Cresce 55% número de compradores na categoria de Produtos Sustentáveis do Mercado Livre

O aumento em buscas avançou em 100% desde que a vertical foi criada, em junho de 2019

Estudo conduzido pelo Mercado Livre, empresa líder em tecnologia para o e-commerce e serviços financeiros da América Latina, indica um crescimento significativo de buscas e compras na seção de produtos sustentáveis em seu marketplace. Entre junho de 2019 e maio de 2020, 2,5 milhões de usuários de toda em toda América Latina compraram produtos com proposta sustentável – só do Brasil, foram 1,4 milhão de consumidores. No mesmo período, a plataforma registrou 150 mil novos compradores desta categoria na América Latina, dos quais 81 mil são brasileiros.

O levantamento “Crescimento do Consumo Sustentável on-line”, elaborado pela unidade de Publicidade do Mercado Livre, apontou que os consumidores não só têm optado por escolhas mais conscientes, – a seção de produtos sustentáveis gera 2500 novos compradores por mês – como também são leais às ofertas desta categoria. Escova de dentes de bambu, bicicletas e canudos reutilizáveis são os campeões de procura na plataforma.

O estudo ainda revelou que o número de vendedores que oferecem produtos considerados sustentáveis no Brasil cresceu 198% entre 2017 e 2020. Já a quantidade de itens da categoria teve um aumento de 322%, nesse mesmo período.

“Os números alcançados reforçam a assertividade da nossa estratégia, que tem como objetivo dar aos consumidores a oportunidade de fazer escolhas que gerem impactos socioambientais positivos”, afirma Laura Motta, Gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre..

Categoria ganha força em meio à pandemia

A seção de produtos sustentáveis ganhou ainda mais fôlego no cenário imposto pelo novo coronavírus. O levantamento do Mercado Livre apontou que o total de usuários que visitaram a seção de produtos sustentáveis no Brasil duplicou no mês de maio, na comparação com o resultado de março de 2020. O número de compradores totais da categoria cresceu 100%, enquanto o de novos compradores avançou 130% no Brasil.

“Estamos muito entusiasmados em acompanhar o avanço da procura em nossa plataforma por produtos com uma proposta mais sustentável, que responde aos anseios de uma parcela crescente da população mundial. O aumento percentual de novos compradores na vertical superou, inclusive, o avanço do site como um todo, o que pode ser um indicativo de que o brasileiro está mais maduro e consciente nas suas escolhas de consumo”, comenta Julia Rueff, Diretora de marketplace do Mercado Livre no Brasil.

Entre as linhas de produtos que mais se destacaram no período, estão os itens classificados como reutilizáveis e lixo zero, como desodorantes sem plástico, copos menstruais e sacolas ecológicas; energia renovável, como painéis solares fotovoltaicos; e mobilidade sem emissões, como bicicletas tradicionais e elétricas. Já os produtos de maior crescimento estão relacionados a cuidados pessoais e do lar.

Confira o relatório “Crescimento do Consumo Sustentável on-line”

Sobre o Mercado Livre

Fundado em 1999, o Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Para oferecer a melhor experiência a compradores e vendedores, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: o Marketplace mercadolivre.com, a fintech Mercado Pago, Mercado Envios, Mercado Livre Veículos, Imóveis e Serviços, Mercado Livre Publicidade e Mercado Shops. O mercadolivre.com é o maior e mais completo marketplace da América Latina, com 51,5 milhões de usuários ativos e mais de 11 milhões de vendedores, incluindo grandes marcas. A cada segundo, 16 vendas são realizadas na plataforma. Ao todo, são quase 290 milhões de ofertas em tempo real, distribuídas em aproximadamente 1.500 categorias e subcategorias de produtos. Vencedor em 2019, pelo terceiro ano consecutivo, do “Prêmio Top of Mind DataFolha”, categoria Site de Compras, o Mercado Livre no Brasil é líder em tráfego entre os sites de varejo, com cerca de 52 milhões de visitantes únicos/mês, segundo a Similar Web (dados de jul/20), ferramenta referência para o mercado de tecnologia e inovação.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!