Limpeza de pele profunda: como fazer

Para ficar com o rosto sempre lindo e protegido é preciso ter cuidados especiais. Saiba como fazer uma limpeza de pele profunda.

Data do texto limpeza de pele profunda

Ao longo do dia, a nossa pele acumula sujeiras, já que estamos expostos às mais diversas impurezas, como é o caso da poluição e a poeira. Uma das formas de ficar com o rosto sempre limpo e bem protegido é fazer uma limpeza de pele profunda. Confira dicas para realizar esse procedimento com segurança.

Como funciona a limpeza de pele profunda

A limpeza realizada no dia a dia é aquela que remove as impurezas da pele que se acumulam ao longo do dia, assim como ocorre com a maquiagem que você utiliza e que precisa ser removida diariamente. Esse procedimento deve ser feito todo dia, com a limpeza, tonificação e hidratação – sempre de acordo com cada tipo de pele.

Por outro lado, a limpeza de pele profunda tem um objetivo mais terapêutico. Um dos seus objetivos é a retirada dos comedões, os populares cravos. Além disso, ela busca o equilíbrio da pele do rosto para hidratar os locais necessários e reduzir onde há excesso de oleosidade.

Tipos de pele

Conhecer o seu tipo de pele é muito importante na hora de realizar os procedimentos, já que existem produtos específicos para cada um dos tipos.

  • Pele normal: possui uma textura saudável e produz a quantidade ideal de gordura, sem excesso de brilho ou ressecamento;
  • Pele seca: é caracterizada pela perda de água, o que faz dela mais propensa à vermelhidão e descamação. Além das causas genéticas e hormonais, o tempo seco, o vento e os raios UV podem deixar a pele seca;
  • Pele oleosa: apresenta os poros dilatados e é propensa ao aparecimento de acnes. Além da questão genética, os hormônios e péssimos hábitos alimentares podem deixar a pele assim;
  • Pele mista: é o tipo mais frequente. Tem um aspecto oleoso no nariz, queixo e testa, conhecido como zona T.

Leia também: como cuidar da pele do rosto

Como realizar uma limpeza de pele profunda

Para realizar uma limpeza de pele profunda é muito importante ter alguns materiais necessários para o procedimento. Além disso, há toda uma preparação que deve ser feita antes de fazer a limpeza para garantir um resultado excelente.

Um cuidado de uma maneira geral é não utilizar receitas caseiras ou qualquer outro tipo de indicação. Busque sempre utilizar produtos aprovados e testados dermatologicamente. Isso evita queimaduras, manchas, entre outros problemas, o que garante a sua segurança durante o procedimento.

Limpe a sua pele

Antes de fazer uma limpeza de pele profunda, você precisa fazer uma higienização no seu rosto. Remover o excesso de impurezas vai ajudar na hora de fazer o procedimento. Utilize um sabonete facial, indicado para o seu tipo de pele, para fazer esse primeiro passo.

Sabonete facial é usado para a limpeza de pele profunda

Higienize o rosto com um sabonete facial

Faça uma vaporização

Com a pele limpa, chegou a hora de fazer uma vaporização. Coloque um pouco de água quente em uma bacia e aproxime o seu rosto. O vapor vai ajudar a abrir os poros, o que facilita a limpeza. Fique com o rosto por volta de 15 minutos. Para ajudar e evitar que o vapor fuja, cubra a cabeça com uma toalha.

Vaporização é um processo da limpeza de pele profunda

Abra os poros com a vaporização

Faça uma esfoliação

Com o rosto limpo e os poros abertos, você consegue remover os cravos com mais facilidade. Nesse caso, há duas possibilidades. A primeira é utilizar um esfoliante facial, que vai tirar, praticamente, 100% dos cravos do seu rosto.

Outra possibilidade é utilizar uma luva ou um pedaço de papel. Utilize dois dedos e vá removendo com cuidado os cravos, pressionando os locais onde eles estão presentes.

Esfoliação é um processo da limpeza de pele profunda

Realize uma bela esfoliação facial

Complemente a limpeza com uma máscara facial

Depois de fazer a esfoliação, o próximo passo é aplicar uma máscara facial. Escolha a indicada para o seu tipo de pele. Esse produto vai ajudar a complementar a limpeza do seu rosto.

Máscara facial é um processo da limpeza de pele profunda

Encontre a máscara ideal para você

Reequilibre a sua pele

O processo de limpeza profunda, apesar de deixar o seu rosto limpo e bem saudável, é um procedimento um pouco agressivo. Por isso, é bom utilizar produtos para reequilibrar a sua pele.

A água termal é excelente, pois ela recupera a pele, nutre, hidrata e protege. Não só para esse uso pós-limpeza, mas também para o seu dia a dia.

Leia também: Água termal: qual a melhor?

Hidrate sua pele

Por fim, para encerrar a sua limpeza de pele profunda, você precisa hidratá-la. Utilize um hidratante facial para o seu tipo de pele. Dessa forma, o seu rosto estará limpo e hidratado para o dia a dia.

Hidratação é um processo da limpeza de pele profunda

Finalize sua limpeza com uma boa hidratação

Leia também: Hidratante facial: consiga a hidratação ideal para o rosto

Cuidados pós-limpeza de pele profunda

Com o fim da limpeza, a sua pele ainda está muito sensível. Dessa forma, você precisa tomar alguns cuidados para que não tenha problemas depois de ter feito o procedimento com segurança.

  • Nada de exposição ao sol nos três dias após a limpeza de pele. Mais que isso, você deve reforçar a proteção com um protetor solar de alta cobertura. Na verdade, o ideal é usar o bloqueador diariamente;
  • O ideal é fazer a limpeza de pele mensalmente. Isso pode variar de acordo com a sua genética, vale a pena consultar um especialista para saber a periodicidade.

Agora que você já sabe como fazer uma limpeza de pele profunda, chegou a hora de cuidar do seu rosto e ficar ainda mais linda. Lembre de observar o tipo de pele para que o procedimento tenha o resultado esperado.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!