Modelos de sapateira: qual encaixa melhor na sua decoração

Organização é tudo. Por isso, listamos os modelos de sapateira que vão combinar direitinho com o tamanho do seu imóvel e com a decoração da sua casa.

data do texto modelos de sapateira

Deixar os sapatos organizados pode parecer uma tarefa difícil até mesmo para os discípulos da Marie Kondo, mas isso não quer dizer que a sapateira não mereça destaque na sua casa. Veja abaixo uma lista de modelos de sapateira e escolha a que melhor se encaixa na decoração da sua casa.

como escolher o modelo de sua sapateira

Além de organizar os calçados, as sapateiras hoje podem ser consideradas peças de decoração. Afinal, além de ser um objeto versátil e funcional, também pode agregar um ar moderno ou mais casual, dependendo do material de que é feita.

Sapateira giratória

Para quem busca um item mais moderno e bem prático, a sapateira giratória é a melhor opção. Ela ocupa bem menos espaço e você consegue armazenar vários sapatos. Além disso, para acessá-los, basta girar a sapateira até encontrar o sapato que está procurando.

modelos de sapateira giratoria

Tenha praticidade com a sapateira giratória

Sapateira de porta

Se você tem ainda menos espaço, pode optar pela sapateira de porta. Esse modelo fica pendurado na porta do seu quarto, banheiro, de onde você achar melhor. O mais interessante de tudo é que ela é bem prática e funcional, além de ser um item bastante discreto.

modelos de sapateira porta

Use a discreta sapateira de porta

Sapateira multiuso

A sapateira multiuso, como o próprio nome diz, tem muitas funções, além de ser um local para guardar os seus calçados. Com muitos e espaçosos compartimentos, é possível armazenar muito bem outros itens.

O ideal é que você guarde somente os seus calçados nela. Mas, caso seja preciso, pode organizar o que mais for necessário.

Modelos de sapateira multiuso

Guarde tudo o que quiser na sua sapateira multiuso

Faça o seu próprio modelo de sapateira

Caso você queria um modelo de sapateira ainda mais especial, tem a possibilidade de fazer o seu próprio. Além disso, você pode garantir um item exclusivo para a sua casa, tendo, inclusive, uma sapateira sob medida.

Leia também: Como renovar a decoração gastando pouco

Caixote de madeira

Se você  curte artesanato e uma decoração mais rústica esse pode ser o modelo ideal para a sua casa. É uma maneira bem legal de criar os seus próprios objetos e ainda se divertir com todo o processo do artesanato.

Passo a passo

  • Lixe os caixotes por dentro e por fora para deixar a madeira bem lisinha
  • Passe um pano para tirar toda a poeira e resíduos depois de lixar o caixote
  • Passe a primeira demão da tinta esmalte e depois deixe secar
  • Passe a segunda demão de tinta para ficar com uma cobertura perfeita
  • Empilhe quantas caixas você desejar ou as fixe na parede

Escada

Ainda para quem gosta de uma decoração mais rústica, outra possibilidade é colocar uma escada como sapateira. De início pode parecer estranho, mas vai ficar muito bonito, principalmente se a sua casa tiver esse tipo de ornamentos mais rústicos.

Este Item de decoração é muito usado para estantes e lugares abertos, a escada é muito versátil e, com criatividade, pode se tornar uma sapateira estilosa e funcional.

Sapateira de tecido

Uma ótima possibilidade para quem busca uma sapateira bem diferente e compacta, é ter uma de tecido. Ela é totalmente customizada e pode ser feita de várias cores e para todos os tipos e tamanhos de sapatos.

Ter uma sapateira de tecido é muito simples e você vai conseguir fazê-la sem dificuldades.

  • Corte duas partes do tecido do tamanho das medidas e acrescente dois 2cm na largura e 7,5 cm no comprimento para as costuras
  • Determine o tamanho dos bolsos da sapateira
  • Corte os bolsos acrescentando 2,5cm na altura e com dobro de comprimento desejado
  • Dobre o tecido no meio e faça uma dobra em cada lado de 0,5cm para a costura
  • Prenda os bolsos no tecido maior e costure
  • Passe uma haste de madeira e fixe os ganchos

Leia também: Decoração diy:renove a casa com itens feitos a mão

Dicas de como organizar a sua sapateira

Um fato precisa ser dito: não adianta ter uma sapateira, se você não se organizar. Por isso, é importante seguir algumas dicas para conseguir ajustar tudo no seu cômodo, para que ele seja, de fato, útil e você ainda tenha uma melhor conservação do seu sapato.

  • Defina o espaço: Olhe para seu quarto e escolha o local que vai colocar a sapateira. Pronto. Esse é o seu espaço limite. Nem mais, nem menos.
  • Desapegue: Esse é o momento para desapegar daquela sandália que machuca o seu pé e daquela sapatilha que você nem lembrava.
  • Organize: Agora é só organizar tudo no lugar certo – chinelos e sandálias podem ser armazenados em caixas, por exemplo, enquanto sapatos de salto devem ocupar as prateleiras. Só tome cuidado para não estragar o bico do seu scarpim ou sujar aquela bota de camurça.
  • Limpeza: Essa parte é muito importante, porém muitas pessoas esquecem – remova toda a sujeira visível dos calçados usando um pano e, caso seja de camurça ou couro, procure hidratá-lo com produtos específicos.

Agora é só escolher o melhor modelo de sapateira para a sua casa e começar a organizar os seus calçados. Deixe tudo bem certinho para conservar bem os seus sapatos e deixar a sua casa organizada.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!