Como escolher a TV de acordo com o tamanho do cômodo

Está em dúvida sobre qual aparelho deve comprar para a sala, quarto, cozinha ou área externa? Confira algumas dicas para não errar na hora da compra.

Ter uma TV de qualidade e tecnologia avançada são as principais características que vêm na cabeça de quem deseja comprar um aparelho novo. Porém, saber escolher o tamanho ideal é tão importante quanto isso.

Existem inúmeras opções de tecnologias diferentes, assim como de tamanho. Para saber os ideais, tudo vai depender do ambiente em que deseja instalar a televisão, pois o tamanho do espaço influencia diretamente nessa escolha. Afinal, de que adianta ter um televisor enorme, se não conseguirá aproveitar todas as suas especialidades em um ambiente pequeno, não é mesmo?

Quanto à resolução, atualmente você não precisa mais sair de casa para ver seu conteúdo preferido com qualidade de cinema. É importante saber que a resolução está ligada com quantidade de pixels e não com o tamanho. Quando a especificação de um produto diz que possui resolução 1920 x 1080 (Full HD), significa que existem 1920 pixels na horizontal e 1080 na vertical. Quanto maior a quantidade, melhor a qualidade.

Entenda as diferenças entre cada tecnologia disponível no mercado:

  • HD: não existe um tamanho padrão de pixels, nem quantidade. Porém, para conseguir diferenciar os produtos, o mercado criou um padrão chamado High Definition (alta definição). Apelidada de HD, possui 1280 x 720 pixels, foi a primeira tecnologia a se encaixar nesses padrões, por isso, é também uma das mais básicas em comparação com outros produtos disponíveis. Atualmente é muito difícil encontrar um produto que tenha resolução mais baixa, a não ser que opte por um aparelho de tubo;
  • Full HD: Oferece 1920 x 1080 pixels. A maioria dos televisores, celulares e computadores possuem essa resolução. Se estiver procurando por um produto de alto custo-benefício, é provável que acabará escolhendo uma TV Full HD;
  • Ultra HD ou 4k: existe um grande salto de qualidade entre o modelo acima e o Ultra HD, também conhecido como 4k. Com 3840 x 2160 pixels, oferece quantidade de pixels quase quatro vezes maior. É comumente encontrada em televisores com telas superiores a 50 polegadas, pois uma tela menor não será capaz de mostrar toda a capacidade dessa tecnologia;
  • 8k: Apesar de ser uma opção rara, oferece qualidade muito superior às outras, com 7680 x 4320 pixels. Apesar disso, poucos conteúdos são transmitidos nessa resolução, ou seja, você pagará por uma tecnologia 8k, mas só conseguirá aproveitar 4k. Essa realidade deve mudar em breve, mas, enquanto isso, este é um investimento a ser feito somente por quem deseja comprar um televisor com mais de 80 polegadas.

Quanto mais longe sentar-se da TV, maior terá que ser a tela para notar as diferenças entre cada uma delas.

Se estiver se perguntando por que as SmarTVs não entraram na descrição das tecnologias, o motivo é simples: essa nomenclatura significa que o aparelho terá conexão com a Internet, e não faz referência à qualidade da imagem. Ou seja, existem SmarTVs com tela HD, Ultra HD, e assim por diante.

Outra característica que deve ser levada em conta é o tipo de tela: LED, LCD, Plasma ou OLED?

As TVs de LED são as mais caras, porém mais econômicas. Leves e de alta qualidade de imagem, são as mais vendidas atualmente, mas não são as mais tecnológicas: esse cargo foi ocupado pela tecnologia OLED. A diferença entre elas é que a última não precisa usar iluminação traseira, pois emite sua luz própria. Com isso, a imagem fica mais nítida, com maior espectro de cores e contrastes.

Já a TV de Plasma é ideal para ambientes escuros, perfeita para quem deseja criar um clima de cinema com home theater. São mais pesadas e consomem mais energia. Por fim, a TV LCD é ótima para ambientes menores e claros, como o quarto. Consome pouca energia e reflete pouco com alta iluminação.

Por mais que possa parecer complicado analisar tudo isso em um só aparelho, é importante entender sobre o assunto para fazer o melhor investimento. Depois de analisar todas as tecnologias, o próximo passo é escolher o tamanho.

