Veja como evitar espinhas e manchas de acne

Pequenas mudanças na alimentação e alguns cuidados diários colaboram para uma pele saudável e livre de espinhas

Evitar o aparecimento de espinhas e manchas de acne pode ser mais simples do que você imagina. Entendendo um pouco sobre como e porque elas surgem, você é capaz de controlar e até resolver o problema. Mudança na alimentação, cuidados diários com a pele, tratamentos naturais e, é claro, o acompanhamento de um dermatologista são o combo ideal para começar a enfrentá-las.

Espinhas nada mais são que inflamações cutâneas e que, como tal, ativam a produção de melanina. Por isso, se não tratadas adequadamente podem deixar marcas escuras ou avermelhadas e até pequenos furinhos na região onde apareceram. Elas costumam surgir mais na adolescência, por conta das alterações hormonais, mas infelizmente não estão restritas à esta fase. Então, a dica é aprender a lidar com o problema desde cedo.

Saiba evitar espinhas e manchas de acne

Predisposição genética, oscilações hormonais, alimentação e falta de limpeza da pele são os fatores que influenciam na formação de espinhas. Para ajudar na prevenção e no controle de acnes, aí vão algumas dicas:

Não mexa ou cutuque a espinha

Muitas vezes, quando a espinha está se formando, ela coça. Em seguida, a região costuma ficar dolorida e pode resultar naquela pontinha de pus um pouco inchada. A recomendação durante todo esse processo é: evite, o máximo, possível mexer na acne!

De acordo com os dermatologistas, o próprio processo inflamatório pode causar manchas e até cicatrizes na pele. Se a pessoa estimular essa lesão manipulando-a constantemente, ela atrapalha a recuperação e piora o quadro. Isso porque quando você espreme o cravo ou a espinha causa uma irritação na pele e pode fazer com que a infecção se propague para camadas cutâneas mais profundas. Ou seja, a chance da marca se tornar permanente é maior.

Além de não cutucar a espinha, é importante evitar o sol porque ele estimula a inflamação. Sempre que possível, independentemente de acnes, use filtro solar.

evitar espinha_não esperemer

Ao invés de mexer na acne, busque um protetor solar para uso diário e proteja a pele

Faça a limpeza diária de sua pele

A melhor maneira de evitar a acne é criando uma rotina de limpeza da pele. Na maioria dos casos, antes de se tornar uma espinha, a acne aparece na forma de cravo. Ele é resultado de um poro entupido, causado pela produção em excesso de queratina ou pelo acúmulo de resíduos como os de maquiagem. Quando essa acne inicial entra em contato com bactérias, o corpo reage e a espinha surge.

A dica é cuidar para que os poros não acumulem gordura, seja ela de qualquer origem. A limpeza é indicada para todos os tipos de pele e deve começar com o hábito de lavar o rosto duas vezes ao dia com sabonete neutro ou antibacteriano. Você também pode utilizar a água micelar e/ou um demaquilante com o auxílio de um algodão para remover corretivos, base e outros cosméticos.

Além de limpar as impurezas, esse procedimento retira as células mortas e controla a oleosidade da pele. Em pouco tempo, você nota a diferença.

evitar espinha_limpeza de pele

Encontre os melhores demaquilantes para a limpeza diária de sua pele e evite acnes

Esfoliações periódicas também ajudam a evitar espinhas

Para um tratamento mais eficaz contra acnes, você deve aliar produtos adstringentes e esfoliantes a sua rotina de limpeza. Além dos cremes esfoliantes disponíveis no mercado, existem receitas caseiras, feitas com produtos naturais, que ajudam na abertura dos poros e na renovação das células, prevenindo e suavizando manchas.

A esfoliação para limpar a pele e evitar espinhas deve ser feita a cada uma ou duas semanas. Confira os itens mais utilizados e os seus benefícios:

  • Açúcar, café ou fubá: são responsáveis pelo atrito e pela consequente remoção das células mortas. Para o rosto, uma região mais delicada do corpo, convém utilizar produtos com grãos mais finos;
  • Mel: tem propriedades calmante, antisséptica e antibacteriana que diminuem as inflamações. Além disso, possui minerais e vitaminas que colaboram para a nutrição e a regeneração mais rápida da pele;
  • Limão: seu ácido cítrico é adstringente e ajuda no clareamento de manchas. Para a esfoliação, pode ser combinado com café ou açúcar. Mas, atenção! Tome muito cuidado com a luz solar, pois em contato com o limão pode gerar queimaduras;
  • Bicarbonato de sódio: tem ação antisséptica e anti-inflamatória. Além de esfoliar, também ajuda a regular o pH da pele;
  • Aloe vera (babosa): conhecida por sua propriedade cicatrizante, funciona muito bem para secar espinhas e auxilia no combate às manchas;
  • Aveia: os nutrientes do cereal ajudam na regeneração da pele. Pode ser combinada apenas com mel, para a esfoliação, ou com outros ingredientes para formar uma máscara hidratante.

