Como escolher as roupas para trabalhar

O vestuário diz muito sobre a nossa personalidade. Usar o modelo correto para cada ocasião é muito importante. Saiba como escolher as roupas para trabalhar

Data do texto roupas para trabalhar

No dia a dia do trabalho, independente do local e da função, é muito importante escolher a roupa certa para as diferentes ocasiões que acontecem nesse contexto. A roupa é um item que comunica. Seja em uma agência, fórum ou escritório, a escolha certa da vestimenta vai lhe ajudar a dar o seu recado. Saiba como escolher as roupas para trabalhar.

Dicas para escolher as roupas para trabalhar

O primeiro passo para escolher as roupas para trabalhar é observar o local onde você trabalha. Atualmente, as empresas variam muito em relação a essa política do vestuário de seus funcionários. Por isso, vale a pena conferir o que pode e o que não pode vestir no ambiente de trabalho.

Quem trabalha em uma empresa mais convencional, não vai se vestir da mesma forma que um profissional de uma start-up. Já que cada um desses locais possui o seu dress code específico.

Fora isso, é sempre bom buscar roupas que oferecem bastante conforto. A jornada de trabalho é uma parte importante do seu tempo diário e usar roupas e calçados leves são fundamentais para tornar um dia mais produtivo e agradável. Veja algumas opções de roupa para trabalhar, de acordo com cada situação.

Roupas para trabalhar em locais formais

Mesmo com algumas diferenças, vários locais ainda são tradicionais, quando se toca nesse assunto. Por isso, se você trabalha em órgãos públicos, bancos e escritórios de advocacia, é preciso usar, muitas vezes, roupas sociais, dentro de um padrão que se espera dessas instituições.

Para os homens, calça é um item indispensável no guarda-roupa. Principalmente nos órgão públicos, secretarias estaduais e municipais, é proibido entrar de bermuda. Por isso, esse item não pode faltar no seu dia a dia.

Nos locais onde é necessário ter um pouco mais de formalidade nas roupas, uma camisa social e uma calça social, formam um excelente conjunto. Agora, se você precisa estar com o estilo ainda mais social, é só inserir um terno e uma gravata. Em locais que adotam o Casual Day, uma camisa polo pode resolver bem.

As mulheres têm uma variedade de roupas um pouco maior para se vestir. Independente da sua empresa, um vestido pode ser sempre uma peça coringa no seu guarda-roupa. Busque modelos mais sociais, para passar um pouco mais de seriedade.

Outra opção são as saias. Aqui é possível ousar nas estampas e no formato da sua roupa. Por estarmos falando de um ambiente mais formal, os modelos sociais combinam muito bem e são presença frequente nestes locais. Por isso, pode apostar nesses modelitos.

Para não ter erro na decisão, você pode optar por blusas confortáveis. As de manga comprida são uma ótima pedida para ambientes formais. Dependendo da ocasião, complemente o seu look com um blazer. Ele é um item social e bastante versátil, que pode ser usado em vários momentos.

Roupas para trabalhar em ambientes formais

Use o versátil blazer para trabalhar

Roupas para trabalhar em locais informais

Alguns lugares possuem pouca ou, praticamente, nenhuma exigência em relação a forma dos seus funcionários se vestirem. Se você trabalha em um lugar assim, saiba que mesmo que a política seja mais leve, é importante manter um estilo que se encaixe nas mais diversas possibilidades.

Locais como start-ups e agências de publicidade costumam dar uma grande liberdade. Dessa forma, os looks adotados são bem variados. Um dos pontos importante é que em algumas empresas, principalmente para os homens, a bermuda é muito bem-vinda. Em momentos como o verão, não usar calça é uma salvação.

Entretanto, muito cuidado na hora de escolher a sua bermuda. Procure as que são feitas de jeans, mais clássicas. Evite modelos esportivos, de praia, mesmo sendo uma bermuda é importante que ela passe a seriedade necessária para o seu ambiente de trabalho, por mais informal que ele seja.

Invista em camisetas, podem ser lisas ou estampadas. São itens ótimos para o dia a dia, que se encaixam bem no trabalho. São confortáveis e podem ser combinadas com vários estilos de calças e bermudas. Elas ainda passam um pouco da sua personalidade, com as cores e estampas.

Do lado feminino, a situação é bem parecida. As possibilidades de escolha das roupas para trabalhar são maiores, principalmente pela flexibilidade no dress code. Aqui, o segredo pode ser apostar nas cores e nas estampas, indicando a sua personalidade e deixando o seu look mais divertido.

Saias continuam como uma boa aposta, mas agora os shorts e bermudas entram no jogo. A dica principal segue sendo a mesma: pegue itens que sejam confortáveis e te deixem livre para se movimentar com segurança e discrição.

Para fazer conjunto com a saia ou com a bermuda, você pode usar as camisetas femininas. Ouse nas cores, estampas, formatos e tecidos, de acordo com o seu estilo. Essa combinação é perfeita e sempre vai ser uma boa escolha na hora de decidir com qual roupa você vai trabalhar.

Outra possibilidade que caminha muito bem são os vestidos. Modelos floridos, mais leves são ótimos, principalmente na hora de escolher roupas para trabalhar no verão. Como você não precisa seguir por uma linha mais social, essas peças são excelentes.

Roupas para trabalhar em ambientes informais

Trabalhe com uma confortável bermuda

Montando seu look para trabalhar

Com as suas roupas para trabalhar escolhidas, chegou a hora de montar o seu look. Além disso, é importante conferir alguns detalhes que devemos estar atentos na hora de nos vestirmos para trabalhar.

  • Cheque sua agenda. Muitas vezes, em locais mais informais, os looks são mais flexíveis. Porém, às vezes ocorrem reuniões com clientes ou pessoas que não estão acostumados a sua rotina e podem não gostar de ver você de bermuda. Por isso, é importante ter sempre essa carta na manga.
  • Procure sempre ter um item base para se vestir. Uma calça jeans ou uma camiseta branca são elementos que combinam bem com outras peças, e costuma ser usados como base na montagem de looks. Dessa forma, você consegue sempre ter um conjunto bonito e agradável.
  • Tenha sempre uma peça adicional. Um blazer é um item sempre bom de se ter por perto. Muitas vezes, ele consegue transformar o seu look mais básico, em algo mais social.
  • Uma dica importante é cuidar do estado da sua roupa, mantê-la limpa e bem passada. Para quem costuma viajar à trabalho uma ótima opção é o ferro de passar portátil para deixar suas roupas bem lisinhas.

Seguindo as dicas, você vai conseguir sempre escolher as melhores roupas para trabalhar, e se apresentar muito bem no seu ambiente de trabalho. Selecione os itens que mais te agradam e que se encaixem no dress code da sua empresa.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!