Micro-momentos: aproveite cada fase da jornada do consumidor

Durante a experiência de compra do cliente, há instantes preciosos para quem vende online. Fique atento, pois porta de entrada para esta caminhada é o smartphone.

O consumidor percorre um longo caminho antes de efetivar a compra. Atualmente, essa jornada é feita majoritariamente via smartphone. Segundo estudo do Google, 94% dos usuários realizam pesquisas sobre o que querem comprar em seus aparelhos telefônicos enquanto fazem outras tarefas e 80% dos brasileiros usam seus dispositivos para saber mais sobre o que querem comprar.

Micro-momentos

Nesse novo contexto, eles tomam decisões muito mais rápidas e a atenção deles é dispersa. Em meio a um turbilhão de informações, é preciso saber qual é o momento exato para impactar os consumidores. Para que essa dinâmica seja bem-sucedida e se converta em vendas, é preciso saber identificar os chamados micro-momentos, que são ocasiões durante a jornada do consumidor em que ele assume uma postura ativa, ou seja, hora em que ele está buscando, fazendo pesquisas e querendo comprar. Por exemplo, métricas de Google Analytics podem mostrar tempo de permanência, número de acessos, perfil dos usuários, entre outros dados e, assim, ajudar em uma estratégia comercial e de marketing a ser aplicada.

Os micro-momentos acontecem, especialmente, quando as pessoas usam o smartphone para satisfazer suas vontades ligadas ao consumo, pesquisando uma nova tendência, produtos e serviços de interesse. Nestes instantes, segundo Nicolas Cabral, Google Account Executive – Customer Service, os consumidores estão com a intenção de comprar, por isso é importante estar preparado para receber tráfego e realizar transações a partir do smartphone – sites rápidos, leves e responsivos.

Decisão de compra

Para quem tem um e-commerce de automóveis, há um dado muito interessante sobre o mercado: mais de 70% das buscas, hoje, ocorrem pelo celular. Por isso, o anúncio precisa ser completo, com dados precisos e fotos que mostram bem os veículos. Outro dado é que 68% dos compradores dos veículos levaram apenas dois meses entre a pesquisa e a compra.

O poder de decisão está cada vez mais rápido. E embora os consumidores estejam cada vez mais dispersos, eles têm acesso a diversos canais de informação. Por isso, já estão mais preparados no momento da compra.

A vida está cada vez mais corrida e as pessoas mais ansiosas. Tudo tem que ser muito rápido e o que se precisa saber deve estar na palma da mão. No fim, é necessário investir em recursos que consigam transformar esses pequenos momentos de concentração em vendas.

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