Mercado Livre lança serviço de pick-up in store

Empresa será o primeiro marketplace do país com o serviço de retirada de produtos em lojas físicas. A varejista Saraiva já testa o modelo em parceria com o site.

O Mercado Livre, o maior marketplace da América Latina e líder em comércio eletrônico no Brasil, anuncia o serviço de pick-up in store para seus consumidores. A partir desta semana, será possível aos clientes da plataforma retirarem as compras realizadas no site diretamente nas lojas físicas das marcas participantes. A Saraiva, uma das maiores redes varejistas de educação, cultura e entretenimento, é uma das primeiras a testar o novo modelo.

O Mercado Livre será o primeiro marketplace do país a lançar a funcionalidade. Com tecnologia desenvolvida integralmente pela plataforma, o serviço terá frete grátis e será oferecido, neste primeiro momento, para as Lojas Oficiais que comercializam na plataforma e que já estão integradas ao site do marketplace, em São Paulo. A Saraiva é uma das primeiras a testar o modelo para compra de produtos da categoria de livros, com a possibilidade de retirada em duas lojas na cidade de São Paulo, unidades do Shopping Eldorado e Center Norte.

“Este formato de integração de estoques e vendas entre o online e o físico é a última tendência de varejo em termos de modelo de negócio. Com esse projeto, visamos trazer comodidade aos clientes, que podem escolher o melhor dia e momento para retirar os produtos adquiridos no site”, afirma Cristina Farjallat, Diretora de Marketplace do Mercado Livre no Brasil.

Como a Saraiva, as varejistas Lojas Mel, Miami Store e Dutra Máquinas também participam da fase inicial de testes do projeto. Já estão ativos na plataforma do Mercado Livre quase seis mil anúncios, nas categorias: smartphones, livros, televisores, notebooks, cozinha, decoração, eletrodomésticos, ferramentas, beleza e cuidado pessoal, brinquedos, bebidas, vídeo games e jogos.

Além da comodidade para o cliente, que passa a contar com mais uma solução logística, a iniciativa expande a possibilidade de conversão de vendas para o lojista com o aumento do fluxo nas lojas físicas. Segundo dados de mercado, estima-se que hoje a funcionalidade de retirada em loja tem cerca de 20% a 30% de penetração.

“Com esta iniciativa, nós reforçamos nossa estratégia e posicionamento omnichannel, seja pelo próprio site de e-commerce da Saraiva, lojas físicas em todo o Brasil ou pela nossa loja exclusiva dentro do Mercado Livre, integrando cada vez mais o online e o físico independentemente de onde o cliente opte por comprar”, explica Felipe Pavoni, diretor de e-commerce da Saraiva. “Trata-se de uma iniciativa inovadora, com a oferta de um serviço cada vez mais completo, com mais conveniência, praticidade e que se adeque as necessidades e preferências dos nossos clientes”, reforça o executivo.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!