Como fazer depilação em casa

Se depilar é uma atividade muito comum para homens e mulheres. Para agilizar a rotina, saiba como fazer depilação em casa de forma segura e eficiente.

data do texto Como fazer depilação em casa

Para quem não quer frequentar salão ou precisa dar aquele jeitinho rápido nos pelos, é importante saber como fazer depilação em casa. Para te ajudar listamos os tipos de depilação e como realizar cada procedimento no conforto do seu lar.

Dicas de como fazer depilação em casa

Para fazer uma depilação em casa com segurança e eficiência, é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro ponto é conhecer a sua pele, já que cada método de depilação é indicado para um tipo diferente, da mesma forma como há procedimentos mais indicados dependendo da região que será depilada.

Uma dica básica para evitar alguns dos problemas mais comuns, que são os pelos encravados, é fazer a depilação no sentido contrário ao crescimento deles. É importante também complementar com alguns cremes, que vão ajudar ainda mais nessa prevenção.

Conheça um pouco mais dos tipos de depilação e encontre a mais indicada para você.

Tipos de depilação que podem ser feitas em casa

Depilação com cera

A depilação com cera é uma das mais utilizadas, tanto pela facilidade do procedimento, mas também por ser um método que deixa a pele sem pelos por cerca de um mês. Com a evolução dos produtos, há vários tipos de cera, feitas com os mais diversos materiais e que vão apresentar resultados diferentes.

O ideal antes de começar esse procedimento é lavar bem a região onde será feita a depilação, para que não fique nenhum resíduo.

Cera quente

A cera quente pode ser em tabletes, granuladas ou roll-on. Ela é bastante eficiente porque adere muito bem aos pelos e você consegue utilizá-la mais de uma vez na mesma região, após o primeiro puxão. A cera quente pode ser usada nos mais diferentes locais, porém é importante evitar as partes do rosto, já que ao longo do tempo pode deixar o local flácido.

Uma dica importante para a cera quente é tomar muito cuidado com a temperatura, para não queimar a pele. O ideal é que a cera esteja entre os 38Cº e 40Cº.

Os aquecedores de cera são ideais para deixar a cera na temperatura certa e não correr esse risco, pois eles possuem um sistema regulador que, uma vez atingida a consistência ideal, o aquecimento é interrompido, evitando o superaquecimento.

Outra vantagem da cera quente é que sua temperatura ajuda a abrir os poros para a extração do pelo, diminuindo a incidência de folículos e pelos encravados.

Como fazer depilação em casa com cera quente

Deixe a sua cera quente na temperatura ideal

Cera fria

Outro tipo bastante usado em casa é a cera fria. Esses produtos costumam vir em potes e necessitam de um pouco mais de habilidade para realizar o procedimento com segurança e precisão.

Diferentemente da quente, a cera fria é aplicada à temperatura ambiente, e possui uma aderência um pouco menor. Além disso, ela só pode ser utilizada uma única vez. Ou seja, após o primeiro puxão (retirada), não tem mais volta pois ela perde a capacidade de grudar nos pelos. Daí a necessidade de fazer uma aplicação com mais atenção.

A cera fria é mais indicada para você que vai depilar pernas e braços, já que são locais onde os pelos não encravam muito.

Como fazer depilação em casa com cera fria

Realize a sua depilação com cera fria

Cera especiais

Há ceras especiais, feitas com os mais diferentes produtos, e que apresentam resultados específicos para a pele, como hidratação e até mesmo uma sensação anestésica após o procedimento.

  • Cera de abacate: a cera de abacate tem uma ótima aderência aos pelos, principalmente os das partes íntimas e mais sensíveis, como a virilha. Ela é um pouco mais cremosa e ainda auxilia na proteção da pele.
  • Cera de aloe vera: o produto feito com aloe vera tem uma ação antiinflamatória e antibacteriana. Ela é ideal para as peles sensíveis, e trata da regeneração dos tecidos e de algumas manchas na pele.
  • Cera negra: a cera negra pode ser utilizada para os locais com pelos mais finos e mais sensíveis, como é o caso do rosto. Ela ajuda na hidratação da pele, prevenindo pelos encravados e inflamações.
  • Cera de chocolate branco: Para as peles muito secas, a cera indicada é a de chocolate branco. Ela hidrata, estimula o colágeno e ainda proporciona um efeito que previne o envelhecimento.
  • Cera de coco: a cera de coco é ideal para os pelos mais grossos. Ele evita inflamações e ainda tem uma ação nutritiva.

