Tipos de barba: qual o ideal para você

Cavanhaque, lenhador ou “por fazer”: conheça mais sobre os tipos de barba e qual deles é o ideal para você.

A barba nunca sai de moda. Com cada vez mais adeptos adotando um visual moderno e ousado, é importante cuidar bem dela e escolher o modelo certo para o seu rosto. Conheça os principais tipos de barba e saiba qual deles é o ideal para você.

Os tipos de barba para cada rosto

Existem vários tipos de barba diferentes que harmonizam com os mais diversos formatos de rosto. Lógico que, além da forma do seu rosto, sua escolha deve ser por aquele corte que lhe deixa mais à vontade.

Para ter um visual mais estiloso, vale a pena adotar o modelo que destaque as características do seu rosto deixando o visual mais harmônico. Então, antes de decidir qual barba usar, conheça um pouco mais sobre os formatos de rosto:

  • Rosto oval: nesse caso, o comprimento do rosto é maior do que a largura. Além disso, a testa é maior do que o queixo e o ângulo da mandíbula é arredondado.
  • Rosto retangular: o maxilar e o queixo são alongados, deixando o rosto bem comprido. As medidas da linha do queixo, das maçãs do rosto e da testa são bem semelhantes.
  • Rosto redondo: aqui, as bochechas costumam ser mais cheias e largas do que a testa e o queijo. Além disso, as medidas de altura e largura do rosto são semelhantes.
  • Rosto quadrado: nesse caso, a testa e o maxilar são largos e o queixo é pequeno.

Barba “por fazer”

Esse tipo de barba é um dos mais comuns, por toda a facilidade para mantê-la. Basicamente, a ideia é dar a impressão de você estar “desleixado” e resolveu passar uns dias sem cometer o pecado de tirar a barba.

Para manter essa barba, é bem simples. Com uma máquina de barbear, utilize o pente 2 ou 3 que ela ficará no tamanho ideal. Vale ressaltar que se não for feita essa manutenção, ela crescerá demais e, por isso, não vai dar todo o charme e estilo, parecendo mesmo que você não está se cuidando.

A barba “por fazer” é indicada para todos os tipos de rosto, mas ela costuma combinar melhor com quem tem rosto quadrado ou retangular.

A barba por fazer é um dos tipos de barba mais comuns

Mantenha o seu estilo com uma máquina de barbear

Leia também: Qual o melhor barbeador elétrico

Cavanhaque

Outro estilo muito adotado é o cavanhaque. Ele exige uma manutenção bem frequente e fica muito bem nos homens que possuem o rosto retangular, já que costumam ajudar a deixar o rosto mais oval.

Esse modelo é muito interessante para quem possui falhas na barba na região das bochechas, já que assim você consegue escondê-las. A manutenção pode ser feita com uma máquina de barbear para ajustar o tamanho e o volume, junto com uma lâmina de barbear, que removerá os pelos da bochecha.

O cavanhaque é um dos tipos de barba mais comuns

Deixe o cavanhaque bem certinho com a lâmina de barbear

Ducktail ou rabo de pato

A ideia com esse tipo de barba é alongar o cavanhaque e deixá-lo pontiagudo, o que irá, consequentemente, alongar também o rosto. Esse modelo exige um pouco mais de habilidade para fazer a manutenção e até mesmo para criá-lo, já que ele é bastante ousado e moderno.

A dica é: pelo menos para construir a barba, procure um barbeiro para lhe auxiliar, já que, fora o cavanhaque, que fica bem longo, as laterais e o bigode ficam em um tamanho médio. Como sua barba estará grande, é indicado cuidar bem dela, utilizando hidratantes para a barba e lavando com shampoo, frequentemente.

A Ducktail combina bem demais com o rosto arredondado ou retangular, pois ela alonga a sua feição.

O ducktail ou rabo de pato é um dos tipos de barba mais comuns

Fique com a barba bem hidratada

Barba média

O tamanho médio é indicado para quem possui uma barba com bastante volume e com pouquíssimas falhas. Afinal, à medida em que os pelos forem crescendo, as regiões com falhas ganham bastante destaque.

Esse tipo de barba possui uma manutenção simples, porém trabalhosa. Ou seja, não são necessários malabarismos para ficar com esse estilo bem ajustado, entretanto é preciso ter atenção aos pelos, com o tamanho e a higiene.

É importante manter sempre o formato bem alinhado para seguir o padrão. Uma navalha pode te ajudar nesse processo, já que é mais fácil de manusear para fazer esses ajustes. Só tenha bastante cuidado para não se cortar.

Esse é um estilo de barba universal e fica muito bem nos mais diferentes tipos de rosto. Só que ele é ideal para as pessoas com o rosto mais fino, pois o volume vai deixar mais volume e destaque para as linhas do rosto.

O corte médio é um dos tipos de barba mais comuns

Apare os pelos indesejados com uma navalha

Lenhador

O sonho de muitos homens é ter a barba lenhador. Barbas, bigodes e cavanhaques bem grandes e alongados fazem desse estilo um dos que mais estão em alta. Apesar de ser bem moderna e cheia de volume, ela é uma das que mais exigem cuidados.

O melhor do estilo lenhador é que ele se encaixa muito bem com todos os tipos de rosto, já que pode ser moldado de acordo com o formato necessário. Vale ressaltar que para deixar tudo bem arrumado, a dica é procurar um barbeiro, pois caso você queira fazer sozinho, pode errar e acabar adiando o seu estilo por alguns meses.

Converse com o seu barbeiro também sobre as dicas para a manutenção em casa. Possivelmente, ele vai indicar um shampoo. Tenha cuidado também ao comer ou ao beber alguma coisa, já que restos de comida costumam se acumular na barba.

A barba lenhador é um dos tipos de barba mais comuns

Lave bem a sua barba com um shampoo

Como cuidar da sua barba

Além da manutenção que você fará para deixar a barba do jeito que deseja, é importante sempre cuidar muito bem dela. Assim, você garante a saúde dos pelos do seu rosto e, claro, consegue manter o estilo por mais tempo.

  • Nunca lave a sua barba com shampoo para cabelo. Esse talvez seja o maior erro cometido. Já existem produtos específicos para a barba, que vão hidratar, cuidar e limpar os pelos da maneira correta.
  • Não deixe que o bigode cruze a linha da boca. Dessa forma, você evita o contato com comidas e bebidas. Por isso, utilize uma tesourinha para apará-lo.
  • Utilize as ceras para modelar a barba e o seu bigode. Para dar uma definição ainda melhor e mais prática, utilize junto um pente de barba. Alguns modelos ajudam, inclusive, a fazer os ajustes com a lâmina de barbear.
  • Antes de se barbear, coloque uma toalha morna ou lave o rosto com água quente. Isso vai ajudar a abrir os poros e facilitar o processo de barbear.
  • Se você for aparar a barba, escolha o gel de barbear, porque é transparente e evita que você barbeie algum lugar indesejado.
  • Depois de barbear o rosto, utilize a água fria.
  • Para finalizar, utilize o balm de barba, que tem função de hidratação e atua como um cicatrizante para a sua pele.

Leia também: Veja 5 produtos para cuidar da barba

Agora que você sabe quais são os tipos de barba, veja qual deles se encaixa mais no seu perfil e combina melhor com o seu rosto. Veja também os produtos indicados para cuidar bem da sua barba e ande por aí cheio de estilo.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!