Saiba como escolher a TV de acordo com o tamanho do cômodo

Sala

O mais importante na hora de definir o tamanho do televisor é considerar a profundidade do cômodo onde ela será instalada. A distância entre o sofá e a TV deve ser por volta de três vezes o tamanho da diagonal da tela. Por exemplo, a TV de 42 polegadas possui 106,68cm, para ficar perfeita, ela precisa estar em um ambiente de, no mínimo, 3,20m de profundidade. Dessa forma, a visualização da imagem será mais nítida.

Grande parte das pessoas acreditam que quanto maior for a TV da sala de estar, melhor. Porém, se a sua sala for muito pequena, um televisor maior do que o recomendado pode causar até mesmo problemas de visão.

TV de acordo com o tamanho sala

Confira uma seleção de TVs de 42 polegadas disponíveis no Mercado Livre

Quarto

Dependendo do tamanho do seu quarto, não será possível montar uma sala de cinema particular, afinal, o cômodo costuma ser ainda menor do que a sala.

O importante, no momento de compra, é analisar suas reais necessidades e funções do aparelhos, por exemplo, você precisa de diversas entradas HDMI? Ou sua rotina será facilitada com a tecnologia da Smart TV?

As TVs LCD são ideais para ambientes com boa iluminação e pequenos, como os quartos. Além de terem tela propícia para isso, costumam vir com bastante quantidade de entradas, podendo ser usadas também como monitor de computador.

Televisores que possuem entre 29 e 34 polegadas são recomendados para quartos com, no mínimo, 12m², enquanto os de 34 a 40 polegadas são ideais para lugares de até 24m².

A altura ideal para posicionar TV no quarto no suporte ou rack deve ser calculada de acordo com o gosto do usuário. É necessário tomar cuidado para que o aparelho não fique alto demais, a ponto de afetar a saúde, causando dores nas costas, torcicolo e problemas de visão.

Existe um cálculo básico para ajudar neste momento: meça a distância entre o usuário e a tela em centímetros e divida este número por cinco. O resultado é a medida perfeita para a altura da tela em centímetros.

TV de acordo com o tamanho quarto

Compre agora a sua TV de 29 polegadas

Cozinha

Diferente dos outros cômodos, o principal problema de colocar um TV na cozinha é o local onde será instalada. Existem armários com local reservado para embutir uma televisão, o que facilita a instalação e a limpeza, além de garantir o melhor aproveitamento do espaço. Atente-se também à localização. Dê preferência para um local que esteja longe tanto da pia, quanto do fogão, evitando assim acidentes com água ou comida.

Como este, provavelmente, não será o principal cômodo para assistir TV, invista em opções mais baratas e de tamanho médio ou pequeno, como uma TV LCD, com definição HD, de 24 polegadas.

TV de acordo com o tamanho cozinha

Veja opções de TV com 24 polegadas por diferentes faixas de preço

Área externa

O principal problema das varandas, sacadas ou qualquer outra área externa é a intensidade de luz, que é maior nesses ambientes. Os reflexos interferem diretamente na qualidade da imagem, por isso, vale à pena investir em um aparelho com tecnologia OLED, que são mais avançadas e não vão enfrentar dificuldade em transmitir imagens de excelente qualidade mesmo com adversidades.

Redobre a atenção para que a sua TV não seja danificada de forma alguma. Escolha um local que seja protegido de luz, sol e chuva. Dessa forma, a vida útil do seu equipamento será mais longa, fazendo valer o investimento que esse tipo de produto exige.

O tamanho vai variar do ambiente: em uma varanda gourmet pequena, uma televisão de 32 polegadas já é suficiente. Para uma casa com quintal e churrasqueira, a TV de 42 polegadas vai combinar perfeitamente.

TV de acordo com o tamanho área externa

Compre agora a sua TV com tecnologia OLED

Por ser um investimento alto em comparação com muitos outros itens de uma casa, é importante ter consciência de todos os detalhes e características da TV que deseja para gastar o seu dinheiro de maneira inteligente e consciente. Siga essas dicas para não errar nas compras.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!