Depilação com lâmina

Esse é o processo mais prático e rápido para quem quer fazer a depilação em casa. Ao mesmo tempo, na hora de se depilar com lâmina é preciso tomar muito cuidado no preparo, como também durante e após o procedimento, pois há risco de cortes e maior incidência de pelos encravados. Outro ponto que deve ser levado em conta é que a depilação com lâmina dura um pouco menos, cerca de 7 dias.

O ideal é fazer uma esfoliação no local cerca de 3 dias antes da depilação, para deixar a sua pele preparada e diminuir os riscos de pelos encravados. Com esse procedimento feito, o mais indicado é fazer a depilação durante o banho. Se possível, deixe cair água morna no local, por cerca de 2 minutos, para abrir os poros.

Para lubrificar a pele e facilitar o trabalho das lâminas, utilize creme de barbear ou algum produto com ação semelhante. Evite o uso de sabonete, shampoo ou condicionador, já que eles não são indicados para esse procedimento.

No caso das lâminas, a depilação deve ser feita no sentido do crescimento dos pelos, ou seja, de cima para baixo. Isso também evita o aparecimento de pelos encravados. Durante o procedimento, lave a lâmina, para remover o excesso de creme e de cabelos.

Após o processo, utilize um creme hidratante, para ajudar na regeneração da pele e amenizar a irritação e a sensibilidade do local.

Evite exposição da área depilada ao Sol, água do mar, cloro e o uso de roupas muito apertadas na região para diminuir a incidência de pelos encravados.

Como fazer depilação em casa com lâmina

Faça uma depilação rápida e prática

Depilação com creme

A depilação com creme é muito eficaz no rosto, pois ela elimina os pelos indesejáveis, com bem menos dano e sem ter o risco da flacidez. Esse tipo de procedimento tem um resultado que dura cerca de 15 dias.

Um ponto importante é sempre testar o creme antes de fazer a aplicação no seu rosto, por causa das alergias. Lembre-se que mesmo os classificados como hipoalergênicos podem oferecer algum risco.

Faça o teste aplicando uma pequena porção no seu pulso, aguarde por uns 5 minutos e depois remova. Acompanhe o local por 24 horas e veja o resultado.

É bastante comum que após a aplicação, a região apresente uma vermelhidão. Por isso, se você for sair no mesmo dia que fez a depilação, tente realizar o procedimento pelo menos umas 4 horas antes do evento, para que não exponha o rosto vermelho.

Depilação com máquina

Esse também é um método bem prático e muito utilizado por pessoas que apresentam alergias até mesmo ao uso de lâminas.

máquinas dos mais diferentes modelos e tamanhos. Os menores modelos são específicos para o rosto ou locais que exigem remoção precisa como ouvido e narinas. Enquanto os modelos um pouco maiores são utilizados em áreas mais expostas como pernas, braços e peitoral.

Fique atento às recomendações no manual de instruções do seu produto. Cada aparelho tem indicações de uso que devem ser respeitadas para garantir o melhor resultado. Dessa forma, você evitar problemas como pelos encravados e lesões no local depilado.

Usado da maneira correta, não nenhuma contra indicação. Quanto ao resultado, ele é bem semelhante ao da lâmina, tendo a duração de aproximadamente uma semana.

Como fazer depilação em casa com depilador elétrico

Encontre a sua máquina para depilação

Você já sabe algumas formas de como fazer depilação em casa. Lembre de tomar todos os cuidados antes, durante e depois de cada um dos procedimentos. Caso você não saiba o seu tipo de pele ou tenha alguma dúvida, consulte um profissional especializado.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!