Escolha o tênis ideal para cada ocasião

O calçado é versátil, estiloso, confortável e está muito na moda! Saiba como usar tênis em qualquer evento, desde os mais formais até os cotidianos.

Foi-se o tempo em que usar tênis era sinônimo de desleixo ou ligado somente à prática da atividades físicas. Desde que grandes marcas como a Chanel levaram o calçado para as passarelas, ele conquistou o público e passou a ser usado nas mais diversas ocasiões.

Agora existem muitas opções desde modelos com design moderno e urbano até os mais clássicos. Permitindo que o calçado saia do ambiente de academias e ganhe as ruas tanto em situações casuais como nas mais formais.

Mesmo os modelos esportivos ganharam repaginação, oferecendo conforto e estilo ao mesmo tempo, afinal, não é porque está praticando atividade física, que o look não merece atenção, não é mesmo?

Escolha o tênis ideal para cada ocasião

Para praticar esporte

Um dos principais erros dessa ocasião é comprar um modelo que esteja na moda, mas que não tenha as especificações necessárias. É de extrema importância escolher o tênis adequado para cada atividade para evitar lesões e dores no corpo.

Corrida ou caminhada: o primeiro passo para identificar o melhor tênis nessa ocasião é reconhecer qual é o seu tipo de pisada: pronada, supinada ou neutra. Na primeira, o pé é forçado para o lado de dentro do corpo, na segunda, para fora e a última não força o pé para nenhum dos lados. Ao escolher o modelo errado, o corpo estará fazendo força contrária ao que realmente precisa, forçando tanto a musculatura quanto a coluna. Esse esporte também exige um tênis com amortecimento reforçado para suavizar o impacto provocado pelo atrito dos pés com o solo e evitar problemas no joelho. Dê preferência para os modelos impermeáveis para poder praticar a atividade com chuva ou em locais molhados.

Musculação: precisa aliar conforto com estabilidade. Para isso, opte por um modelo com amortecimento rígido, que vai garantir equilíbrio ao mesmo tempo em que reduzirá o impacto do peso na coluna e no joelho.

Crossfit: por misturar diversos tipos de exercícios no mesmo circuito, é importante que o calçado garanta firmeza e mobilidade ao mesmo tempo. Você acha que é impossível encontrar todas essas qualidades em um só tênis? Pensando nisso, foi desenvolvido o modelo minimalista, que deixa o pé protegido sem limitar os movimentos.

Skate: para que o solado tenha mais aderência ao skate, é necessário que ele seja largo, além de muito resistente, pois entra em contato direto com a lixa durante a prática.

Depois de entender qual tênis precisa usar, chegou a hora de decidir o visual. Se você costuma praticar atividade física com roupas coloridas, escolha um calçado neutro para combinar com todas elas. Caso contrário, o tênis pode ser o ponto focal do seu visual.

Em eventos sociais

É possível combinar um tênis com roupa social, sim! Essa produção é moderna, cheia de estilo e personalidade, mas é necessário atentar-se a alguns detalhes para não errar na composição.

Se o evento exigir traje social completo, evite ousar para não sair do dress code. Entretanto, quando a ocasião permitir, como uma festa de formatura, por exemplo, não tenha medo de apostar nessa moda. Essa é a solução perfeita para quem não gosta de ficar inteiramente formal e deseja trazer um pouco de atitude ao visual.

Existem muitos tipos de ternos disponíveis no mercado, mas não são todos que vão combinar com esse estilo. Aposte em ternos e calças com cortes modernos, pois eles se ajustam melhor ao corpo, dando mais destaque ao calçado.

Invista em um tênis com estilo clean e cores neutras, pois fica muito mais fácil de combinar e sentir confiança. Pensando nisso, o branco é a maior aposta de sucesso nessa ocasião. Você pode combiná-lo de qualquer forma: com ou sem gravata, com camiseta ou camisa.

Outra dica é apostar em modelos de veludo ou couro, pois são mais sofisticados do que aqueles feitos com tecido. Outro ponto que merece atenção é a meia. Caso queira montar uma produção básica, opte por modelos sem cano. Para um look estiloso, invista em meias coloridas e com estampas diferentes.

