Os melhores tênis para academia de 2018

Não basta suar a camisa: para atingir o desempenho máximo nos exercícios físicos, você precisa dos melhores tênis para academia.

Com tantas opções disponíveis no mercado, escolher entre os melhores tênis para academia pode parecer uma tarefa difícil. Entretanto, esse passo é super importante para garantir o melhor desempenho na hora do exercício e prevenir as temidas lesões nos pés, tornozelos e joelhos. Por isso mesmo, a estética do calçado não deve ser o principal fator para decidir que modelo comprar.

Leia também: Os melhores tênis para correr

Como escolher os melhores tênis para academia

Para escolher o melhor tênis para malhar, analise sua rotina de exercícios: condicionamento físico, musculação, treinos cardiovasculares, lutas ou danças.

Analise como é a sua pisada. Para identificá-la, basta olhar as solas de um calçado usado e verificar onde são os pontos de maior desgaste:

  • Neutra: quando há o apoio uniforme do pé no solo, sem ter desvios rotacionais nem para dentro nem para fora, com distribuição equilibrada da carga do corpo;
  • Pronada: quando a parte de fora do calcanhar toca no solo, formando o popular “pisar para dentro”;
  • Supinada: o famoso “pisar para fora”, uma alteração rotacional do pé, com o apoio da região lateral (a parte de fora) do pé em contato com o chão.

Outros itens importantes na hora de eleger os melhores tênis para academia são os materiais e acabamento: tecidos que amenizem a transpiração, solados flexíveis e cabedais (a parte superior externa do calçado) com poucas costuras costumam ser os mais indicados.

Observe também o tamanho correto do calçado: tênis apertados provocam danos que vão de desconforto a bolhas nos pés; já os folgados ou com pouca estabilidade podem comprometer a pisada e provocar lesões.

Os 5 melhores tênis femininos para academia

Nike Metcon 4

Esse tênis feminino da Nike foi desenvolvido para proporcionar estabilidade e suporte flexível ao pé até mesmo na hora dos exercícios mais puxados, como os sled pushes (exercício de empurrar carrinhos com carga de pesos), levantamentos e corridas curtas. É um dos modelos ideais para a prática de crossfit e treinos funcionais.

A plataforma do tênis é reta e estável para que o atleta se sinta conectado ao solo. O tênis foi confeccionado com materiais que ajudam a manter os pés frescos.

melhores tênis para academia_feminino_Nike_Metcon

Compre o Nike Metcon 4 aqui no Mercado Livre

Reebok Speed TR 2

Indicado para as praticantes de crossfit, o Rebook Speed TR 2 foi desenvolvido para resistir às rotinas mais intensas de exercícios. O cabedal é de cordura (tecido certificado de alta performance) e o solado rugoso promete mais aderência a diferentes tipos de solo, garantindo suporte e estabilidade aos pés. Conta também com amortecimento responsivo.

melhores tênis para academia_feminino_Reebok_Speed_TR

Confira as ofertas do Reebok Speed TR 2 aqui

Adidas Energy Cloud V

O modelo da Adidas é ideal para quem inclui a corrida na rotina de exercícios diários, pois possui partes em TPU (material injetado diretamente na parte superior do tênis) que asseguram estabilidade e proteção durante os movimentos. A região do calcanhar recebeu o acolchoamento para dar mais conforto. Enquanto a palmilha em EVA dá amortecimento e pode ser removida, facilitando a higienização.

Olympikus Kiss

Flexibilidade e leveza (pesa apenas 215 gramas) são os principais trunfos do modelo da brasileira Olympikus. O cabedal é feito de tecido mescla super macio, proporcionando perfeito ajuste nos pés. O ajuste em elástico toma o lugar do cadarço, tornando o Olympikus Kiss ainda mais prático.

