Propósito é a alma do negócio

As empresas precisam buscar significado em tudo que fazem. Assim, atraem consumidores, clientes e parceiros com a mesma visão. O propósito é a alma do negócio.

Patrick Hruby, vice-presidente de SMB para América Latina do Facebook, apresentou-se no Mercado Livre Experience 2018 com a palestra “Propósito é alma do negócio”. Ele conversou com a plateia e disse que o caminho do sucesso para as empresas é claro: o trabalho precisa ter significado.

Ao longo da cadeia

Para um negócio prosperar, ele precisa que o propósito esteja presente em tudo e essa atitude precisa chegar a todos que fazem parte da cadeia produtiva: funcionários, parceiros e clientes. O palestrante apoiou seu discurso com números, mostrando que dois terços da geração millennium valorizam o propósito de seus trabalhos mais do que seus salários.

Além disso, o executivo afirmou que 16 companhias que seguem firme em suas metas cresceram mais de 16%. O objetivo é uma peça-chave para uma cultura organizacional forte, sustentável e escalável. É um elemento invisível, mas presente, que impulsiona as organizações.

Visão comum

Trabalhar em prol de um objetivo pode ser um ponto de partida estratégico, um diferenciador de produto e um captador natural de usuários, clientes e funcionários que compartilham da mesma visão. Se o dono de um e-commerce, cujo propósito é contribuir para um mundo com menos poluição e, por isso, apenas vende produtos que sejam amigos do meio ambiente; é preciso que ele faça valer isso para quem entrar em contato com a marca, especialmente o consumidor.

Na hora da embalagem, por exemplo, é possível trabalhar com materiais que passem o valor de sustentabilidade como papelão e papel kraft, que são recicláveis. Neste caso, nada de plástico. Dependendo da distância, há serviços de entrega em que os entregadores levam a encomenda de bicicleta – assim não emitem carbono.

Valor do significado

Cada vez mais, as pessoas valorizam produtos que tenham significado, um motivo evidente que seja maior do que apenas o lucro como consequência da venda. Uma marca, ao delinear claramente o que se propõe a fazer, atrai pessoas que acreditam no seu projeto e são capazes de construir relacionamentos em longo prazo.

Assim, torna-se um ecossistema em que todos crescem juntos e atuam em uma causa única. Funcionários, clientes, parceiros e empresas ativam uma dinâmica própria e formam um círculo de pessoas que seguem em direção ao mesmo propósito.

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