Como conectar o celular na TV

Os aplicativos de streaming expandiram o consumo de conteúdo na internet. Para ver tudo em tela grande e com qualidade, saiba como conectar o celular na TV.

Data do texto de Como conectar o celular na TV

O consumo de conteúdo online, seja no Youtube ou em aplicativos de streaming, como Netflix e Spotify, cresce a cada dia. Seja para ver vídeos, filmes ou clipes, você precisa de uma tela maior e com mais qualidade. Por isso, saiba como conectar o celular na TV e tenha uma melhor experiência para consumir conteúdo.

Uma das causas do crescimento dessas plataformas de streaming e do uso da TV para assistir as suas produções, é o maior acesso a internet pelos brasileiro. Segundo o IBGE, 70% dos lares brasileiros já têm essa conexão, de acordo com pesquisa realizada em 2017 e divulgada ano passado.

E toda essa conexão está diretamente ligada ao aumento do número de celulares e smart TVs. Com mais smartphones e televisões com conectividade, consequentemente mais pessoas estão consumindo conteúdo online. Se você ainda não tem uma Smart TV, veja outras formas de espelhar o seu celular no televisor e curta filmes e séries de maneira ainda mais imersiva.

Aprenda como conectar o celular na TV

Existem muitas maneiras de conectar o celular na TV. Há vários dispositivos que te ajudam a fazer a conexão. São cabos e até mesmo aplicativos dos próprios smartphones que conseguem resolver essa questão. No caso, tudo vai depender da sua escolha e de quanto pretende investir em cada aparelho.

Apple TV

Para os usuários de iphone essa é a principal forma de conectar o seu celular na TV. Usando o Apple TV você consegue fazer várias ações com o seu smartphone, inclusive espelhar as imagens do aparelho para a televisão, tudo por meio do sistema Airplay. Com todos os dispositivos ajustados, chegou a hora de fazer a conexão.

Primeiro de tudo, ligue a televisão e conecte o Apple TV no seu aparelho. Com o seu iphone, abra a central de controle e selecione a opção “Airplay mirroring” (ou espelhamento do Airplay) e, em seguida, escolha Apple TV, para  finalizar o processo. Agora, os vídeos que você iniciar no celular, serão espelhados na televisão.

Como conectar o celular na TV com AppleTV

Conecte o iphone na TV com o Apple TV

Chromecast

Para os usuários de celulares Android, uma das melhores opções é o Chromecast. O dispositivo da Google precisa ser conectado na sua televisão e estar logado na mesma rede wi-fi que o seu smartphone. Feito isso, é só fazer o espelhamento.

Para conectar seu celular Android na TV, é preciso baixar o Google Home, para que você consiga gerenciar os aplicativos. É necessário ter uma conta de e-mails da Google para acessar a interface do dispositivo.

Depois de todo o cadastro, a tela do celular irá mostrar os aplicativos e basta selecionar aquele que você for usar para iniciar a transmissão. Além disso, o seu smartphone se tornará, praticamente, um controle remoto do seu televisor, tendo mais uma excelente função.

Como conectar o celular na TV com o Chromecast

Use o Chromecast para espelhar o celular na TV

Miracast

Outra maneira muito legal e diferente de conectar o celular na TV é usando a tecnologia Miracast, desenvolvido pela wi-fi Alliance. Esse sistema é compatível somente com os dispositivos Android, e está presente na maioria dos televisores do mercado nacional, transmitindo sem a necessidade de wi-fi ou bluetooth, fazendo a conexão direta com Smartphone.

Para fazer conectar, é importante que os dois dispositivos, tanto a TV, quanto o celular tenham essa conexão. As televisões compatíveis podem apresentar nomenclaturas diferentes para o sistema. Dependendo do modelo, pode aparecer Screen Mirroring, Espelhamento de Tela ou Miracast.

Leia também: Entenda o que é Miracast

Cabo HDMI

Para uma conexão mais simples e, até mesmo, mais segura, você pode apostar em um cabo HDMI para celular. Com esse acessório, não será preciso nenhum tipo de conexão via wi-fi ou bluetooth. Basicamente, você precisará conectar o seu smartphone ao cabo, que deverá ser ligado à TV.

O detalhe interessante é que a conexão, por ser analógica, é bem mais estável e segura. Além disso, vale a pena prestar bastante atenção aos conectores para que você tenha o adaptador ideal para a sua TV e seu celular. Segundo a própria HDMI, existem 5 tipos diferentes:

  • Cabo HDMI Padrão: Esse é o modelo mais encontrado no mercado. Transmite todos os tipos de conteúdos, e vídeos em 1080i ou 720p
  • Cabo HDMI Padrão com Ethernet: Ele tem, basicamente, as mesmas funções do que o modelo anterior, porém conta com a conectividade Ethernet, utilizada para redes locais.
  • Cabo HDMI Padrão automotivo: Esse modelo também possui a mesma funcionalidade que o modelo básico. Entretanto, esse conector é específico para o uso em automóveis.
  • Cabo HDMI de alta velocidade: Um dos modelos mais avançados atualmente. Ele trabalha com resoluções de 1080p, mas também suporta as mais novas tecnologias 4K e 3D. É o modelo ideal para quem for usar para jogos ou ver filmes no Blu-ray.
  • Cabo HDMI de alta velocidade com Ethernet: Com a mesma funcionalidade que o modelo anterior, ele tem o diferencial de ter a conectividade Ethernet, para redes locais.

Agora que você conhece os modelos de cabo HDMI, dá para escolher o melhor e o que vai servir bem para fazer a conexão com a sua TV. Feito isso, é só curtir o conteúdo na sua TV.

Como conectar o celular na TV com cabo HDMI

Veja ofertas de cabo HDMI para celular

Cuidados na hora de conectar o celular na TV

Já que se tratam de conexões com e sem fio, é sempre importante tomar cuidado para que o seu celular, sua televisão e demais dispositivos funcionem perfeitamente e durem por mais tempo.

São precauções básicas tanto no funcionamento dos aparelhos, quanto na própria manutenção e segurança da rede. Tudo isso vai permitir que você curta filmes e séries com mais qualidade e tranquilidade.

  • Na maioria dos casos, você precisará de uma conectividade wi-fi. Por isso, use um roteador de qualidade.
  • Sempre conecte, tanto a sua TV, quanto os demais dispositivos, Chromecast e celulares, em redes seguras, de preferência, na sua rede.
  • Como você compartilhará conteúdo e informações, mantenha a sua rede sempre protegida, para evitar “vazamento” de dados.
  • Seguindo a mesma linha, busque sempre por produtos originais. Dessa forma você garante qualidade e segurança para os seus produtos.
  • Os cabos HDMI são muito sensíveis e queimam facilmente. Por isso, só insira ou retire o cabo com a tv desligada.
  • Na hora de escolher um cabo HDMI, pegue um com boa qualidade e, de preferência, não muito comprido. Quando maior o cabo, maior a interferência nos dados durante a transmissão.

Com todos os cuidados e dicas, você já sabe como conectar o celular na TV com segurança. Veja qual dos tipos de transmissão é a melhor para o seu uso diário e aproveite bastante filmes, clipes e séries com uma experiência de imersão única.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!