funções com a ajuda de pequenos equipamentos? Descubra como transformar TV em Smart TV.

Conectividade, atualmente, é uma função essencial para qualquer aparelho. Por isso, os televisores não escapam dessa tendência e precisam ter essa característica para atrair cada vez mais consumidores e entregar uma experiência completa. Mas se você tem uma televisão comum e que não possui essas qualidades, saiba como transformar TV em Smart TV.

É possível fazer essa mudança sem gastar muito, já que você não terá que comprar um novo aparelho cheio de funções. Na verdade, basta um aparelho para que você faça isso e abra um universo de possibilidades por meio do controle remoto ou de um aplicativo por onde você controla tudo.

Como transformar TV em Smart TV

Existem dispositivos específicos, de diferentes marcas, que fazem com que um televisor normal, sem essas funções possam se conectar à Internet e a uma infinidade de aplicativos. Tornando-se, assim, um equipamento que permite acessar tudo isso.

Veja os dispositivos mais populares do mercado e escolha o que mais combinar com você.

Apple TV

Apple TV é o mais popular da nossa lista. É um dos primeiros nomes que vem à mente quando o assunto é um aparelho para deixar a sua televisão Smart e se trata de um queridinho entre os consumidores.

Atualmente, você encontra dois modelos: o da 4ª geração, lançado em 2015, e o 4K: modelo mais recente de 2017. A versão mais nova tem opção de armazenamento de 32 GB. Já o modelo 4K também é encontrado com 64 GB de capacidade.

A opção da  4ª geração reproduz tudo em Full HD e a mais atual suporta resolução Ultra HD. Ambas reproduzem 60 quadros por segundo.

Outra novidade é que o modelo mais novo apresenta imagens com cores mais vivas por conta dos suportes Dolby Vision e HBR10. O processador também está melhor. Com o A10X Fusion, mesmo chips dos smartphones iPhone 8 Plus e iPhone 8.

Em termos de design, nada mudou. O produto continua sendo uma caixa preta, com 9,8 cm de lado, cantos arredondados e peso de 425 g. O que muda está na parte de trás: a Apple removeu a saída USB-C. A alternativa em 4K tem entrada somente para HDMI.

O item lançado em 2015 vem com Bluetooth 4.0 e Wi-Fi. Já o de 2017 recebeu um upgrade e tem Bluetooth 5.0 e Wi-Fi dual band. Mas certas coisas nunca mudam, certo? O controle “Sire Remote” permanece e tanto o modelo da 4ª geração quanto a Apple TV 4K possuem infravermelho.

como transformar TV em Smart TV_Apple_TV

Confira o seu Apple TV

Xiaomi Mi Box

O Xiaomi Mi Box tem o funcionamento muito parecido com o do Apple TV 4K e tem a capacidade de transformar sua TV em Smart TV utilizando a entrada HDMI. O aparelho roda Android TV, uma versão do software destinada à tela grande. Com ele, você consegue baixar e instalar aplicativos e jogos e salvá-los na memória interna.

O dispositivo vem com conexão Bluetooth para que consiga emparelhar caixas de som e fones de ouvido sem fio. Também acompanha controle remoto que atende comando de voz.

O Xiaomi Mi Box tem alta qualidade de imagem e suporta a tecnologia HDR, recurso que deixa as cores com mais vivacidade. Essas características são as mesmas que atraem os consumidores que escolhem televisões mais modernas.

A box Android da Xiaomi é uma das poucas no mercado com Chromecast integrado, que recebe conteúdo vindo do celular, desde a tela inteira até um aplicativo específico. Você pode acionar essas funções quando um app não estiver disponível para download na Play Store para Android TV e for compatível. Por exemplo, o Google Fotos que não tem versão para TV, mas pode ser acessado via smartphone.

