Como escolher um projetor ideal para você

Para usar em uma apresentação na escola, na empresa ou curtir um filme em casa, você precisa desse aparelho especial. Saiba como escolher um projetor.

como escolher um projetor

 

 

 

 

O videoprojetor auxilia em apresentações de escolas, reuniões em empresas e também é muito útil para você que quer ver um filme em uma tela gigante na sua casa. Para cada uma dessas situações, é necessário um aparelho específico. Saiba como escolher um projetor ideal para você.

Dicas de como escolher um projetor

A principal dica para escolher o seu projetor é saber ou definir em qual local ele será utilizado. Já que cada aparelho apresenta uma configuração que é mais indicada para locais com maior ou menor luminosidade. Esse ponto é um dos mais importantes, para garantir a qualidade nas imagens que serão mostradas.

Há outras características que você pode observar para melhorar a sua apresentação, como a resolução do produto. O ideal é que para vídeos a resolução seja mais alta, enquanto para as imagens estáticas, não há tanta necessidade.

Outro ponto é a potência luminosa, conhecida como lúmens. Quanto maior for o controle de luminosidade do local, menor pode ser esse número. Ou seja, locais abertos exigem um número alto, cerca de 5 mil lúmens. Já em salas bem escuras, consegue se dar muito bem com aparelhos de baixa numeração, com cerca de 1 mil lúmens.

Em relação à qualidade da projeção das imagens, existem projetores do tipo DLP (Digital Light Processing, processamento de luz digital), que são os mais comuns e baratos. Os aparelhos de melhor qualidade são de LCD ou LCoS (cristal líquido em silício), que fornecem imagens de excelente resolução.

Vale considerar também quantas pessoas vão assistir e o tamanho do ambiente. Alguns modelos, dependendo da distância e da posição, começam a distorcer a imagem que será exibida.

Os aparelhos mais modernos apresentam muitas conexões e isso também é muito importante. A conexão padrão é o HDMI, porém os modelos mais recentes já possuem, inclusive, conexão wireless.

como escolher um projetor
Encontre o projetor ideal para você

Como escolher um projetor para o escritório

O projetor para o escritório não precisa ser um dos modelos mais top de linha, já que, normalmente, com esse aparelho são exibidas planilhas e apresentações. Porém, um dos pontos importantes a se observar é o controle de luminosidade do ambiente.

Com locais onde você consegue ajustar a iluminação, é possível comprar um projetor com lúmens mais baixos. Mas como nem sempre você terá esse controle total, uma boa opção é o projetor multimídia.

Esse modelo costuma apresentar uma boa quantidade de lúmens, que funciona muito bem com os mais diferentes tipos de ambiente. Além disso, o multimídia apresenta uma boa quantidade de entradas para conexão, facilitando a projeção do seu trabalho. Além disso, ele funciona bem para as imagens e para vídeos.

como escolher um projetor

Faça as suas apresentações com imagens de qualidade

Como escolher um projetor para sala de aula

As aulas estão cada vez mais multimídia, com o uso de apresentações em Power Point e vídeos. Dessa forma, é necessário um equipamento que supra todas essas necessidades, e que ainda se adeque aos diferentes locais e tipos de iluminação.

O aparelho mais indicado para o uso em sala de aula, principalmente pelos professores, é o miniprojetor. Ele é um modelo compacto e ideal para esses locais por muitos motivos. Um dos principais é que ele é portátil, leve e de fácil deslocamento.

Outra situação é a boa quantidade de lúmens, que fica em uma média de 1 mil a 2 mil, conseguindo se adequar bem a locais com bom controle de iluminação e também quando não há tanta possibilidade de ajuste.

como escolher um projetor

Use o miniprojetor para dar aula ainda melhores

Como escolher um projetor para ver filme em casa

Para ver filme em casa, a situação é até mais simples, já que você consegue ter total controle sobre o ambiente. Assim, é possível deixar o espaço completamente escuro, o que vai ajudar na hora de escolher o seu projetor.

A sua experiência vai ser incrível, principalmente com um projetor Full HD. Esses modelos são indicados para vídeos, já que conseguem reproduzir as imagens com muita qualidade e excelente resolução. Além disso, esses produtos apresentam baixa quantidade de lúmens, o que é ótimo para ambientes escuros e com iluminação controlada.

Principalmente para esse produto, é interessante buscar aparelhos com várias entradas e saídas de áudio e vídeo. Isso ajuda a projetar as imagens e melhora a qualidade do som. Para praticamente criar um “cinema em casa”, você pode utilizar um home theater e incrementar ainda mais a sua experiência e dos seus amigos.

como escolher um projetor

Veja filmes como se estivesse em um cinema

Leia também: Cinema em casa: aprenda como montar o seu

Com todas essas dicas, você já sabe como escolher um projetor. Selecione o modelo que mais se encaixa nas suas necessidades, como usar no escritório, na empresa ou em casa. Depois disso, é só curtir boas imagens e caprichar nas apresentações com um aparelho de alta qualidade.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!