Seu cliente aceita pagar mais caro para receber mais rápido

Faça da entrega o seu diferencial para que o cliente esteja disposto a pagar mais caro para receber mais rápido

De acordo com o estudo Webshoppers, conduzido pela Ebit, a logística é um dos pontos mais importantes para o planejamento e operação de um e-commerce. E as variáveis envolvidas durante o processo logístico, entre elas o prazo de entrega, são fatores decisivos para a decisão de compra. Com certeza, você já sabe que realizar uma entrega rápida impacta diretamente na satisfação do seu cliente. A novidade é que ele está disposto a pagar mais caro para ter sua compra em mãos no dia seguinte ou até no mesmo dia.

Entrega no mesmo dia ou entrega no dia seguinte

Esperar não é agradável e controlar a expectativa pode ser algo difícil para os consumidores mais ansiosos. Além disso, é preciso levar em conta aqueles que deixam tudo para última hora, seja por falta de tempo ou esquecimento. Para responder essa demanda do consumidor, surgem os conceitos de Same Day e Next Day delivery, que nada mais são do que a entrega no mesmo dia ou no dia seguinte, respectivamente.

Entretanto, esse nível de agilidade na entrega tem um custo e um impacto na sua operação logística – exigindo maior organização e rapidez desde o preparo do pedido até o envio pelas transportadoras parceiras.

Para aproveitar essa oportunidade de negócio e oferecer um serviço de qualidade, você deve começar reduzindo ao máximo o tempo de manuseio dos seus produtos e entregar o pedido à transportadora no menor tempo possível.

Dependendo do tamanho da sua operação, utilizar um serviço de fulfillment como o Mercado Envios Full te ajudará a ganhar escala e otimizar o tempo da sua logística permitindo que você atenda à demanda deste cliente que deseja receber os produtos no mesmo dia ou no dia seguinte. Com a vantagem de um baixo impacto no preço final da compra.

Ou seja, mesmo que este perfil de consumidor esteja disposto a pagar mais caro para receber o produto mais rápido, usando a solução ele não será tão impactado por um custo alto. Além disso, você também terá mais tempo disponível para cuidar de outros aspectos do seu negócio – como investir em marketing e planejar expansão – já que sua operação logística estará funcionando perfeitamente.

Relação entre prazo, custo e oferta

Equilibrar a relação entre custo, prazo e oferta é fundamental. Por exemplo, vale a pena oferecer entregas rápidas em produtos com alto valor agregado, que valem muito. O custo deste tipo de frete é maior, por isso, é preciso fazer os cálculos para que as contas fechem também. Assim, os dois lados saem satisfeitos.

Entregar com rapidez tem um preço diferenciado dos demais tipos: este custo não pode desequilibrar as finanças, ou seja, não pode onerar o cliente de maneira excessiva e nem deixar o negócio sofrer por conta disso. Hoje em dia, há softwares de gestão que ajudam na contabilidade do dia a dia – recorrer a eles é uma boa medida para verificar se está tudo em dia e auxilia a visualizar se as contas fecham no fim do mês.

Lembre-se de que a experiência do consumidor vem sempre em primeiro lugar e a chegada do pedido é a cereja do bolo. Nesse caso, a expressão “quanto mais rápido, melhor” é mais do que apropriada. No entanto, a pressa não pode ser inimiga da perfeição. As duas precisam caminhar lado a lado.

Ainda não faz parte do Mercado Livre? Cadastre-se!