Mercado Livre dá dicas para compra e aluguel online de imóveis

A cada ano a internet se consolida como o meio mais importante para avaliação de produtos, serviços e bens como automóveis e imóveis. No caso do mercado imobiliário, por exemplo, um levantamento do Google apontou que em 2017, as pesquisas online para compra, venda ou aluguel de imóveis no Brasil cresceram 44% no primeiro semestre, em comparação ao mesmo período de 2016.

Pensando nisso, o Mercado Livre recomenda alguns passos para decidir onde viver pelos próximos anos. Confira abaixo:

1. Locação ou compra

O primeiro passo é definir se pretende adquirir ou alugar um imóvel. No caso de compra, avalie como é a região, a segurança, o que ela oferece e seu potencial de valorização. Empreendimentos novos e/ou próximos de locais que atraem maior circulação de pessoas como supermercados, shopping centers e estações de metrô/trem têm mais chance de valer mais a médio e longo prazo. Caso opte por alugar, também é importante levar em conta estas particularidades (exceto valorização), assim como o uso que se fará do imóvel e quanto tempo pretende morar nesse local.

2. Perfil do imóvel

Liste suas necessidades. Para decidir entre casa ou apartamento, analise seu estilo de vida e identifique o que é essencial para seu novo lar. Fatores como número de filhos, carros e animais de estimação são importantes para definir a quantidade de dormitórios, vagas na garagem, o tamanho do espaço necessário, se precisa de sacada, quintal, entre outros.

3. Faixa de preço

Com base no modelo de imóvel que busca, analise a média de quanto eles custam e estabeleça o valor máximo que pretende desembolsar.

4. Localização

Mapeie os bairros onde deseja viver e explore tudo que eles oferecem: se possuem fácil acesso ao transporte público (estações de metrô/trem ou pontos de ônibus), são próximos aos locais onde trabalha/estuda, possibilitam fácil acesso às principais vias que você usa para se deslocar, se contam com opções de padarias, supermercados e farmácias, por exemplo.

5. Histórico do imóvel

No caso de usado, aproveite a visita para verificar com o proprietário ou corretor suas condições estruturais e acabamentos. Cheque se os pagamentos de contas como IPTU e energia elétrica estão em dia. Assim, você se assegura de todos os detalhes e se antecipa a qualquer problema.

6. Extras

Compare os diferenciais. Alguns condomínios, como os construídos nos últimos anos, oferecem opções que complementam o espaço do apartamento ou suprem a falta dele. Por exemplo: área de lazer, churrasqueira, salão de festas, academia, piscina, horta e serviço de lavanderia.

7. Negocie

O valor cobrado pelo imóvel pode e deve ser barganhado. Analise o custo de propriedades similares localizadas na mesma região para embasar seu argumento.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!