Na hora de escolher a cor do terno, tons de azul ou cinza são os mais indicados para um visual mais descontraído. Se a ideia é se manter formal, aposte no preto.

tênis ideal para cada ocasião social

Compre agora o seu tênis branco de couro

Para trabalhar

Se o seu trabalho permitir que use roupas menos formais e mais descontraídas, faça uma produção combinando o tênis com peças de cortes e tecidos sofisticados.

Macacão e peças de alfaiataria combinados com tênis criam um look cheio de estilo, pois o calçado consegue quebrar a formalidade das peças. Outra possibilidade é apostar em maxi casacos, pois o comprimento da peça com um calçado baixo tira a seriedade que seria produzida com um salto, por exemplo.

Outra dica é montar um visual com calça, camiseta, terninho e tênis iate, que fica muito moderno e foge da seriedade.

Durante o verão

Durante os dias mais quentes, é normal recorrer para os calçados abertos. Porém, nem sempre eles oferecem o mesmo conforto de um tênis, principalmente para quem precisa passar o dia inteiro fora de casa.

Para montar uma produção com short e tênis invista em acessórios marcantes, como bolsas, bijuterias e óculos de sol.

A saia jeans é outra peça bastante popular durante a época, principalmente os modelos chamados destroyed – com pontos “descosturados”, rasgos e lavagens diferentes. Não importa o comprimento: curto, longo ou midi, pois todos eles combinam com tênis baixos com cores neutras, que ficam ótimos com o azul.

Outra tendência que quebrou barreiras é a de usar saia lápis com tênis. Antigamente essa peça era vista como sinônimo de sofisticação, sendo usada apenas com sapatos com o mesmo visual. Porém, ao combinar com um tênis baixo, cria um look que valoriza a cintura.

A saia midi combinada ao tênis é outro grande sucesso entre as fashionistas. Este estilo pode ser usado tanto durante eventos do dia a dia, quanto em ocasiões que pedem por mais formalidade.

Se o calçado combina com saia midi, por que não apostar na saia longa? Como a barra costuma cobrir o calçado na maior parte do tempo, invista em um tênis chamativo, com cortes ou estampas, para combinar com uma produção monocromática.

Um item que não sai dos pés das mulheres em qualquer estação é o tênis branco. Combine-o com uma saia ou vestido de qualquer estampa, tecido ou comprimento, pois essa tendência é simples e moderna, combinando com a onda minimalista que dominou as passarelas e ruas.

tênis ideal para cada ocasião verão

Confira uma seleção de tênis feminino disponíveis no Mercado Livre

Para o dia a dia

Usar tênis no dia a dia já é uma prática comum para muitas pessoas que valorizam o conforto. Mas e se você der um toque especial para quebrar a rotina?

Os itens metalizados vieram para ficar e são ótimos para quebrar a monotonia. A tendência começou com tênis dourados e pratas, mas agora existem opções de diversas cores, que vão do azul até o rosa, por exemplo.

A dica é apostar no tênis como peça-chave e ponto de foco da produção. Até aquele look básico de calça jeans com camiseta ganha mais estilo acompanhado de uma peça metálica.

Aposte nessa dica para qualquer compromisso do dia a dia: cinema, jantar, happy hour ou almoço, que o seu dia ganhará muito mais brilho, estilo e elegância.

tênis ideal para cada ocasião dia a dia

Compre um tênis metalizado para compor os looks do dia a dia

Na balada

Quem disse que você precisa usar sandália de salto alto na balada? É possível criar uma composição estilosa com tênis também! Se você gosta de dançar com conforto, não vai se arrepender de inovar. Aposte em modelos com salto, que garantem o mesmo conforto dos tradicionais somado à elegância. Aproveite a versatilidade desse calçado para produzir qualquer visual para eventos noturnos.

Entre na moda do “comfortable wear” ao acrescentar o tênis em looks para qualquer ocasião! Você não vai se arrepender de acrescentar um calçado tão estiloso aos seus looks.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!