Precisamos falar sobre branding performance

Trabalhar de forma integrada as estratégias de branding e performance pode impactar positivamente o seu negócio

Se você trabalha o plano de mídia da sua loja com as ações de fortalecimento de marca completamente separadas das iniciativas voltadas para geração de vendas, está na hora de repensar suas estratégias de comunicação.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a Provokers durante o período pré-Black Friday, 27% dos consumidores buscam por marcas em que confiam para comprar durante a data. Ou seja, o preço e as condições de pagamento são importantes, mas os esforços de branding ganham cada vez mais espaço no momento de decisão do consumidor.

Branding, derivado do inglês “brand” (marca), é o conjunto de ações com o objetivo de tornar o nome de uma empresa mais conhecida, desejada e positiva na mente dos seus consumidores. É a gestão da marca desde sua concepção até o seu fortalecimento contínuo.

 

Boa performance não é apenas o check-out, mas atingir cada objetivo delineado no plano de negócios. Sendo assim, fazer sua marca ser conhecida e lembrada pelos clientes ao longo de toda a jornada, ou tornar o seu conteúdo relevante para o seu comprador, também é sinônimo de “performar” bem.

É necessário pensar os resultados indo além da transação, criando conexões tangíveis entre pessoas e marcas ao longo de todas as etapas do funil de conversão – apresentando o propósito de marca, seus atributos ou produtos e, também, suas promoções.

Para Alexandra Mendonça, gerente do Mercado Livre Publicidade no Brasil, a dica é fugir do óbvio e não ter preguiça de planejar e ajustar a rota quando necessário. “Inove, abuse da criatividade e não tenha medo de correr riscos. Nem sempre o mais tradicional e lógico é o que irá trazer o melhor resultado. Faça avaliações, testes, análise de mercado e perceba que, em alguns casos, vale apostar em algo novo para colher frutos lá na frente”.

Em um mercado amplo como o comércio eletrônico, ganha quem consegue estar presente para as pessoas na hora certa. Mas, lembre-se: não existe fórmula mágica e universal. A audiência de cada anunciante é única e seu comportamento deve ser considerado ao longo de toda a estratégia.

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