Tratamento para acne: veja dicas para cuidar da pele do rosto

As populares espinhas são comuns nos jovens e precisam ser cuidadas diariamente para não agravar o problema. Veja dicas de tratamento para acne.

Data do texto sobre tratamento para acne

Estima-se que a acne, popularmente conhecida como espinha, afeta 85% das pessoas entre 10 e 24 anos. A principal causa é a adaptação da pele à quantidade gigantesca de hormônios no corpo dos jovens dessa faixa etária. Para deixar a pele do rosto saudável e amenizar esse problema, veja abaixo algumas dicas para o tratamento da acne.

O primeiro efeito causado por esses hormônios da adolescência é o aumento da oleosidade da pele, que dá aquele aspecto brilhoso para o rosto das pessoas. A acne começa quando esse óleo se mistura com as células mortas e obstrui os poros.

Além da relação com os hormônios, que são a principal causadora das acnes, há outros fatores que influenciam bastante no aparecimento das espinhas. Altos níveis de estresse e uma alimentação rica em carboidratos e açúcar podem agravar a situação.

Como fazer um tratamento para acne

As mães e avós sempre diziam que não era para ficar cutucando o rosto e espremendo a espinha. E essa dica que elas sempre deram é mais do que certa. Fazer isso pode provocar um aumento do processo inflamatório que já começa a acontecer assim que ocorre a oxidação da gordura acumulada.

Há muitas opções quando o assunto é o tratamento para acne. Por isso, mesmo com as dicas, o indicado é buscar um acompanhamento médico com um dermatologista, já que há tratamentos que precisam de medicação.

Tratamento para acne com sabonete

Uma das formas de fazer um tratamento para a acne é com sabonetes. Um sabonete facial anti-acne vai limpar bem o rosto e reduzir a quantidade de oleosidade para que as espinhas diminuam.

Além disso, ele possui o ph (nível de acidez) correto para utilizar no rosto, já que sabonetes corporais não são indicados para esse tipo de higienização. Outro ponto importante é que isso não vai tratar a acne em si. Mas ele ajuda muito no cuidado da pele para evitar e amenizar o surgimento das espinhas.

Limpeza de pele é um ótimo tratamento para acne

Limpe o seu rosto com o sabonete facial

Leia também: Limpeza de pele profunda: como fazer

Tratamento para acne com esfoliante

Você deve ter se perguntado como fazer para remover cravos e espinhas sem o movimento de espremer. A dica ideal para esse tratamento para a acne é utilizar um esfoliante que remove todas essas impurezas do seu rosto.

Para fazer esse tipo de tratamento, o ideal é lavar o rosto antes, utilizando água morna, para que os poros fiquem abertos. Dessa forma, na hora de utilizar o seu esfoliante, os cravos e acnes serão removidos com maior facilidade.

Esfoliação é um ótimo tratamento para acne

Faça a esfoliação do seu rosto para remover cravos e espinhas

Tratamento para acne com protetor solar

Em muitos casos, o excesso de exposição ao sol pode aumentar a proliferação da acne. Por isso, quem sofre dessa doença precisa sempre se cuidar, já que o excesso de exposição solar aumenta a oleosidade do rosto, o que pode causar mais espinhas. O ideal é não se expor ao sol, mas como isso é quase impossível, a recomendação é passar protetor solar.

Tome sol antes das 10h e após as 16h. Além disso, o protetor contribui para evitar um pouco as acnes, mas também combate o envelhecimento e te protege de outras doenças causadas pelo excesso dos raios ultravioleta.

Protetor solar é um ótimo tratamento para acne

Proteja-se do sol para evitar o aumento das acnes

Tratamento para acne com hidratante

Mesmo que muita gente não acredite, o hidratante pode ajudar o tratamento para acne, já que uma pele oleosa não significa que ela seja bem hidratada. Por isso, também é necessário passar por esse cuidado para trazer um pouco mais de equilíbrio para o rosto.

Outro ponto é que alguns tratamentos para acne que são mais profundos, como aqueles com o uso de medicamentos, e que deixam a pele bastante ressecada. Por esse motivo, é preciso hidratar o rosto, até para melhorar o aspecto que muitos remédios causam.

Hidratar o rosto é um ótimo tratamento para acne

Deixe a pele do rosto bem hidratada

Agora que você conhece alguns tipos de tratamento para a acne, chegou a hora de cuidar do seu rosto. Lembre-se sempre de consultar um especialista antes de utilizar qualquer tipo de medicamento. Dessa forma, você garante um tratamento seguro e muito mais eficiente.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!