Veja 5 produtos para cuidar da barba

Novas opções de produtos destinados à barba acompanham a demanda masculina e ganham espaço na categoria de higiene pessoal.

Cada dia mais os homens estão se preocupando mais com o visual e a busca por produtos específicos para cuidar da barba vem crescendo nos últimos anos. Basta observar lojas dedicadas a cosméticos para ver a variedade de itens à disposição. São shampoos, condicionadores, óleos para hidratar, gel para barbear e pomadas dos mais variados tipos.

As novidades acompanham a demanda de homens que buscam a barba perfeita. Em salões de beleza também já é possível encontrar tratamentos e cuidados específicos para a ala masculina. Se você quer saber mais sobre o assunto, comece vendo a nossa seleção do que não pode ficar de fora na hora de montar um kit para fazer a barba.

Conheça 5 produtos para cuidar da barba diariamente

Ter uma barba bem feita exige uma certa dedicação diária, mas com os itens certos você poupa tempo e trabalho. Se você quer aderir ao visual barbudo ou apenas incrementar os tratamentos que faz, confira a lista abaixo.

Shampoo para a barba

Sua função é a mesma que a dos convencionais shampoos para cabelo: promover a limpeza dos fios. Porém, sua composição é diferente, específica para entrar em contato com o rosto sem ressecar a pele e muito menos a barba.

Existem versões tanto para quem possui pelos mais claros quanto mais escuros, com aromas que variam entre amadeirados e refrescantes. Seu uso pode ser feito diariamente e a aplicação é simples: molhe a barba, coloque um pouco do shampoo, esfregue, deixe agir por alguns minutos e enxágue.

Lembre-se que, assim como os cabelos, há variações no tipo de fio. Então, é importante descobrir o tipo do produto que funciona melhor para você e o tempo de ação necessário. Quem quiser, ainda pode complementar o tratamento com um condicionador.

Cuida da Barba_Shampoo

Busque o shampoo para barba mais adequado para você no Mercado Livre

Óleo para barba

Depois de deixar a sua barba limpa com o shampoo apropriado, invista na hidratação. Principalmente, para os amantes da barba longa o óleo é um item que faz toda a diferença. Isso porque, quanto mais distante da pele maior chance de ressecamento.

Além de hidratar, o óleo para a barba fortalece os fios, dá brilho e maciez. Ele deve ser usado com a barba seca, de preferência após o banho, e a quantidade varia de acordo com o comprimento – poucas gotas costumam ser suficientes. Espalhe e esfregue o produto com as mãos para que seja melhor absorvido.

Lembrando que o seu uso pode ser diário e que quanto mais natural for a sua fórmula menor é a chance de irritação da pele.

Cuida da Barba_Óleo de barba

Confira uma seleção de óleos para manter os cuidados com a barba em dia

Gel para barbear

Mais recente que a espuma e o creme, o gel tem o papel de preparar a pele no momento de barbear. Por ser mais translúcido, ele permite que os fios fiquem mais visíveis e torna a tarefa de retirá-los mais fácil. Outra vantagem em relação aos outros produtos emolientes, é que o gel absorve melhor o excesso de oleosidade e dá uma sensação de refrescância maior.

Para um barbear mais hidratado, opte por um gel que traga glicerina em sua composição. É só aplicar com as mãos diretamente no rosto, fazendo movimentos circulares e aparar os fios indesejados.

Aparadores e navalhas

Se você pretende manter a barba, vale a pena ter o seu próprio aparador elétrico. Com ele, a manutenção se torna muito mais prática e rápida. Escolha a altura do pente de corte, ligue o aparador e passe-o no sentido contrário ao do crescimento dos fios. O processo pode ser feito com a barba seca ou com o uso de uma loção, mas o importante é organizar os fios antes de começar.

Há diversas opções de modelo e marca, então a dica é dar uma pesquisada para escolher a que tem o melhor custo-benefício no seu caso. Por exemplo, quem curte a chamada “barba lenhador” – cujas laterais são menos volumosas que a parte de baixo – deve optar por um aparador com mais gradações. Enquanto homens que preferem uma barba curta se dão bem com uma versão simples do aparelho.

