Empreendedor Brasileiro vence prêmio latino-americano do Mercado Livre

Empreendedores de sete países da América Latina participaram da premiação que reconhece histórias inspiradoras desenvolvidas através do comércio eletrônico

O mineiro Raul Tavares de Prado, de Guaipava, vilarejo próximo a Alfenas (MG), foi vencedor da final regional do Histórias que Inspiram, premiação organizada pelo Mercado Livre, empresa líder na oferta de tecnologia para o e-commerce na América Latina, em parceria com a Endeavor. Filho de um agricultor e de uma dona de casa, Raul empreendeu desde muito cedo e, há 10 anos, encontrou no Mercado Livre uma oportunidade de negócio lucrativa e cheia de propósito: a venda de antenas de telefonia para conectar populações rurais. Além do brasileiro, o argentino Valentino Romano também foi premiado, em decisão atípica que elegeu dois vencedores na mesma edição. Ambos receberão US$ 15 mil, além de mentoria com especialistas da Endeavor para expandir o negócio.

Outros cinco representantes (Chile, Colômbia, México, Uruguai e Venezuela) participaram da competição, e contaram suas histórias em Buenos Aires para os jurados. A especialista em sustentabilidade do Mercado Livre, Laura Motta, comenta a importância da premiação: “O Prêmio Histórias que Inspiram visa reconhecer empreendedores que tiveram a oportunidade de mudar suas vidas e alavancar seus negócios a partir do nosso marketplace. É gratificante conhecer e reconhecer essas histórias, tangibilizando o impacto do Mercado Livre na geração de renda e na democratização do comércio eletrônico”, diz.

Confira as histórias dos vencedores

Raul Tavares – (Brasil) – Vencedor

Lojas Mineiras

Ramo: Telefonia e internet

Do vilarejo de 400 pessoas em Guaipava, próximo a Alfenas, em Minas Gerais, até a criação das Lojas Mineiras em 2008, que hoje registra 3.000 clientes por mês. O empreendedor Raul Tavares enxergou uma necessidade quando ainda morava em Guaipava, que não tinha sinal de internet ou celular. Ao comprar uma antena rural, facilitou a sua vida e resolveu facilitar a de outras pessoas da região e, aos 16 anos, começou a vender o produto pelo Mercado Livre. Aos 17, Raul se mudou para São Paulo para cursar a faculdade, trouxe o negócio para a capital paulistana, conquistou mais clientes e direcionou o negócio para venda de produtos de telefonia. Hoje, o empreendedor conta com mais de 20 colaboradores.

Vitor Romano – (Argentina) – Vencedor

Romano Maderera

Ramo: Móveis e materiais de construção

Vitor é dono da Romano Maderera, especializada na fabricação de móveis e materiais de construção feitos de madeira. O negócio tem um histórico familiar forte, com fundação em 1952 pelo avô de Vitor. Anos depois, o pai do empreendedor começou a gerir o negócio e, no ano passado, quando Vitor tinha apenas 19 anos, seu pai faleceu. O jovem empreendedor assumiu o negócio e, como uma das primeiras ações, decidiu aumentar as vendas da loja pela internet. A estratégia deu certo e, em apenas 4 meses, a Maderera triplicou seu faturamento online.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!