Versátil, o tênis acompanha aulas de estúdio, de dança e até mesmo corridas!

melhores tênis para academia_feminino_Olympikus_Kiss

Compre agora mesmo o seu Olympikus Kiss no Mercado Livre

Fila Champion

O modelo da Fila promete mais estabilidade e aderência ao solo, sendo um dos melhores tênis para musculação. O cabedal é produzido em tecido Mesh, com pontos desenhados para favorecer a troca de calor mais rápida, aliviando os efeitos do suor. O solado é confeccionado em monobloco de EVA, material leve que permite ajustamento perfeito no pé e conforto na hora do exercício.

melhores tênis para academia_feminino_Fila_Champion

Encontre o seu Fila Champion no Mercado Livre

Os 5 melhores tênis masculinos para academia

Adidas Galaxy 4

É uma boa alternativa para quem quer um produto versátil, pois oferece proteção e conforto para treinos, corrida e mesmo como um calçado do dia a dia. O Adidas Galaxy 4 conta com a tecnologia Ortholite que absorve a umidade para as camadas externas, inibindo a formação de odor e de bactérias, e também oferece amortecimento de longa duração. O solado é de borracha resistente.

melhores tênis para academia_masculino_Adidas_Galaxy

Saiba como comprar seu Adidas Galaxy 4 aqui

Nike Zoom Train Complete 2

Desenvolvido para resistir a treinos de alta intensidade, o Nike Zoom Train Complete 2 também vem com sistema de amortecimento responsivo Zoom Air, o que garante mais estabilidade e aumento de impulso. O tecido do cabedal (a parte superior externa do tênis) ajusta-se confortavelmente aos pés e alivia a transpiração.

melhores tênis para academia_masculino_Nike_Zoom_Train

Ache os melhores preços para o Nike Zoom Train Complete 2

Under Armour Zone 3.0

A invasão do crossfit nas academias impulsionou o mercado a desenvolver produtos que atendem às necessidades dos praticantes. O modelo da americana Under Armour é confeccionado com Mesh e entressola de EVA, que trazem amortecimento responsivo e permitem que o pé fique mais confortável e sem os efeitos do suor. O cabedal é de malha sintética e o couro.

Reebok Yourflex Train 8.0

Versatilidade para as mais diferentes atividades na academia, o Reebok Yourflex Train prioriza performance e amortecimento. O tênis foi desenvolvido com espuma de EVA, que oferece conforto, e com borracha de compressão para tração. A composição de materiais do cabedal permite ajuste perfeito e os sulcos flexíveis dão suporte aos movimentos.

melhores tênis para academia_masculino_Reebok_Yourflex_Train

Compre agora mesmo o seu Reebok Yourflex Train 8.0

Nike Free Metcon

A Nike fabrica alguns dos melhores tênis para academia. A linha Free Metcon alia amortecimento estável, flexibilidade e durabilidade nas partes de alto desgaste. As laterais do tênis são revestidas em borracha para ajudar a resistir à abrasão durante os treinos de subida de corda. Permite os movimentos naturais e ajuste perfeito nos pés.

melhores tênis para academia_masculino_Nike_Free_Metcon

Tenha já o seu Nike Free Metcon com preços incríveis

Como cuidar do seu tênis de academia

Uma lavagem simples, em casa mesmo, basta para manter seus tênis novos e limpos. Antes, verifique se o seu calçado pode ser lavado com água – caso não seja, siga as orientações de limpeza do fabricante.

Separe os cadarços e as palmilhas e lave-as separadamente. Para eliminar o mau cheiro, deixe-as de molho numa solução de uma parte de água fervendo para duas de vinagre branco por algumas horas. Depois, mergulhe numa outra solução composta por água fervente, um pouco de sal e bicarbonato de sódio por 60 minutos.

A parte interna do tênis pode receber uma pasta de bicarbonato de sódio e detergente líquido. Por fim, a parte externa deve ser lavada com um pano limpo, água e sabão neutro. Seque tudo em um lugar quente, mas longe da luz direta do Sol.

Especialistas orientam que é importante alternar os pares de tênis ao longo da semana para permitir que eles respirem.

Com tantas opções de atividades, fica mais fácil achar um exercício que proporcione saúde, bem-estar e diversão na academia. E com o melhor tênis para você, o pacote fitness fica completo!

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!