Para os mais tradicionais e, principalmente, experientes, a navalha é a melhor amiga na hora de dar um acabamento perfeito e desenhado para a barba. Não esqueça de usar uma boa espuma para que o contato com a lâmina não irrite sua pele e tenha muito cuidado para evitar acidentes.

Cuida da Barba_Utensilios_para_barbear

Encontre a navalha ideal para conseguir o corte perfeito

Pente para a barba

O pente é essencial para as barbas médias e longas. Com o seu auxílio, você evita que a barba fique embolada, retira os fios soltos e consegue alinhá-la com maior facilidade. Existem opções feitas em madeira, metal, plástico e borracha, com formatos que variam entre:

  • Pente curvo: suas cerdas costumam ser próximas e ele ajuda a dar volume à barba;
  • Pente duplo: traz em si duas opções de cerdas – mais juntas e espaçadas;
  • Pente de bolso ou de bigode: bom para levar consigo e ajeitar a barba ao longo do dia;
  • Pente mini: assim como o anterior, pode ser levado de um lado para o outro. No entanto, por conta do tamanho, suas cerdas são um pouco mais estreitas que o de bolso.

Independentemente do modelo escolhido, prefira os de madeira. Além de resistentes, os pentes feitos com esse material contam com uma ação antiestática e não causam o tal efeito frizz. Outra dica é escolher aqueles com dentes mais largos.

E, para os homens que têm fios mais ondulados ou crespos, pentes com pontas arredondadas são os melhores para adentrar na barba e ajeitá-la sem agredir os fios.

Cuida da Barba_Pente_para_barba

Confira uma lista de pentes para cuidar da barba e escolha a melhor para você

Dicas para manter uma barba bem cuidada

Agora que você já conferiu os principais produtos para compor o seu kit de cuidados com a barba, confira algumas dicas para mantê-la bonita e saudável.

Resista à coceira

As primeiras quatro semanas costumam ser decisivas para quem deseja ter uma barba. Esta é a fase onde os pelos começam a despontar e, por isso, é normal que haja coceira. Faça esfoliações periódicas e mantenha a pele hidratada para aliviar.

Descubra seu estilo e defina o desenho da barba

Na hora da escolha leve em conta o formato de seu rosto. De acordo com os especialistas na área, as indicações são:

  • Rosto arredondado: fica bem com barbas triangulares e linhas mais marcadas;
  • Rosto quadrado: combina com barbas mais cheias no queixo e curtas nas laterais;
  • Rosto retangular: a barba deve preencher as laterais e ter um comprimento mais reto e curto;
  • Rosto oval: vão bem com praticamente qualquer barba.

Faça esfoliação no rosto periodicamente

Mais que manter a pele limpa, a esfoliação retira as células mortas e equilibra a oleosidade do rosto – fator importante para uma barba vistosa. Outro ponto positivo é que a massagem estimula a circulação sanguínea e, consequentemente, o crescimento dos fios.

Aposte em um balm para modelar

O produto funciona como um óleo, hidratando a barba, e serve para assentar os fios mais rebeldes. Deve ser aplicado por último na sequência de tratamento, para modelar no estilo desejado.

Barba crespa merece cuidado redobrado

Por serem mais ondulados, os fios crespos tendem a embaraçar mais. Por isso, alie o uso de produtos que hidratem ao pente de cerdas largas e arredondadas. E quando for pentear, não se esqueça de utilizar um óleo para que o deslize seja maior.

Lembre-se de aparar o bigode

Para evitar o acúmulo de sujeira e não pecar no estilo, mantenha o comprimento dos fios do bigode sempre acima do início da boca. Para mantê-lo assentado durante o dia, vale pentear e usar cera para modelar.

Não use elásticos

Se tiver a barba longa e quiser prendê-la, utilize acessórios de tecido. Os prendedores de elásticos tendem a quebrar os fios e a embaraçá-los.

Então, com todas essas dicas você já pode aderir à moda e cuidar da barba com facilidade. Aproveite a tendência para estilos médio e longo, compre os produtos de acordo com as suas necessidades e mantenha os cuidados rotineiros. Depois é só desfilar a sua por aí!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!