Nunca armazene a mistura do esfoliante, ela deve ser preparada e utilizada no mesmo dia. A aplicação deve ser feita no rosto suavemente, com movimentos circulares, e o tempo de ação varia de 10 a 30 minutos. Ao final, basta enxaguar com água corrente.

Antes de experimentar novas combinações, lembre-se de contar com o suporte de um dermatologista. Alguns ingredientes podem irritar ou piorar a acne, se você for uma pessoa alérgica ou tomar sol.

evitar espinha_Esfoliação

Confira uma seleção de cremes esfoliantes para evitar espinhas e manchas de acne

Mantenha a hidratação em dia e combata as manchas de acne

A maior parte dos produtos para tratar espinhas e a esfoliação tendem a deixar a pele mais seca. Logo, é importante não deixar a hidratação de lado. Na hora de escolher o produto, a dica é dar preferência aos que têm textura mais leve, como gel ou creme-gel, e fórmulas oil-free (que não contém óleos na composição).

Você também pode escolher entre máscaras industrializadas ou caseiras, para manter a pele hidratada e ajudar no combate às manchas. Veja algumas receitas:

Máscara de aloe vera (babosa) e limão

É ideal para amenizar as marcas da acne, pois reúne a ação cicatrizante da aloe vera e o efeito de clareamento do ácido cítrico.

Ingredientes: polpa de uma folha média de babosa + suco de um limão

Modo de preparo: misture bem os itens em um recipiente e aplique suavemente, com movimentos circulares, pelo rosto. Deixe agir por 20 minutos e lembre-se de não se expor à luz do sol nesse período. Em seguida, lave o rosto com água morna ou fria.

Máscara de mel e canela

Tanto o mel quanto a canela possuem propriedade antibacteriana, por isso, essa combinação é indicada para diminuir a inflamação.

Ingredientes: uma colher (sopa) de mel + uma colher (chá) de canela + água

Modo de preparo: faça uma pasta com todos os ingredientes e aplique com os dedos sobre o rosto. Deixe a máscara atuar de 15 a 25 minutos, antes de lavá-la.

Máscara de tomate

Sua acidez e a presença de vitamina A auxiliam no tratamento de espinhas.

Ingrediente: um tomate maduro

Modo de preparo: esmague o fruto, aplique sua polpa diretamente no rosto e deixe agir por cerca de 30 minutos.

Máscara de iogurte e aveia

Por conter probióticos, o iogurte limpa e atua como antibacteriano. A aveia colabora para nutrir a pele.

Ingredientes: duas colheres (sopa) de farinha de aveia + 150 gramas de iogurte natural + 1 colher (sopa) de mel

Modo de preparo: misture tudo, aplique a pasta no rosto e deixe agir por 30 minutos. Depois, leve o rosto com água morna.

evitar espinha_hidratante

Veja várias opções de máscara anti-acne para o rosto disponíveis no Mercado Livre

Cuide da sua alimentação

Para ter uma pele bonita e saudável, além da limpeza rotineira, a dica é manter uma dieta equilibrada. Alimentos calóricos e com alto teor de gordura, como chocolate e frituras, estimulam indiretamente as glândulas sebáceas e aumentam o risco de acnes.

Pensando nisso, evite o consumo excessivo de alimentos refinados e industrializados, que sejam ricos em sódio e açúcares. E inclua no prato comidas ricas em vitamina A (cenoura, mamão, espinafre etc.), antioxidantes e zinco (sementes de abóbora, feijão e outras sementes).

Não hesite em consultar um dermatologista – espinhas e cravos são comuns, mas têm causas variadas. Ele irá identificar a causa e orientar os melhores caminhos para prevenção e tratamento de manchas.

Com pequenas mudanças de hábito e alguns truques caseiros você trata a acne e ainda ganha uma pele renovada.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!