O aparelho tem 8 GB de espaço interno e porta USB para conexão com pendrive.

como transformar TV em Smart TV_xiaomi-tv-box

Confira o seu Xiaomi Mi Box

Chromecast

O Chromecast é do Google e está em sua segunda geração. A primeira versão apareceu por aqui em 2013. E o Chromecast 2 surgiu em 2015. Os dois possuem resolução máxima em Full HD, o que significa que não suportam exibições em 4K ou HDR. O sistema operacional dos dois é uma espécie de versão modificada do navegador Google Chrome.

Você controla o dispositivo pelo aplicativo Google Home, disponível para Android, iOs, Windows e Chrome OS. Nenhum dos modelos acompanha controle remoto, já que tudo é feito pelo app.

O que diferencia Chromecast 1 de 2 é o design. O primeiro tem formato de pendrive com conexão para HDMI e o segundo possui um pêndulo. O plugue fica em uma haste flexível, o que facilita para conectá-lo a TVs fixas em paredes e a base vem nas cores preta, verde limão e coral. No entanto, o modelo de 2013 tem só um tom.

Com o Chromecast 2, você tem conexões mais estáveis. Assim, você pode assistir aos seus filmes favoritos sem que fique travando.
como transformar TV em Smart TV_Chromecast

Encontre o Chromecast perfeito para você

Microsoft Wireless Display Adapter

A opção da Microsoft é o Wireless Display Adapter. O dispositivo é compatível com as versões Windows 10 e Windows 8.1. Ele funciona com algumas versões do Android, mas de maneira limitada.

Muito prático, ele tem um formato de pendrive e suporta plugues HDMI e USB, usado para carregá-lo. Para que seja possível ligá-lo em diferentes modelos de televisão, o modelo acompanha cabo extensor. Leveza é algo que se destaca nele: pesa apenas 162 g e você o encontra na cor preta. Transformar TV em Smart TV nunca ficou tão fácil.

De acordo com informações da marca, o alcance do Microsoft Wireless Display Adapter é de sete metros.
como transformar TV em Smart TV_Microsoft_Wireless_Display_AdapterVeja o Microsoft Wireless Display Adapter

Mx9 – TV BOX

Como transformar sua TV em Smart TV? Com o Mx9, da TV Box, a tarefa vai ser descomplicada. Ele vem com processador Quad Core, da Intel, opção que promete alto desempenho e pouco consumo energético.

O produto sustenta aplicativos de vídeo, fotos e navegadores de Internet, entre outras opções que o sistema Android é capaz de reproduzir. Para que tudo funcione perfeitamente e os programas passem sem travar, o recomendado é que sua Internet seja acima de 10 megas.

O Mx9 possui entradas USB e HDMI. Além disso, é bem leve: o seu peso aproximado é de 126 g. O modelo acompanha controle remoto, carregador, cabo HDMI, manual em inglês e teclado com LED.
como transformar TV em Smart TV__Mx9_TV_BOXAche o Mx9 e transforme sua TV

Orbisat

A Orbisat é uma empresa que se orgulha de desenvolver tecnologia de ponta. Com o aparelho da marca, você pode agendar, gravar e assistir aos seus programas quando quiser. Pause ou grave a programação ao vivo e bloqueio atrações não indicadas para os seus filhos.

O menu e a forma de instalar são super simples e o modelo vem com controle remoto de onde você escolher as funções que ele tem para oferecer. Sua conectividade se dá por meio de porta USB ou pendrive. Além disso, o Orbisat  é capaz de gravar o canal sintonizado em dispositivo USB.

Basta ler atentamente às instruções e ter o melhor aproveitamento do seu sistema.  Não se trata da opção mais avançada e tem apenas funções básicas que ajudam a melhorar a condição do entretenimento em sua casa. Mas já é um começo para quem deseja ter controle sob aquilo que deseja assistir quando quiser.

O modelo Satmax-S é o mais avançado da linha.

como transformar TV em Smart TV__Orbisat1

Confira um Orbistat

Agora você já sabe a que tipo de aparelho recorrer para transformar TV em Smart TV. Basta comprar o dispositivo que mais atende o que você precisa, pensar no custo-benefício e aproveitar todo o conteúdo que uma televisão conectada à Internet pode oferecer.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!